Faz mal usar o brilho do celular baixo?

Perguntado por: epires4 . Última atualização: 2 de maio de 2023
4.8 / 5 17 votos

“Não se tem nenhum estudo ou trabalho comprovando que usar o celular à noite, no escuro, cause danos aos olhos. É claro que a recomendação é voltada à saúde dos olhos e, por isso, sugerimos não deixar a luz do celular muito baixa.

Assim, usar o brilho em 75% pode ser o ideal, já que a porcentagem é suficiente para ter boa navegabilidade. Nesse sentido, opte por usar os 100% de brilho somente em lugares com excesso de claridade ou em horários de pico solar, por exemplo.

Já sabemos que o brilho alto acelera o descarregamento do celular, por isso, a tendência é colocá-lo para receber carga muito mais vezes do que o “necessário” se utilizássemos o brilho baixo. Com isso, pode gerar um vício na bateria, comprometendo o seu funcionamento sem contar na maior chance de quebrar.

Usar o modo escuro diminui o brilho da tela, deixando a visualização mais confortável.

Veja abaixo algumas dicas:

  1. 1 - Ajuste os seus aparelhos. ...
  2. 2 - Mantenha a tela mais longe dos olhos.
  3. 3 - Use um filtro de tela.
  4. 4 - Faça pausas e use a regra de 20 minutos.
  5. 5 - Use colírios sob recomendação médica.
  6. 6 - Ilumine o ambiente de forma adequada.
  7. 7 - Use um umidificador.
  8. 8 - Consulte o oftalmologista com regularidade.

Isso ocorre porque, no Modo Light, as telas emitem uma quantidade muito grande de brilho, o que causa uma tensão ocular. Com o modo Dark, a quantidade de brilho emanada da tela diminui, já que boa parte dela está “apagada”. Além do cansaço visual, o Dark Mode ajuda você a ter uma noite de sono muito melhor.

- Deve-se evitar assistir televisão por muito tempo com as luzes apagadas. O ideal é assistir a televisão com a luz acesa. Quando o quarto está totalmente escuro, o contraste entre a tela da TV e a área em torno dela torna-se muito grande para que a visão fique confortável e eficiente.

Qual é o tempo ideal para ficar no celular? Crianças entre 2 e 5 anos: até 1 hora por dia; Crianças entre 6 e 10 anos: até 2 horas por dia; Adolescentes entre 11 e 18 anos: até 3 horas por dia, nunca “virar a noite”; Todas as faixas etárias: nada de telas durante as refeições e desconectar 1 a 2 horas antes de dormir.

O tom de temperatura ideal na tela, é a neutra até 5000K, pois é a que se adequa melhor com esse tipo de luz ambiente. Anoitecer ou ambientes com pouca iluminação natural: Ao anoitecer, ou em locais com pouco acesso a luz natural, até mesmo em dias nublados, o recomendado é diminuir o brilho para uma faixa de 50%.

A utilização de tablets, computadores e celulares, durante grande parte do dia, compromete as membranas plasmáticas das células oculares. O complicador é que, dessa forma, o hábito acaba prejudicando duas principais estruturas dos olhos: a retina e a córnea.

Telas com o fundo predominantemente branco e com texto em preto proporcionam melhor leitura, independentemente do ambiente. Isso acontece porque a cor branca faz com que a íris se contraia para permitir menor passagem de luz, o que torna o conteúdo da tela mais nítido.

A escuridão, até onde sabemos, não pode causar um mal direto ao seu corpo. O máximo que vai acontecer são os seus olhos se adaptarem a escuridão, sua pele parar de receber influência da luz e você aprender a se mover no escuro. Porém, um grande tempo exposto a solidão pode, sim, fazer muito mal a você.

O que fazer para descansar a vista?

  1. Faça pausas. Realizar uma pausa de 15 minutos a cada duas horas é importante para descansar a vista e hidratar os olhos. ...
  2. Pisque mais. ...
  3. Olhe para longe. ...
  4. Se hidrate. ...
  5. Ajuste os aparelhos. ...
  6. Dê espaço aos olhos. ...
  7. Use óculos, quando necessário. ...
  8. Vá ao oftalmologista regularmente.

A principal dica trazida por Coutinho é a importância do protetor solar em qualquer situação do dia a dia. O produto deve ser utilizado durante todo o período de trabalho, mesmo que não haja exposição ao sol, para proteger o rosto da luz emitida por lâmpadas e aparelhos eletrônicos.

Qual a cor que mais cansa os olhos? Redução de luz azul emitida pelas telas digitais – a exposição prolongada à luz azul causa fadiga ocular, incluindo olhos secos, dores de cabeça e visão embaçada. O amarelo limão puro é a cor mais cansativa.

Benefício à saúde do usuário com a menor incidência de luz, principalmente à noite. Com a mudança de temperatura da luz usada nesse modo, a pessoa não fica em estado de alerta como no modo tradicional. Isso ajuda, pois não afeta o sono da pessoa chegar e faz com que se tenha uma melhor qualidade de descanso.

Azul é a cor mais relaxante
Como resultado da pesquisa, o azul foi considerado o melhor para a qualidade do sono. Quem descansa em quartos com o tom predominante chega até 8 horas de repouso. Para a cromoterapia, o tom é considerado calmante, associado à tranquilidade.

O recomendável pelos médicos é que crianças de até 2 anos não tenham contato com nenhum tipo de tela digital. Ou seja: celulares, tablets ou até mesmo TVs. Após essa idade, 1 hora é o tempo máximo permitido para que uma criança fique na frente de uma tela. Ultrapassar o tempo recomendado pode causar problemas de visão.

Crianças de dois a cinco anos devem se expor a uma hora por dia a celulares e tablets; entre seis e dez anos, o tempo aumenta para duas horas diárias e, para os maiores, a orientação é de até três horas por dia. Todo esse tempo deve ser acompanhado por um adulto.

“O modo noturno diminui o brilho da tela para você ter menos despertar.