Fez é um verbo regular?

Perguntado por: rcavalcanti . Última atualização: 26 de maio de 2023
4.7 / 5 8 votos

Devido às alterações que apresenta no radical e nas terminações quando conjugado, o verbo fazer é um verbo extremamente irregular.

Os verbos regulares são aqueles que seguem um padrão na conjugação. Nesse caso, recebem o sufixo “ed” ou “d” em seus modos simple past ou past participle, como em work e worked, ou “ied” nos casos de alguns verbos terminados em y, como study e studied. Já os verbos irregulares não seguem esse padrão.

Devido às alterações que apresenta no radical e nas terminações quando conjugado, o verbo fazer é um verbo extremamente irregular. Em alguns tempos verbais, o radical faz- transforma-se em fiz-, em faç- ou em far-: eles fizeram, que ele faça, eu farei,...

Lista de Verbos Irregulares

  • Da primeira conjugação: averiguar, dar, estar, passear.
  • Da segunda conjugação: caber, crer, fazer, ler, poder, pôr, querer, saber.
  • Da terceira conjugação: agredir, cobrir, ir, medir, pedir, polir, rir, sair.

Verbo regular é aquele que não apresenta em sua conjugação nenhuma mudança no radical. Verbo irregular é aquele que, em sua conjugação, apresenta alteração no radical ou na desinência verbal.

Os verbos regulares são aqueles que ao serem conjugados não sofrem modificações em seu radical. Exemplo: O verbo cantar (radical: cant-) pode ser conjugado em qualquer tempo e pessoa, sem que seu radical se modifique: cantei, cantassem, cantariam.

Esse é um conceito de gramática da língua portuguesa que merece uma atenção especial. Diferentemente dos verbos regulares, os irregulares possuem uma conjugação distinta daquela considerada padrão. Trata-se de uma mudança que pode acontecer tanto no radical da palavra quanto na sua flexão.

É um verbo extremamente irregular, que apresenta alterações nos radicais e nas terminações quando conjugado.

O verbo ir é um verbo extremamente irregular que apresenta alterações tanto no radical como nas terminações, quando conjugado.

As conjugações verbais são três: 1ª conjugação: verbos terminados em “ar” ou com a vogal temática -A-, por exemplo: andar; 2ª conjugação: verbos terminados em “er”ou com a vogal temática -E-, por exemplo: fazer; 3ª conjugação: verbos terminados em “ir”ou com a vogal temática -I-, por exemplo: cair.

Os verbos regulares são aqueles cujas flexões de Simple Past (passado simples) e de Past Participle (particípio passado) são formadas pelo acréscimo de –ed, –ied ou –d. Confira a tabela abaixo com uma lista de verbos regulares em inglês.

Verbos como ser, estar, continuar, parecer, tornar-se, virar, andar, ficar, encontrar-se, viver e permanecer são considerados verbos de ligação. Travaglia (2004) sugere que verbos como acabar, achar, apresentar-se, deixar, fazer, mostrar, passar, tomar e tratar-se também podem ser de ligação.

[Gramática] A forma atual e preferencial é fez, sem acento. Etimologia (origem da palavra fêz). Do francês fez, de Fez, nome de uma cidade no Marrocos.

Se você quer falar sobre uma ação que alguém está tomando, o correto é dizer que “ele fazou que “eles fazem” alguma coisa. Agora, se você quer falar sobre uma determinada quantidade de tempo ou condição climática, usa apenas a forma singular do verbo, o “faz”.

O verbo fazer, quanto à predicação, é transitivo direto. O elemento que parece ser sujeito, na verdade é objeto direto. Em locução verbal, cujo verbo principal seja fazer, indicando tempo decorrido ou fenômento da natureza, o verbo auxiliar também ficará na terceira pessoa do singular.

A regra é bem simples e clara: o verbo fazer, quando expressa o sentido de tempo transcorrido, é um verbo impessoal, ou seja, não indica pessoa. Veja mais exemplos: Faz dez anos que não vejo o mar. Faz onze anos que me formei.

A palavra foi é flexão verbal dos verbos: IR, SER.

Ainda que haja certo padrão nas conjugações, o verbo “dar” é classificado como irregular em razão das mudanças no radical.

O verbo irregular é aquele cuja conjugação altera não só a desinência como também o radical. Ver (infinitivo) é o verbo que significa olhar, observar, enxergar. Já vir significa deslocar-se, até um lugar, encaminhar-se. A confusão está no fato de que o futuro do subjuntivo de ver é vir, já que é um verbo irregular.