Fizeram uma chave Pix com meu CPF O que fazer?

Perguntado por: asoares . Última atualização: 2 de maio de 2023
4.5 / 5 13 votos

Se você tentou cadastrar uma chave e recebeu uma mensagem de que ela foi cadastrada por outra pessoa, é possível solicitar a reivindicação de posse dessa chave, tocando na opção Reivindicar chave. A pessoa que está usando a chave será notificada e terá até 14 dias corridos pra comprovar a posse da chave.

Para as pessoas físicas, o limite é de 5 chaves Pix por conta, ou seja, se você tem uma conta corrente e outra poupança (pode ser no mesmo banco), é possível ter 5 chaves diferentes em cada uma das contas. Atenção: As chaves nunca podem se repetir.

Como saber se alguém abriu uma conta no seu nome
A primeira forma é pelo Registrado, um recurso disponibilizado pelo Banco Central do Brasil (BACEN) que permite pessoas físicas consultarem empréstimos e bancos onde tem conta, assim como operações de câmbio realizadas em seu nome e chaves Pix.

Desconfie de informações recebidas por e-mail e números desconhecidos. Bancos não entram em contato com clientes por telefone ou e-mail para pedir qualquer tipo de dado ou informação. Realize suas transações com o Pix dentro do aplicativo ou internet banking do seu banco.

Quando alguém tem acesso ao seu CPF, pode utilizar suas informações pessoais sensíveis para realizar a abertura de contas bancárias fraudulentas, obter empréstimos e financiamentos em seu nome, evadir impostos e realizar transações comerciais indevidas.

Não, a Receita Federal não pode rastrear Pix, uma vez que as movimentações financeiras estão protegidas pela lei de sigilo bancário. Segundo o artigo 5º da Lei Complementar 105/01, a Receita não pode ter acesso aos dados de pagamentos ou recebimentos de empresas, ou pessoas.

Negativação de crédito, empresas abertas em seu nome, ações judiciais e uma série de outros dados são disponibilizados.

Em caso de realização de pagamento para uma conta errada, não é possível fazer o cancelamento do Pix. Nesse caso, a primeira alternativa a se tomar é entrar em contato com a pessoa que recebeu o dinheiro.

Chave Pix aleatória é a mais recomendada
E-mail; Número de celular com DDD; Chave aleatória: é uma sequência alfanumérica aleatória e única, criada automaticamente pelo sistema do Pix e vinculada à conta bancária.

Saiba o que alguém pode fazer com seu CPF
É possível que o CPF esteja sendo utilizado indevidamente por terceiros quando a vítima recebe cobranças de dívidas desconhecidas, compras e empréstimos não realizados pelo titular. A situação pode agravar e até acarretar ter o nome negativado por endividamento.

Como bloquear o seu CPF
Em seguida, entre com sua conta do Gov.BR; Na sua página de perfil, role para baixo até encontrar a opção “Proteção de CPF”; Confira se o número de seu CPF e nome completo estão corretos. Por fim, clique em “Bloquear CPF”.

Use senhas fortes
O que fazer depois de um vazamento de CPF. Se você acha que teve o CPF vazado, ou qualquer outro dado pessoal, tome alguns cuidados. O primeiro deles é trocar as senhas de sites, cadastros e bancos. Isso pode evitar que alguém use seus dados de forma indevida.

Perigos em informar o CPF
Com esse tipo de dados em mãos, pessoas mal-intencionadas podem gerar grandes prejuízos financeiros fazendo compras de produtos, solicitações de cartão de crédito, entradas em financiamentos, entre diversas outras ações em nome das vítimas – que nem sonham que podem estar levando um golpe.

A forma legal de ter outro CPF envolvido em um processo de empréstimo é sendo um avalista. A função do avalista é assumir o pagamento da dívida que alguém fez, mas que por algum motivo não conseguiu pagar.

O documento tem sido solicitado pela maioria dos estabelecimentos sob os mais diversos argumentos, até mesmo nas compras em dinheiro. Mas é importante saber que, na maioria dos casos, fornecer o CPF é opcional.

Por meio dela, é possível saber em que lugar estão registradas suas chaves Pix. Esse serviço exige um login específico, que deve ser realizado na plataforma Gov.br do governo brasileiro, pois contém informações sigilosas.

Acesse o site do Registrato
O Registrato é um recurso disponibilizado pelo Banco Central do Brasil (BACEN) que fornece dados e informações sobre a vida financeira. Com ele, você poderá consultar seus empréstimos, bancos onde possui conta, chaves Pix, operações de câmbio realizadas e mais.

O que vale tanto para questões técnicas do banco do pagador, quanto do banco do recebedor. Nesses momentos, a única alternativa é aguardar para verificar se ela será ou não concluída, pois não é possível cancelar o Pix a partir do instante que você insere sua senha eletrônica.

Depende do caso. Se você foi vítima de golpes, fraudes ou falhas operacionais, tem até 80 dias após a realização do Pix para apelar ao MED. Já em casos de arrependimento por compras, o Código de Defesa do Consumidor te dá sete dias para pedir estorno. Por outro lado, Pix equivocados não tem data-limite para estorno.

Depositei dinheiro na conta errada, e agora? O processo é o mesmo de quem recebeu o dinheiro: procurar a sua instituição financeira e informar o ocorrido. Apesar do banco oferecer todo suporte para o cliente, a devolução é responsabilidade da pessoa que recebeu o valor.

Selecione a chave com reivindicação pendente e siga as instruções. Se aprovar a reivindicação, você perderá sua chave. Para recusá-la e manter sua chave, você deve comprovar que a chave pertence a você. Lembre-se de que você tem 7 dias a partir do início da reivindicação para resolvê-la.