Faz um ano que não Menstruei posso engravidar?

Perguntado por: adantas . Última atualização: 1 de fevereiro de 2023
4.1 / 5 16 votos

Não. Após 1 ano sem menstruação, nessa fase da vida (aos 52 anos), está menopausada. Qualquer sangramento vaginal após esse período não é considerado menstruação e deve ser investigado. Não há possibilidade de gestação espontânea.

Engravidar sem ter menstruação pode acontecer no período pós parto. Nessa fase, devido aos hormônios da amamentação, a mulher pode ficar um período longo sem menstruar e a primeira ovulação após o parto ocorrerá antes da primeira menstruação e, dessa forma, a mulher pode engravidar sem ter menstruação.

Entenda por que é possível engravidar mesmo com o chamado coito interrompido. Para engravidar, basta apenas UM espermatozóide. A cada 1 ml de esperma ejaculado por um homem fértil são, ao menos, 15 milhões deles, podendo chegar a 100 milhões/ml.

Como saber se não estou ovulando? Na maior parte das vezes, a menstruação atrasará alguns dias e a mulher nem notará a anovulação. A ausência daquele muco mais espesso indicando o período fértil também é um sinal de que a mulher não ovulou.

A barriga de grávida começa a “crescer” abaixo do umbigo, que é a região onde fica localizado o útero, e este emerge da pélvis. Ela também vai ficando mais dura e o umbigo se sobressai. Com isso é possível notar uma leve saliência ou “inchaço” neste local.

As chances de gravidez são baixas nesta fase, e os sintomas incluem irregularidade menstrual, osteoporose e sufocos, relacionados à queda dos hormônios sexuais femininos. A ovulação ainda pode ocorrer de forma irregular, o que torna possível, sim, engravidar durante a menopausa.

1. Lavar a vagina após a relação sexual não evita gravidez. Assim que o parceiro ejacula, os espermatozoides são lançados diretamente para o colo do útero e circulam a uma velocidade de 45 km/h, não há como interromper o processo através de um banho.

Após o orgasmo e retirada do pênis, há uma descida do útero e cérvix em direção ao fundo de saco vaginal, mergulhando o colo uterino no lago seminal. O estreitamento provocado pela vasocongestão do terço mais externo da vagina pode dificultar a saída do conteúdo vaginal durante os primeiros minutos pós-orgasmo.

Primeiros sinais de fecundação

  • Leve cólica abdominal no 6º ou 7º dia após o período fértil;
  • Corrimento rosado até 3 dias depois da relação;
  • Cansaço e sonolência;
  • Dor de cabeça leve e persistente;
  • Seios inchados e doloridos.

A menstruação nada mais é do que uma ovulação não fecundada. Uma mulher que costuma ficar sem menstruar por meses, sem qualquer previsibilidade de quando terá uma nova menstruação, pode ter ciclos anovulatórios (sem ovulação). No entanto, mesmo que uma mulher não menstrue, ela pode ovular.

Algumas opções de remédios caseiros para engravidar mais rápido são:

  1. Chá de agnocasto. ...
  2. Chá de angélica. ...
  3. Chá de ashwagandha. ...
  4. Infusão de maca peruana. ...
  5. Chá de shatavari. ...
  6. Chá de saw palmetto. ...
  7. Suco de laranja, espinafre e aveia.

Os chás que ajudam a engravidar são:

  • Inhame: O inhame atua não só no organismo das mulheres que querem engravidar, mas também naquelas que entraram no climatério. ...
  • Urtiga: ...
  • Salsaparrilha: ...
  • Pimenteiro selvagem ou vitex: ...
  • Chá verde: ...
  • Uxi Amarelo:

Teste do sal: ao diluir sal na urina, a formação de uma “nata” sugere resultado positivo. Para os especialistas, testes de gravidez caseiros, como esse, não têm comprovação alguma de que funcionam, pois não há relação entre uma coisa e outra.

Quando você engravida, os hormônios da gravidez podem alterar o odor da urina. Um forte odor de urina também pode indicar uma infecção do trato urinário. Por outro lado, as mulheres podem estar mais conscientes do cheiro natural de urina, semelhante à amônia, durante a gravidez, devido ao alto senso de olfato.

O teste do cloro consiste em misturar dentro de um recipiente a urina da mulher com cloro. Se a solução borbulhar ou mudar de cor, o teste é positivo e indica que você está grávida.

Uma matéria publicada em 2017 chamou a atenção dos internautas: Tess Morten, uma britânica de 47 anos surpreendeu os médicos ao engravidar naturalmente após entrar na menopausa.

Na menopausa, a mulher já não consegue engravidar porque os ovários reduzem a produção de progesterona e estrogênio, o que impede o amadurecimento dos óvulos e o crescimento do endométrio.