Fazia tempo ou faz tempo?

Perguntado por: iteixeira . Última atualização: 2 de maio de 2023
4.4 / 5 3 votos

Quando o verbo FAZER se refere a tempo transcorrido, ele é impessoal. Ou seja, ele não tem sujeito com quem concordar e então deve ser empregado sempre no singular. Por isso, devemos dizer: faz 20 anos que o conheço/ Fazia três anos que ele não tirava férias.

Porém, quando o verbo “fazer” indica tempo decorrido ou temperatura, ele se torna invariável ou impessoal. Isso quer dizer que ele deve ser usado sempre no singular. Desse modo, o correto é dizer ou escrever “Faz cinco dias que não como carboidrato”, e não “Fazem cinco dias que não como carboidrato”.

O verbo fazer é impessoal no sentido de haver, quando dá ideia de tempo transcorrido ou de fenômeno meteorológico. Deve, portanto, ficar na 3ª pessoa do singular. Exemplos: Faz 10 anos que ele chegou a Brasília.

«Faz dez horas», ou «fazem dez horas»? A forma correta é «Faz dez horas». O verbo fazer para indicar a passagem do tempo é impessoal, só no singular se conjuga: «faz dez horas», «fará dois meses», «fazia quatro anos», etc.

Se você quer falar sobre uma ação que alguém está tomando, o correto é dizer que “ele faz” ou que “eles fazem” alguma coisa. Agora, se você quer falar sobre uma determinada quantidade de tempo ou condição climática, usa apenas a forma singular do verbo, o “faz”.

A forma verbal “faz” é usada quando o sujeito está no singular ou quando o verbo é impessoal. Já a forma verbal “fazem” é usada quando o sujeito está no plural.

FAZIA - Pretérito Imperfeito do Indicativo
Ela fazia bolo de cenoura sempre que eu a visitava. Eu fazia parte do time naquela época. Ele fazia questão de provocar seus irmãos quando era mais jovem. Eu fazia as melhores redações da turma.

– Fazem dez anos que não viajo? A construção correta é faz dez anos. Quando o verbo fazer indica «tempo decorrido» é impessoal e, por isso, só se usa na terceira pessoa do singular: – Faz dez anos que não viajo.

A forma faziapode ser [primeira pessoa singular do pretérito imperfeito do indicativo de fazer] ou [terceira pessoa singular do pretérito imperfeito do indicativo de fazer] .

A palavra fazia passa a ideia de algo, no passado, que o sujeito tinha o hábito de realizar. A palavra faria passa a ideia de algo que não foi concluído ou que pode acontecer.

Diferença entre “faz” e “fazem
A forma verbal "faz" é usada na terceira pessoa do singular no presente do indicativo do verbo “fazer”, neste caso, o correto é "ele faz" ou "ela faz". Já a forma verbal "fazem" é usada na terceira pessoa do plural, isto é, "elas fazem" e "eles fazem".

Fazem 100 dias ou faz 100 dias? Quando o verbo fazer se refere a tempo decorrido ou indica fenômeno atmosférico, apresenta-se como verbo impessoal, sem sujeito, devendo ser conjugado apenas na 3. ª pessoa do singular. Assim, é correto dizer: faz quinze minutos, fazia dias, fez vinte anos,…

Nessa forma, o verbo "fazer" indica um tempo decorrido, que já passou. Quando isso acontece, o verbo é impessoal. Isto é, ele não concorda com nenhum sujeito, que é inexistente. Por isso, o verbo deve sempre permanecer no singular.

Quando o verbo fazer está empregado indicando passado, ele não flexiona. Fazem 5 anos: É erro, evitem-no. Faz 5 anos: É correto. Exemplo: Faz 5 anos que o professor Rafael leciona.

O verbo fazer (com o sentido de tempo decorrido) é um verbo impessoal, por isso, é usado apenas na 3. ª pessoa do singular: faz, fazia, fez, fizera, fará, faria, faça, fizesse, fizer.

1o) O verbo FAZER, quando se refere a tempo decorrido, deve ser usado sempre no singular. É verbo impessoal (=sujeito inexistente). Devemos dizer “FAZ dez anos” e “VAI FAZER dez anos”; 2o) O verbo VER é transitivo direto.

Portanto, as duas formas estão corretas.