Fez é oxítona paroxítona ou proparoxítona?

Perguntado por: equaresma . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.4 / 5 4 votos

Fez é uma palavra oxítona também, e também é um monossílabo tónico, mas como termina em -z, não recebe acento gráfico.

As palavras oxítonas são aquelas que a têm a última sílaba tônica, isto é, é a sílaba mais forte da palavra. Essas palavras podem ou não ser acentuadas. Recebem o acento gráfico as palavras oxítonas que terminam em: a/as, e/es, o/os e em/ens.

Palavras proparoxítonas são palavras que têm a sua antepenúltima sílaba como sílaba tônica, ou seja, como a sílaba que é pronunciada com maior força: música (MÚ-si-ca); matemática (ma-te-MÁ-ti-ca); gráfico (GRÁ-fi-co).

É uma palavra aguda (Portugal) ou também chamado oxítona (Brasil), acento tônico na última sílaba.

Paroxítona é uma palavra que tem a penúltima sílaba como sílaba tônica, ou seja, a sua penúltima sílaba é aquela que é pronunciada com mais força. As restantes sílabas da palavra são átonas, sendo pronunciadas com menor intensidade.

As palavras oxítonas (aquelas cuja sílaba tônica é a última) que terminam em a/as, e/es, o/os, em/ens são acentuadas: carajás, café, invés, parabéns, porém. O Brasil não pode ficar refém de tecnologias de outros países.

2) As palavras que têm acentuação na penúltima sílaba, chamam-se paroxítonas e são as de maior número em língua portuguesa. 3) Finalmente, as palavras acentuadas na antepenúltima sílaba chamam-se proparoxítonas.

As paroxítonas são aquelas palavras cuja sílaba tônica ocorre na penúltima sílaba da palavra. As palavras paroxítonas são as mais comuns na língua portuguesa, havendo ainda as oxítonas (última sílaba como tônica) e as proparoxítonas (antepenúltima sílaba como tônica).

Está, com acento agudo no a, é uma palavra oxítona, tendo a sílaba tá como sílaba tônica: es-TÁ.

É uma palavra paroxítona, tendo a sílaba se como sílaba tônica: SE-ra.

Todas as palavras proparoxítonas são acentuadas. A palavra “proparoxítona” também é uma proparoxítona. Palavras proparoxítonas são aquelas que possuem a antepenúltima sílaba tônica. Assim, diferenciam-se das paroxítonas, que apresentam a penúltima sílaba tônica, e das oxítonas, cuja última sílaba é tônica.

Palavras proparoxítonas são aquelas cuja sílaba tônica é a antepenúltima da palavra. Essas palavras sempre recebem acento gráfico e são as menos comuns na língua portuguesa, havendo também as palavras paroxítonas (sílaba tônica na penúltima sílaba) e as palavras oxítonas (sílaba tônica na última sílaba).

Palavras oxítonas são aquelas que possuem a sílaba tônica na última sílaba.

Oxítonas, paroxítonas e proparoxítonas

  • Es-cri-tor (oxítona)
  • A-le-gri-a (paroxítona)
  • Sá-ba-do (proparoxítona)

Quais são as palavras Oxítonas não acentuadas? As oxítonas não acentuadas são aquelas que já possuem a última sílaba tônica sem necessitarem de acentuação gráfica. Essa categoria de palavras são terminadas em -l, -r, -i, -u, -x, -im, -om e -um.

Por exemplo, uma palavra como “medico” (sem acento), deve ser lida com a penúltima sílaba tônica: “meDIco”. Quando queremos nos referir à profissão, o acento tônico recai na antepenúltima; então vamos indicar isso através de um acento: “Médico".

Paroxítonas. As palavras são paroxítonas quando a penúltima sílaba da palavra é a sílaba tônica: acordo (a-cor-do); açúcar (a-çú-car);

A sílaba tônica é aquela que é pronunciada com maior intensidade e mais força, enquanto que a sílaba átona é aquela pronunciada com menor intensidade e menos força. A sílaba subtônica é a pronunciada com intensidade média.

As palavras paroxítonas são: “moço”, “rebento”, “momento”, “dele”, “nascendo”, “cara”, “fome”, “tinha”, “nome” e “meninice”.

Paroxítonas: palavras cuja penúltima sílaba é tônica. Exemplos: panela, sorriso, lápis etc. Proparoxítonas: palavras cuja antepenúltima sílaba é tônica. Exemplos: atômica, íntimo, cúmulo etc.

Oxítona é uma palavra que tem a última sílaba como sílaba tônica, ou seja, a sua última sílaba é aquela que é pronunciada com mais força. As restantes sílabas da palavra são átonas, sendo pronunciadas com menor intensidade.