Fizeram empréstimo no meu nome o que eu posso fazer?

Perguntado por: ainfante . Última atualização: 20 de janeiro de 2023
4.2 / 5 10 votos

Fizeram empréstimo fraudulento no meu nome e agora? Antes de mais nada, o primeiro passo a se fazer é se dirigir a delegacia mais próxima e registrar um Boletim de Ocorrência. Vale lembrar que atualmente é possível fazer o BO online através do site da delegacia do seu Estado.

Sim! Fazer empréstimo em nome de terceiros pode ser enquadrado como crime de falsidade ideológica ou estelionato.

Como fazer um B.O. no caso de golpe em empréstimo consignado? Na internet ou no atendimento físico, a vítima deve apresentar o Extrato de Empréstimos Consignado à Polícia Civil do Estado onde mora. Aposentados e pensionistas conseguem esse documento na plataforma Meu INSS.

O Registrato, sistema do Banco Central, permite monitorar as contas bancárias associadas ao CPF e conferir se existem movimentações desconhecidas que possam indicar fraude. Para fazer a consulta, é preciso validar o cadastro no aplicativo do banco do usuário.

Tem como saber quem fez um empréstimo no meu nome? De modo geral, após reconhecer que há um empréstimo indevido vinculado ao CPF, não há a garantia de que o consumidor saberá quem realizou a operação.

Foi vítima de golpe? O que fazer no caso de empréstimo não solicitado? A vítima de crédito não solicitado deve primeiro conferir no banco ou instituição financeira na qual o empréstimo foi contraído o máximo de informações sobre data, valor e documentos de autorização.

O primeiro passo a ser dado ao cair em um golpe é denunciar o falso empréstimo por meio de um Boletim de Ocorrência (BO). A denúncia pode ser feita em uma delegacia física ou no site. O próximo passo consiste em trocar as senhas de acesso de contas bancárias, aplicativos e emails.

Como cancelar um empréstimo consignado? O aposentado ou pensionista do INSS que desistir do empréstimo consignado pode fazer o cancelamento diretamente com a instituição financeira em que o mesmo foi contratado. Vale dizer que nenhuma instituição ou banco pode se negar a cancelar o contrato.

O famoso crime do artigo 171 do Código Penal consiste basicamente na prática de golpes, nos quais o criminoso engana a vítima para obter algum tipo de vantagem, na maioria da vezes em dinheiro.

Como registrar um boletim de ocorrência? O registro do boletim de ocorrência pode ser feito online e está disponível nos sites do governo de cada um dos 26 Estados brasileiros e no Distrito Federal. Lá você terá acesso aos links para o registro do boletim de ocorrência no Brasil.

Você é o seu nome
Assim como os dados pessoais, fornecer o nome completo não apenas seu, mas de pais e filhos pode ser perigoso. Com isso, qualquer pessoa é capaz de realizar ligações, usando nomes conhecidos para confirmar a veracidade dos dados.

Com esse tipo de dados em mãos, pessoas mal-intencionadas podem gerar grandes prejuízos financeiros fazendo compras de produtos, solicitações de cartão de crédito, entradas em financiamentos, entre diversas outras ações em nome das vítimas – que nem sonham que podem estar levando um golpe.

Para fazer a consulta, basta realizar um cadastro no site do Registrato. Qualquer pessoa consegue verificar se o CPF está sendo usado para abrir contas ou se há suspeitas em insituições financeiras que possam acender o alerta de possíveis fraudes.

Entre no Meu INSS; Clique em “Do que você precisa?” e escreva o nome do serviço “Extrato de Informações do Benefício”; Clique no benefício para o qual deseja o extrato.

Empréstimo indevido é o nome de uma transação de crédito que é realizada por uma instituição financeira sem autorização do cliente. Esse tipo de golpe é aplicado, principalmente, em aposentados e pensionistas do INSS.