Faz-se necessário sinônimo?

Perguntado por: izaganelli . Última atualização: 16 de maio de 2023
4.2 / 5 5 votos

1 insta, é urgente, é premente, é imperioso, deve-se, tem que se, tem de se, é obrigatório, é recomendado, é preciso, recomenda-se, aconselha-se, precisa-se.

Na frase "Permanecemos à sua disposição para quaisquer esclarecimentos QUE SE FAÇAM ou QUE SE FIZEREM necessários", qual é a forma verbal correta? Tanto faz. As duas formas são corretas.

Em uma frase, quando o sujeito não vier precedido de um artigo ou pronome feminino, usa-se o “necessário” (no masculino). Exemplo: “É necessário paciência” ou “É necessário dormir cedo”. No entanto, caso haja a presença de um artigo ou pronome feminino na sentença, a palavra é alterada para necessária.

Levar alguém a perceber ou sentir algo (ex.: fazer-se compreender, fazer-se ouvir).

EXPRESSÕES Fazer-se mister : V ser mister . Ser mister : ser forçoso ou necessário; fazer-se mister.

Significado de Faz
Faz vem do verbo fazer. O mesmo que: realiza, constrói, elabora, cria, equivale, percorre, constitui, prepara, gera.

A forma verbal “faz” é usada quando o sujeito está no singular ou quando o verbo é impessoal. Já a forma verbal “fazem” é usada quando o sujeito está no plural.

Diz-se de alguma coisa de que se necessita, se precisa, sem a qual não é possível ficar; que é indispensável ou imprescindível; de que não se pode abdicar; 2.

Concordância verbal é a relação estabelecida de forma harmônica entre sujeito e verbo. Isso quer dizer que quando o sujeito está no singular, o verbo também deve estar; quando o sujeito estiver no plural, o verbo também estará. Exemplos: Eu adoro quando as flores desabrocham na Primavera.

Fazem-se concertos (plural). Faz-se concerto (singular).

Quando há a presença de um artigo definido ou de outro elemento que determine o substantivo, é obrigatório que haja concordância em gênero e número entre esse substantivo e o adjetivo necessário. Podem assim ser usadas as expressões: é necessário, é necessária, são necessários e são necessárias.

Se o sujeito não vier precedido de um elemento modificador – artigo e pronome, por exemplo -, a expressão não varia (é necessário). Exemplo: “É necessário (ter) paciência…”. A expressão varia (é necessária) quando o sujeito surge precedido de um elemento modificador: “É necessária a…”.

Ambas as formulações são correctas, embora alguns professores prefiram o pronome reflexo junto do verbo principal: "Vou lavar-me", "deve fazer-se". A maioria dos especialistas defende, porém, que não pode haver aqui uma regra fixa, variando sempre a colocação do pronome conforme a eufonia e o ritmo da própria frase.

Significado de Imperiosa
Que se expressa orgulhosa e arrogantemente; orgulhoso. Que tem ou demonstra muita influência; influente. [Figurado] Que precisa ser feito urgentemente; urgente: necessidade imperiosa.

em detrimento – Exige a preposição “de”, não “a”: em detrimento das negociações; priorizou uma coisa em detrimento de outra (não em detrimento a outra).

A palavra Mister, sem acento, deriva do latim mister,um, e significa necessidade, trabalho, técnica. É uma palavra usada para se referir ao que é essencial, fundamental, necessário.