Faz mal usar sabonete íntimo todos os dias?

Perguntado por: rjesus . Última atualização: 1 de fevereiro de 2023
4.5 / 5 6 votos

2 – Pode usar todos os dias? Por ser mais suave do que os sabonetes comuns e desenvolvido especialmente para a higiene íntima, o sabonete íntimo pode, sim, ser utilizado todos os dias, já que não agride a mucosa e tampouco a flora vaginal.

"Isso pode ser explicado porque muitos produtos alteram o pH vaginal fisiológico, favorecendo a proliferação de microrganismos patológicos". "Se a mulher estiver com alguma infecção vaginal, usar sabonetes íntimos ou lenços pode piorar o processo infeccioso e os sintomas", pontua Osiro.

Dermacyd

O Mais Indicado pelos Ginecologistas
O sabonete íntimo Dermacyd é o mais recomendado nas consultas aos ginecologistas e é fácil entender o motivo. O produto possui ácido lático em sua composição, que ajuda a manter a barreira protetora fisiológica vaginal.

"Os mais adequados são os de glicerina ou os específicos para higiene íntima, que agora são vendidos como um xampu (líquidos), especialmente para lavar a vulva." "Há sabonetes específicos para a higiene íntima que aumentam os lactobacilos, o germe principal de nossa microbiota", acrescenta.

Não. Nunca, nunquinha utilize produtos que não foram feitos para a região íntima, em sua ppk. Sabonete em barra (esses que usamos no corpo mesmo!) é o lugar ideal para crescer bactérias e fungos nocivos à saúde íntima.

:: Sabonete íntimo
Como os sabonetes comuns são alcalinos, se usados em excesso nessa região podem levar a irritações. - Vale lembrar que na vagina o meio é ácido, não na vulva, sendo assim não é um problema tão grande utilizar sabonetes comuns na área externa.

Gino-Canesten Calm vai além dos sabonetes íntimos de higiene diária por ser o único indicado para o alívio por 12 horas das coceiras e incômodos. Sua ação colabora no abrandamento do desconforto causado por problemas como Candidíase e pelo uso de absorventes ou calcinhas com tecido sintético.

Como usar o sabonete íntimo corretamente
Use somente na região externa, isto é, na área da vulva (grandes e pequenos lábios, clitóris e entrada da vagina). Nada de usar o produto dentro do canal vaginal. Utilizar uma vez por dia já é suficiente. Se tomar outros banhos, apenas água corrente é suficiente.

Muitos são agressivos, e por vezes podem piorar o problema ao invés de aliviá-lo. O que eu mais recomendo para todas as mulheres é usar um sabonete comum de GLICERINA, bastante neutro, ou até mesmo sabonete para BEBÊS, que também tendem a ser delicados.

O recomendado é não usar mais do que três vezes ao dia, mas o sabonete íntimo é um produto de uso diário. O mais importante é usá-lo apenas para lavar a área da vulva (que é parte externa da ppk) e nunca dentro da vagina, no canal vaginal – e isso vale tanto para o sabonete íntimo como para todos os outros!

Portanto ao utilizar o shampoo Johnson's todos os dias, criaria um desequilíbrio no pH da vagina. Deixando a região suscetível a infecções e doenças como candidíase. O uso é igual ao sabonete íntimo comum, basta lavar a região íntima durante o período fértil.

O Sabonete Líquido Íntimo Neutro Hidraderm limpa delicadamente a região íntima, despertando imediatamente uma sensação de conforto e segurança. Sua fórmula é exclusiva, ginecologicamente testada, contém Ácido Lático e glicerina, proporcionando um pH perfeito para o cuidado íntimo diário, além de hidratar a pele.

Pelos seus componentes e seu pH ácido (cerca de 3,5), DERMACYD restaura a acidez normal da pele e da mucosa vaginal, prevenindo e tratando dermatites, vulvites e vaginites.

2) HIGIENE VAGINAL
A resposta é não! A vagina, quando saudável, possui um pH naturalmente ácido e muitas bactérias boas para ajudar a lutar contra infecções. Acontece que maioria dos sabonetes contém componentes químicos e perfumes capazes de alterar o pH vaginal, nos deixando mais suscetíveis a infecções.

Para secar a região, basta usar uma toalha comum, seca e limpa. “Se possível, é recomendável secar os pelos pubianos com o secador de cabelos. Isso diminui a umidade na base do pelo”, recomenda a ginecologista.

Os fatores que podem desencadear a infecção são: uso de antibióticos e medicamentos que diminuem as defesas do organismo, obesidade, uso de roupas justas, falta de higiene, umidade na região, calor e estresse. A transmissão ocorre pelo contato com secreções provenientes da boca, pele e vagina.

É normal ter corrimento branco? Sim, qualquer mulher pode ter uma secreção vaginal diária e isso é normal.