Foi a aula ou foi à aula?
De acordo com as novas regras da ortografia, o correto é "volta às aulas", com crase. Isso ocorre por conta da regência do verbo "voltar", que por ser transitivo indireto, exige o uso da preposição "a", inclusive em suas conjugações.
Foi a trabalho ou foi a trabalho?
Nota: A crase é a contração da preposição "a" com o artigo feminino "a" (s). Significa que não existe gramaticalmente razão para que se escreva: Estou à trabalho. Porque jamais pronunciamos "a trabalho". O que deve anteceder o substantivo trabalho, é o artigo masculino "o", portanto "o trabalho".
Foi a tem crase?
Neste caso, ocorre a crase - a fusão - entre duas vogais: a preposição “a”, que sucede o verbo ir, se junta com artigo “a”, que antecede o substantivo feminino Bahia, ocorrendo o acento grave. O resultado é: “Você já foi à Bahia?” - o significa a mesma coisa que “Você já foi para a Bahia?”.
Quando se usa crase?
Crase é a contração da preposição a com outro a, que pode ser artigo definido, pronome demonstrativo ou o a inicial dos pronomes aquela, aquele, aquilo. É indicada pelo acento grave. Como regra geral, só se usa crase antes de palavras femininas. A exceção são os pronomes demonstrativos aquele e aquilo.
Tem crase em as aulas?
A união dessa preposição com o artigo “as”, de “as aulas”, gera a crase: “às aulas”. Por isso, o correto é “volta às aulas”.
Foi a luta ou foi a luta?
Assiste-se “a” alguma coisa. Já a palavra “luta” é antecedida do artigo “a”. Assistir a + a luta = assistir à luta. Verbo ir: vai-se “a” algum lugar.
Foi a Igreja ou foi a Igreja?
Se aquele “a” se transformar em “ao”, a crase é obrigatória! Observe a frase a seguir: Se bate a dúvida no exemplo “Os jovens foram à igreja”, substituímos a palavra “igreja” por um equivalente masculino, como “culto” (Os jovens foram ao culto). Percebemos assim que a forma correta é mesmo Os jovens foram à igreja.
Foi a Igreja ou foi para igreja?
O certo é "vou à igreja", pq a crase substitui o "para a".
Foi a padaria ou a padaria?
Portanto, nesse caso, o “a” antes de padaria é com acento grave: Estou indo à padaria. Por quê? Porque há o “a” – exigido pelo verbo ir (ir a algum lugar) + outro “a” – que acompanha “padaria” – a padaria. Então a + a = à ( usamos só uma letra” a”, e a outra representamos pelo acento.
Foi a festa tem crase?
A crase não é utilizada antes de algumas palavras. O professor listou os sete casos mais comuns em que não ocorre crase e, consequentemente, não haverá o acento grave. Após preposições (Ex: Vou para a loja agora); Antes de artigo (Ex: Vou a uma festa hoje);
Foi a feira tem crase?
Na frase "fui à feira", por exemplo. "Substitua 'feira' por 'supermercado'. Se o 'a' virar 'ao', o 'a' em questão tem que receber o acento grave. Fernanda Bérgamo lembra que expressões adverbiais femininas também pedem crase.
Foi a Brasília tem crase?
Vou a ou à Brasília? Vou a ou à Bahia? O certo é: “Vou a Brasília” e “Vou à Bahia”.
Foi a França tem crase?
Para saber se um nome de lugar admite ou não a anteposição do artigo feminino "a", deve-se substituir o termo regente por um verbo que peça a preposição "de" ou "em". A ocorrência da contração "da" ou "na" prova que esse nome de lugar aceita o artigo e, por isso, haverá crase. Por exemplo: Vou à França.
Quanto a ou a?
As duas formas podem estar corretas, dependendo da estrutura da frase. Quanto a é uma locução prepositiva que termina com a preposição a. Dependendo do termo seguinte, poderá ocorrer ou não contração com esse termo, ou seja, poderá ocorrer ou não crase: Quanto a isso, nada sei.
Como justificar o uso da crase?
Uso obrigatório da crase
- Quando o verbo exigir preposição "a" e a seguir houver um artigo "a" e um substantivo feminino. Exemplos: ...
- Em expressões que indiquem hora. ...
- Em locuções femininas que indicam modo, tempo e lugar. ...
- Antes das palavras "casa" e "terra".
Tem crase antes do A?
Antecedendo um artigo indefinido (um, uma, uns, umas) a crase não é admitida, uma vez que a palavra seguinte à preposição, mesmo que feminina, já está acompanhada de um determinante. Quando o termo "uma" é associada à palavra hora, ele funciona como um numeral e, nesse caso, deve-se empregar a crase.
Deve usar crase antes de verbo?
A crase não deve ser empregada junto a verbos. O fenômeno da crase existe quando há uma fusão (ou contração) entre a preposição "a" e o artigo definido feminino "a". Logo, se a palavra seguinte à preposição "a" for um verbo, o acento grave indicativo da crase não é admitido.
Como utilizar a A?
Usamos “à” quando estamos nos referindo ao lugar. – Irei à faculdade hoje pois tenho prova. – Todos os trabalhadores foram à reunião após o expediente. Quando nos referimos ao objeto indireto ou complemento nominal.