Faz mal usar supositório de glicerina?

Perguntado por: mmota . Última atualização: 30 de janeiro de 2023
4.4 / 5 17 votos

O supositório de glicerina tende a ser bem tolerado, porém, em alguns casos, pode causar cólica intestinal, diarreia, formação de gases e aumento da sede. Por vezes, também pode haver um leve aumento da circulação sanguínea nesta região, que pode deixar a pele mais rosada ou irritada.

Precauções do Supositório de Glicerina – Teuto
Não utilize laxantes por mais de uma semana sem orientação médica. O glicerol deve ser usado com cuidado em pacientes com: Hipervolemia (aumento da quantidade de líquidos no sangue);

Um supositório ao dia quando necessário ou a critério médico. Siga corretamente o modo de usar. Em caso de dúvidas sobre este medicamento, procure orientação do farmacêutico.

Pode irritar a mucosa retal; Causar desconforto ou embaraço no paciente; A absorção costuma ser irregular e incompleta.

O que fazer quando as fezes estão duras e não saem? O tratamento ideal para quando o cocô fica preso é indicado pelo médico coloproctologista. Em alguns casos, é necessário usar laxantes ou supositórios. Em situações extremas, pode ser necessário fazer lavagem intestinal ou a remoção manual das fezes!

Possíveis efeitos colaterais
O supositório de glicerina tende a ser bem tolerado, porém, em alguns casos, pode causar cólica intestinal, diarreia, formação de gases e aumento da sede. Por vezes, também pode haver um leve aumento da circulação sanguínea nesta região, que pode deixar a pele mais rosada ou irritada.

Supositório de Glicerina Granado Adulto 12 X 4g é o mais usado para combater a prisão de ventre ou aliviar a constipação intestinal leve e moderada. Este medicamento para a prisão de ventre tem como finalidade de provocar a evacuação de forma natural e suave, que é indicado para estimular o hábito diário de evacuar.

Pode causar um pouco de colicas abdominais e excesso de gases. Se teve outros sintomas, deve pesquisar outras causas.

Seu uso prolongado pode acarretar no desenvolvimento de um quadro chamado cólon catártico, que é quando o intestino se torna dependente do estímulo dos laxantes para funcionar. Sendo assim, primeiro, vamos falar do laxante osmótico.

No caso do supositório com medicação, a absorção tende a ser rápida. Porém, se você não se sente seguro, não use. Pois forçar a introdução pode machucar. Caso o uso frequente seja incômodo, pare imediatamente.

Bem, para começar é preciso entender que o supositório age, de maneira geral, amolecendo as fezes que estão formadas e duras na região do reto. Ele também auxilia em casos de fecaloma, que são bolas muito duras de fezes.

Geralmente, na posição deitada de lado, fica mais confortável e também diminui a chance de ficar contraindo a região anal. Se o supositório ficar saindo, é melhor tentar introduzir um pouco mais na próxima aplicação. O organismo absorve o medicamento ou sai na próxima evacuação, não precisa se preocupar em retirar.

Para ajudar, o supositório de glicerina tem uma reação hidratante, puxando a água do intestino em direção à massa endurecida de material fecal como resultado de rapidamente e efetivamente aliviar a constipação tornando o bolo fecal mais macio facilitando a mobilidade do intestino.

Se o supositório foi completamente eliminado após sua aplicação então ele deve ser readministrado, caso contrário não terá o efeito desejado.