Faz Mal tragar o Pod?

Perguntado por: lbarbosas . Última atualização: 1 de maio de 2023
4.7 / 5 18 votos

Como vimos, você pode sim tragar o cigarro eletrônico, justamente porque ele foi criado como um método para substituir os cigarros tradicionais sendo menos agressivo para a saúde. Como ele não contém substâncias como o alcatrão e o dióxido de carbono, o efeito do vapor tende a ser menor no organismo.

Fato é que, apesar de ser vendido, muitas vezes, como uma alternativa mais segura para fumar, o vape pode causar danos à saúde, desencadeando, por exemplo, problemas pulmonares graves.

No entanto, o malefício à saúde vem das diversas substâncias presentes na fumaça, como propileno-glicol, glicerina, aldeídos, metais voláteis, entre outras substâncias nocivas e algumas cancerígenas. Mesmo sem nicotina, essa fumaça faz mal”, explica o dr. Frederico Fernandes, diretor da SPPT.

De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (Inca), o uso do cigarro eletrônico aumenta em mais de três vezes o risco de se experimentar o cigarro convencional e mais de quatro vezes o risco de uso do cigarro.

Níveis de nicotina encontrados em usuários desse aparelho, também conhecido por “vape”, equivalem ao consumo de 20 cigarros convencionais por dia, de acordo com uma pesquisa feita pelo Instituto do Coração do Hospital das Clínicas, que tem o Programa de Tratamento do Tabagismo.

Assim, o motivo da tontura ao fumar tem a ver, em grande parte, com a falta de oxigênio. Por outro lado, a nicotina tem efeito vasoconstritor, e seu efeito imediato resulta na compressão dos vasos sanguíneos. Assim, o sangue se move mais rápido que o normal, o que pode causar hipertensão.

Dá pra ficar chapado usando cigarro eletrônico? - Quora. Não. Nicotina não dá barato. O que a molecada faz é forçar uma inalação abusiva até se sentir mal.

Sem falar na dependência psicológica que induz a uma falsa sensação de felicidade, a partir de sua atuação no cérebro do usuário, que desencadeia uma necessidade de fumar mais e mais. Visto que, ao inalar as toxinas do vapor, a pessoa tem a sensação de calmaria e prazer.

Muitos estudos já analisaram o risco que tanto o tabaco quanto os cigarros eletrônicos – ou vaping – podem representar para a saúde de fumantes regulares.

Sendo assim, o vape é ideal para quem quer um aparelho duradouro que simula o uso do cigarro, mas com menos efeitos negativos para a saúde. Já o pod descartável é perfeito para quem quer investir menos e não se importa com o número limitado de puffs, e quer trocar com mais frequência de sabores.

Apesar da promessa de ser uma opção menos danosa à saúde e supostamente ajudar no combate ao consumo dos cigarros tradicionais, o médico pneumologista Helder Vinícius Ribeiro afirma que não há diferença entre os dois produtos e destaca o mal que o dispositivo pode fazer.

Cigarros eletrônicos causam dependência
Não é fácil deixar de usar cigarros eletrônicos porque, assim como os cigarros convencionais, eles contêm nicotina, substância que causa dependência. Algumas das versões eletrônicas têm sal de nicotina, que é ainda mais potente e viciante.

O pod ou vape contêm substâncias proibidas - e muitas vezes desconhecidas, já que não se pode ter certeza do que há nas formulações, pois não são regulamentadas pela Anvisa - e muitas podem configurar doping.

Na hora de parar de fumar, é fundamental encontrar um vape que vaporize nic salt. Com o tempo, você pode substituir o dispositivo ou mesmo o juice por uma freebase, com menos índices de nicotina e consequentemente mais saudável.

Continuar lendo Faz mal tragar Pod?