Faz mal usar Ozempic para emagrecer?

Perguntado por: ufreitas2 . Última atualização: 8 de maio de 2023
4.5 / 5 20 votos

Mas esses efeitos podem ser ainda mais graves quando há uso indevido de um medicamento, como no caso do Ozempic para emagrecer. Os principais riscos do medicamento são relacionados ao trato gastrointestinal, como náuseas, vômitos, sensação de plenitude gástrica, constipação ou diarreia, cefaleia e sensação de fraqueza.

Quantos quilos se perde usando Ozempic? O principal estudo sobre a semaglutida indicou perda média de 14,9% do peso total em 17 meses em pessoas obesas.

Tendência é do peso voltar.
O tratamento com o Ozempic é feito em conjunto com mudança de alimentação e prática de exercícios físicos, principalmente. Se a pessoa não ajustou esses hábitos, a tendência é que retome a dieta pouco saudável que a fez engordar e ganhe peso.

Outro sintoma muito relatado nas redes é o mau hálito, que os usuários o associam a falta de alimento no sistema e isso poderia causar um gosto amargo na boca. A constipação, ou prisão de ventre, também foi uma manifestação constante entre as mulheres.

O medicamento possui efeitos colaterais relacionados a questões digestivas, são eles: diarreia, náuseas, vômitos, constipação, refluxo, gases e sensação de saciedade. Também pode ser que haja perca de vontade de comer doces, frituras e ingerir bebidas alcoólicas.

O uso do Ozempic sem acompanhamento médico preocupa entidades e especialistas da área. Em janeiro, a Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia (Sbem) emitiu uma nota alertando que, assim como qualquer outro medicamento, a semaglutida “precisa de acompanhamento médico e só deve ser utilizada sob prescrição”.

De acordo com a Associação Brasileira para o Estudo da Obesidade e da Síndrome Metabólica (Abeso), em um processo de emagrecimento saudável, geralmente perdemos de meio quilo a 2 quilos por semana. A recomendação permite, portanto, eliminar de 2 a 6 quilos por mês, facilitando, assim, a consolidação desse peso perdido.

Não existe um horário certo para tomar a dose do Ozempic. Ele pode ser administrado antes ou depois das refeições, no entanto, o médico determinará horários para manter uma rotina de aplicação segura e eficiente.

Quanto tempo o Ozempic demora para fazer efeito? O fármaco começa a agir no mesmo dia em que é injetado, no entanto, pode levar dias ou algumas semanas até que o paciente perceba.

Você deve utilizar Ozempic® uma vez por semana no mesmo dia da semana, se possível. Você pode aplicar a injeção a qualquer hora do dia – independentemente das refeições.

“Situações nas quais há a suspensão do medicamento são: se ele causa efeitos colaterais intensos ou não gera os resultados esperados (ou seja, o paciente não consegue perder mais de meio quilo por semana). Aí, geralmente troca-se o remédio.”

QUANTOS QUILOS PERDE COM OZEMPIC EM 1 MÊS? Injetável, o medicamento Ozempic leva a uma perda de até 15% do peso corporal de pacientes com sobrepeso e obesidade, ao longo de um ano e meio.

Segundo Gabbay, outro ponto imprescindível é evitar alimentos ricos em gordura, porque fazem os pacientes que tomam Ozempic se sentirem com o estômago desconfortavelmente ou até dolorosamente cheio.

Os efeitos colaterais do Ozempic mais comuns são sintomas gástricos, como diarreia, náuseas e vômitos, constipação, refluxo, gases e sensação de saciedade.

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou, nessa primeira semana de 2023, o Wegovy, primeira medicação injetável contra a obesidade. Com a aprovação do medicamento e o devido acompanhamento médico, em breve pessoas com sobrepeso no Brasil poderão perder peso aplicando injeção na barriga.

O endocrinologista Diego Bandeira explica que o processo de suspensão de uso precisa ser progressivo, com a diminuição das doses sendo feita de acordo com a orientação médica.

Alerta sobre quem não pode usar ozempic
Esse medicamento não é indicado, realmente, para pessoas com diabetes tipo 1 e pessoas com cetoacidose diabética - que é uma complicação aguda da diabetes mellitus tipo 1”, frisa a médica.

O Ozempic causou um refluxo gástrico crônico em Lula. Há ainda o risco de a perda de peso excessiva provocar uma perda de massa magra em todo o corpo, o que leva a problemas como um envelhecimento acelerado do rosto.

Segundo informações do jornal O Globo, a primeira-dama Rosângela Silva, a Janja, emagreceu de oito a 10 quilos reduzindo o consumo de carboidratos e utilizando o medicamento Ozempic. O medicamento, também conhecido como Semaglutida, foi aprovado pela Anvisa para o tratamento de diabetes tipo 2.

Os principais riscos do medicamento são relacionados ao trato gastrointestinal, como náuseas, vômitos, sensação de plenitude gástrica, constipação ou diarreia, cefaleia e sensação de fraqueza.

Tomar Ozempic com sulfonilureia ou insulina, pode aumentar o risco de apresentar níveis baixos de açúcar no sangue (hipoglicemia). Em alguns casos, quando ocorre uma melhora rápida no controle do nível de açúcar no sangue, pode causar um agravamento temporário da doença do olho diabético.