Faz mal treinar com sono?

Perguntado por: rcamacho . Última atualização: 23 de janeiro de 2023
4.3 / 5 14 votos

Atletas que treinaram após noites mal dormidas tiveram pior desempenho atlético. Além disso, os pesquisadores também concluíram que a privação do sono leva a mente a fazer com que o corpo “desista”, mesmo que esteja fisicamente capaz de continuar.

Sintomas como enjoo, vômitos ou diarreia podem te levar à desidratação, e, quando os fluidos do nosso corpo são reduzidos, podemos ficar sujeitos a cãibras musculares e/ou espasmos. É melhor evitar os exercícios até que os sintomas desapareçam completamente, já que a reidratação do corpo pode levar alguns dias.

Para os praticantes de atividade física, uma má noite de sono pode diminuir os níveis de força e atrapalhar nos resultados. O ganho muscular não acontece durante o treino, mas no descanso. Durante o treino, a musculatura sofre um grande estresse, o que é o causador do aumento da musculatura e da perda da gordura.

Entre as 17 e as 20h, a temperatura corporal e o nível de diversos hormônios estão no auge — momento ideal para treinar e perder mais calorias. Pesquisas indicam que é mais fácil ganhar resistência e massa muscular se exercitando no fim do dia. O período também seria menos propício a lesões.

Qual é o tempo de descanso para hipertrofia? Como explica a Associação Americana do Coração (American Heart Association), o tempo de descanso para hipertrofia é de 7 a 9 horas de sono por noite. Além disso, cada grupo muscular deve ficar em repouso durante 36 a 48 horas.

Diversos fatores podem causar a fadiga muscular, como alimentação inadequada, desidratação e o próprio condicionamento físico do corpo. Condições de saúde também podem estar associadas, como a anemia e situações que prejudicam as capacidades musculares e a imunidade, como a fibromialgia.

Alimentos que dão energia para treinar

  1. 5 alimentos que dão energia para treinar. ...
  2. Banana. ...
  3. Lanches leves. ...
  4. Suco de frutas. ...
  5. Grãos integrais. ...
  6. Batata doce.

A frequência recomendada é de três a quatro dias por semana, o que favorece dia de descanso entre os de treinamento. Como dissemos, se você que ter nível competitivo, além de fisiologista e profissional de educação física, consulte seu médico do esporte (registrado como especialista no Conselho Regional de Medicina).

Não adianta você ir em uma semana e faltar na outra, ou frequentar a academia uma vez a cada 15 dias. Essa falta de regularidade aumenta o risco de lesões e faz com que seus objetivos fiquem cada vez mais longe. Coloque na sua agenda o treino e entenda que ele é prioridade.

Varie os treinos
Fazer a mesma série de exercícios na academia ou praticar somente um tipo de esporte pode ser desanimador. A dica, portanto, é escolher diferentes atividades físicas, como dança, luta, corrida e bicicleta, permitindo-se não cair na rotina e ter mais ânimo para malhar.

Mas como já sabemos, treinar sem pausa não traz bons resultados: além de retardar o crescimento muscular, ainda aumenta o risco de lesões. Fazer exercícios espontaneamente pode levar à execução incorreta dos movimentos ou à exaustão de certos grupos musculares.

Para perder o sono e ficar acordado o resto do dia, podem ser adotadas algumas estratégias, como:

  1. Comer alimentos estimulantes. ...
  2. Tirar um cochilo rápido de 15 minutos. ...
  3. Fazer exercício a cada 30 minutos. ...
  4. Colocar-se num ambiente menos confortável. ...
  5. Comer um lanche saudável. ...
  6. Respirar fundo 10 vezes. ...
  7. Conversar com outra pessoa.

Dormir é essencial para o corpo se recuperar após atividades intensas na academia. É nesse período que seu corpo realmente começa a se refazer e construir músculos mais fortes, diz a especialista em fitness e saúde Rachel Cosgrove. Invista em boas horas de sono.

Se você encarar um treino depois do outro, sem muito tempo de descanso entre os dois, pode ser que seu organismo simplesmente não esteja pronto para dar conta das atividades que planejou para o segundo round. Por isso, pode ser melhor planejar um treino pela manhã e outro à tarde ou à noite.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda de 150 a 300 minutos de atividade física de moderada intensidade por semana para todos os adultos e uma média de 60 minutos de atividade aeróbica moderada por dia para crianças e adolescentes.

A seguir listamos 5 opções de alimentos que podem ser combinados e são ótimos para o seu pré-treino.

  • Banana. Rica em carboidrato e potássio, a banana contribui para a energia do corpo e promove o relaxamento muscular, evitando cãibras e dores depois do treino. ...
  • Batata-doce. ...
  • Grãos integrais. ...
  • Pão integral. ...
  • Suco de frutas.

Existem benefícios em treinar em jejum? Treinar em jejum queima mais gordura tanto durante quanto após a atividade física, segundo mostram diferentes estudos. Se exercitar sem comer também pode contribuir no desempenho em exercícios aeróbicos e no ciclismo.

Continuar lendo Faz mal dividir o sono?