Faz mal usar o celular no escuro?

Perguntado por: apilar2 . Última atualização: 8 de fevereiro de 2023
4.6 / 5 2 votos

Por isso, um dos problemas de usar o celular no escuro está justamente nisso, afinal, ao se dilatar, a pupila fica mais suscetível à iluminação da tela, o que pode prejudicar a saúde da sua retina.

Além de dores no pescoço, a posição pode causar dores de cabeça, e até hérnia de disco. Como evitar: eleve o aparelho até que o centro da tela fique na altura dos olhos. Direcione a visão e não o pescoço até o celular.

Modo noturno, presente em celulares e outros dispositivos, pode ajudar contra efeitos nocivos na pele, mas não tem efeito comprovado na melhoria da qualidade do sono. A luz azul emitida por celulares, computadores e TVs danifica também a pele do rosto, e não apenas os olhos.

Usar o celular durante a noite pode prejudicar a qualidade do seu sono ou até inibi-lo. Isso porque a luz azul emitida pela tela dos celulares ou computadores interrompe a produção de melatonina, o hormônio responsável pelo sono.

Passar muito tempo ao computador, ler em movimento, não usar óculos de sol ou adiar constantemente a visita ao médico oftalmologista. São vários os comportamentos que adotamos no quotidiano (muitas vezes, sem nos apercebermos) e que nem imaginamos que podem estar a prejudicar os nossos olhos.

DORMIR EM QUARTO COMPLETAMENTE ESCURO EVITA A DEPRESSÃO
Segundo um novo estudo, a exposição a uma luz fraca durante a noite, como o brilho de uma tela de TV, por exemplo, pode causar mudanças no cérebro que levam a transtornos de humor, incluindo depressão.

Além disso, o médico explicou que o ideal é que a tela do celular, do tablet ou do computador fique cerca de 50 centímetros de distância dos nossos olhos.

Pesquisadores turcos descobriram que esse hábito de mexer no celular enquanto se está no banheiro pode levar a um aumento da pressão na região anal e do esforço, o que consequentemente aumenta o risco da doença. Em entrevista ao portal Healthline, a cirurgiã colorretal Dra.

Celulares e radiação não ionizante
Em outras palavras, elas têm baixa frequência e baixa energia, e não causam danos ao organismo humano, como os raios-X. De acordo com o National Cancer Institute, "não há atualmente nenhuma evidência consistente de que a radiação não-ionizante aumente o risco de câncer em humanos.

entre 2 e 5 anos: no máximo uma hora por dia, com supervisão e acompanhamento de um adulto responsável; entre 6 e 10 anos: no máximo duas horas de tela por dia, com supervisão de um responsável; Entre 11 e 18 anos: não ultrapassar 3 horas por dia, também com supervisão de um responsável, e evitar o período noturno.

Redução de luz azul emitida pelas telas digitais – a exposição prolongada à luz azul causa fadiga ocular, incluindo olhos secos, dores de cabeça e visão embaçada. Além disso, a luz azul também altera nosso relógio biológico, podendo causar dificuldades para dormir.

Brilho. O brilho também parece ser uma configuração relativamente previsível, mas não é. A verdade é que quanto mais baixo você conseguir manter o brilho, melhor.

O normal é piscar cerca de 15 ou 20 vezes por minuto, mas em frente às telas, esse valor cai para menos da metade. Além disso, o contraste do texto com o fundo, o brilho e a tremulação das telas podem cansar os olhos.

Não há riscos do aparelho sofrer um superaquecimento, e muito menos dele explodir. Isso porque os smartphones feitos nos últimos anos possuem uma tecnologia que impede que eles recebam cargas quando a bateria está em 100%. Dessa forma, não há riscos do dispositivo receber mais energia do que o necessário.

Assim, usar o brilho em 75% pode ser o ideal, já que a porcentagem é suficiente para ter boa navegabilidade. Nesse sentido, opte por usar os 100% de brilho somente em lugares com excesso de claridade ou em horários de pico solar, por exemplo.

do dispositivo. Selecione Acessibilidade. Em "Cor e movimento", ative o Tema escuro.

Listamos 3 vantagens para você saber porquê usar o modo noturno no celular é melhor no dia a dia: Permite uma leitura mais agradável aos nossos olhos, pois evita que a visão do usuário fique cansada em um menor tempo e favorece uma boa usabilidade em ambientes com baixa iluminação.

Como proteger os olhos da luz do celular e computador

  1. Ajuste a iluminação do ambiente. Sempre prefira a luz natural, em vez da artificial, pois ela vai cansar bem menos os seus olhos. ...
  2. Estimule a visão periférica. Quando você está no celular ou no computador repara no que está acontecendo ao seu redor? ...
  3. Faça pausas.

Prevenindo problemas oculares

  1. Atenção para o uso de aparelhos eletrônicos. A luz emitida pelo smartphone, computador, televisão e outros eletrônicos faz com que você pisque menos. ...
  2. Não use colírio sem indicação. ...
  3. Procure não coçar os olhos. ...
  4. Abandone hábitos prejudiciais. ...
  5. Consulte seu oftalmologista regularmente.

Folhas como, por exemplo, couve, salsão, salsa, agrião e espinafre são ricas em luteína e zeaxantina. Em síntese, esses nutrientes são antioxidantes e anti-inflamatórios naturais. Juntos, eles aumentam a percepção de brilho e melhoram a visão à distância. Por isso, são considerados alimentos que fazem bem para a visão.

7 dicas para manter a saúde ocular

  1. Durma no mínimo oito horas por dia. ...
  2. Evite o consumo de bebidas alcóolicas. ...
  3. Tenha alimentação balanceada. ...
  4. Não esqueça os óculos escuros. ...
  5. Não descuide durante o tempo seco. ...
  6. Se você precisa de óculos de grau, não deixe de usá-los. ...
  7. Realize consultas oftalmológicas.