Faz mal usar óculos para perto o tempo todo?

Perguntado por: bcapelo . Última atualização: 24 de maio de 2023
4.2 / 5 9 votos

Agora, uma recomendação muito importante é para as pessoas que não têm grau, apenas presbiopia, mas que usam o óculos para perto com frequência: não é prejudicial à sua saúde ocular, mas você pode sentir fortes dores de cabeça, por exemplo, ao usá-los enquanto dirige e prática atividades ou esportes que exigem esforço ...

Para definir a lente para ver de perto, a ótica deve somar os valores dos graus da hipermetropia e da presbiopia. Por exemplo, se o paciente tem 1,5 grau de hipermetropia e 1,0 grau de presbiopia, o grau final da sua lente para ler de perto deverá ser +2,50 (1,50 + 1,00).

Os óculos de grau não têm nenhum prazo de validade.

Mova a cabeça, não os olhos
Esse quadro pode ser resolvido movimentando um pouco mais a cabeça e os ombros ao olhar para cima ou para os lados, fazendo com que os olhos não saiam da área de cobertura das lentes dos óculos. Assim, a sensação de desconforto irá cessar.

A presbiopia é uma dificuldade para ver claramente a curta distância devido à perda de elasticidade do cristalino que ocorre naturalmente com a idade. A hipermetropia também envolve uma visão de perto embaçada.

Logo que você começa a usar óculos, é comum que haja um período de adaptação. Dessa forma, os olhos ficam cansados e a visão embaçada. Mas isso passa em alguns dias ou semanas.

Acredita-se que um dos principais vilões para o aumento do grau sejam as atividades realizadas muito próximos a objetos durante longos períodos de tempo. Como por exemplo: ler, escrever, utilizar o computador, o celular, o tablet, entre outros.

Não é possível o grau do óculos diminuir naturalmente, a única exceção são casos raros de hipermetropia em pessoas muito jovens, que ao crescerem ajustam a correção ocular. No entanto, na maioria dos casos só é possível diminuir o grau dos óculos por meio da cirurgia refrativa.

O óculos para perto, também conhecido como óculos de leitura, nada tem a ver com o óculos de descanso, uma confusão bem comum entre as pessoas. Como o próprio nome diz, esse acessório é usado para melhorar a visão de perto, como ler um livro, colocar a linha na agulha ou ler a bula de um remédio, por exemplo.

Vou usar óculos p perto,mandei fazer multifocal,posso usar o dia todo? Boa noite! Os óculos multifocais tem o grau de longe, mesmo sendo zero, e vai aumentando até o grau total de perto. Portanto, pode ser usado o dia todo.

Lente bifocal
Ou seja, elas são ideais para pessoas que têm dificuldade para enxergar tanto de perto quanto para longe.

Mesmo que você não tenha nenhum problema de visão aparente, é importante trocar seus óculos a cada dois anos. Isso garantirá que você tenha sempre a melhor qualidade de visão possível. Não se esqueça que apenas um médico oftalmologista pode te diagnosticar!

Quando há grau leve de astigmatismo, que corresponde a até 2 graus, não é necessário usar óculos. Porém, a partir do grau moderado, entre 4 e 6 graus, já se pode discutir o uso de óculos para astigmatismo. Já acima desse grau o uso é indicado.

Grau de óculos errado: 5 sintomas que apontam necessidade de revisão

  1. Falta de foco.
  2. Visão deficiente quando um dos olhos está fechado.
  3. Esforço visual excessivo.
  4. Dores de cabeça ou tonturas.
  5. Vertigem ou náusea, não relacionada a uma condição médica.
  6. Teste de visão Snellen.
  7. Teste de astigmatismo.

Os óculos de perto e leitura só funcionam em curta distância – entre 30 e 40 centímetros. Em razão disto, embaça a vista de longe. Em usuários que não possuem nenhuma condição, basta tirar os óculos para ver à distância.

No caso do óculos embaçado, o ar quente (do clima ou da nossa respiração) entra em contato com a superfície fria das lentes, tornando-se líquido. Logo, esse líquido se agarra à superfície das lentes e forma o efeito embaçado. Mas, com a pandemia e a necessidade do uso de máscara, os óculos embaçam ainda mais!

Adaptação aos óculos multifocais
Existe um período de adaptação de uma a duas semanas a um novo par de óculos multifocais, até mesmo para quem já usa esse tipo de lente. Durante esse tempo, podem ocorrer náuseas, dores de cabeça, embaçamento ou distorção visual.

Dentre as correções mais comuns estão:

  1. Uso de óculos para perto;
  2. Óculos multifocais;
  3. Cirurgia refrativa;
  4. Lentes de contato multifocais;
  5. Lentes de contato que reproduzem a técnica conhecida como “monovisão” (onde deixamos um olho enxergando para perto e o outro para longe).

As causas principais da visão turva são erros de refração – miopia, hipermetropia e astigmatismo – ou presbiopia. Entretanto, a visão embaçada também pode ser um sintoma de problemas mais sérios, incluindo uma doença ocular potencialmente ameaçadora à visão ou distúrbio neurológico.

A cirurgia de Presbiopia por laser é eficiente, segura e pode ser feita nos dois olhos ao mesmo tempo, permitindo uma boa visão para perto e longe.

Embora pese bastante, o envelhecimento não é a única explicação para esse boom. A expansão de alguns problemas sistêmicos (pressão alta, diabetes…), maus hábitos (cigarro, sedentarismo…) e até o uso indiscriminado de remédios (inclusive colírios) têm lá sua parcela de culpa.