Faz mal tomar whey de barriga vazia?

Perguntado por: abelchior . Última atualização: 15 de fevereiro de 2023
4.3 / 5 6 votos

Diversos estudos já mostraram que ingerir esse tipo de substância após os exercícios ajuda a reduzir os danos musculares e promove o crescimento e definição da musculatura. Ou seja, quer perder peso? Tome em jejum.

Nesse momento, o consumo de whey contribui para acelerar o fortalecimento das células. Por isso, o ideal é consumir o suplemento próximo do treino ou logo após os exercícios. Também recomenda-se a ingestão em um intervalo de 3 horas antes ou depois de qualquer refeição.

Antes do treino
O whey protein entra nesse horário como uma refeição para nutrir o corpo e prepará-lo para o impacto. É uma ótima opção para quem não gosta de treinar em jejum. Isso não tira o fato de tomar uma creatina ou pré-treino para dar energia, beleza?

Alguns suplementos como BCAAs podem ser usados no período do jejum para conservar o balanço nitrogenado positivo e evitar o catabolismo muscular. Contudo, caso o praticante consuma de imediato 10 gramas ou mais de BCAA, irá quebrar o jejum.

Ou seja, qualquer pessoa pode tomar whey mesmo sem treinar. No processo de emagrecimento nosso corpo precisa de energia para construir músculos (ou mantê-los) para que nosso gasto calórico aumente. Estudos mostram que poucas pessoas atingem sua necessidade diária de proteínas.

Por outro lado, existem alguns estudos os primeiros benefícios podem ser obtidos logo após o treino, com duração média de até 72 horas. “O whey protein tem início após um treino e pode durar até 72 horas ou mais, dependendo da intensidade e duração do exercício realizado, mas não existe uma regra.

Alguns suplementos de whey protein pode conter açúcar fazendo você ter mais pique de energia durante a noite, podendo atrapalhar seu sono. Por isso, se você tiver muitos problemas de sono, whey protein antes de dormir não é recomendável. E noites mal dormidas é equivalente a menos músculos e mais problemas na balança.

O whey protein atua na prevenção e manutenção da massa muscular. Por isso, auxilia na prevenção e redução de quadros de sarcopenia, ou seja, o desgaste natural de massa muscular que ocorre principalmente em idosos. Para esses casos, uma boa ideia é tomar o whey antes de dormir.

Também não é indicado que se misture ao whey ingredientes como aveia e granola. As pessoas que fazem isso estão, geralmente, em busca me melhorar o sabor do shake, mas acabam por perder todo o potencial e os benefícios do suplemento.

É fundamental lembrar que o whey é apenas um suplemento e, apesar de não poder ser combinado com alimentos sólidos, ele não pode substituir nenhuma das suas refeições e, tão pouco, as proteínas sólidas da sua alimentação.

O Whey pode ser misturado à água ou ao leite e consumido como líquido, ou adicionado a iogurtes, cookies, bolos ou cereais. Lembre-se que, em relação ao Whey Protein, as instruções variam de acordo com os seus objetivos e necessidades. Se praticar exercícios, também varia de acordo com o tipo de treino.

O whey substitui as refeições? Segundo a nutricionista Luciana Setaro, o whey protein não deve ser utilizado como substituto de refeições, principalmente para almoço e jantar. “O Whey é uma proteína, mas a refeição precisa de outros alimentos, como os reguladores (constituídos por legumes, verduras e frutas).

Com o Whey Protein, a regra é bem simples: se você tá querendo emagrecer, é melhor misturar com água. Se quer ganhar músculos ou não tem preocupação com o peso, você pode tomar com leite desnatado.

É interessante a ingestão de whey protein no pré ou pós-treino para potencializar a hipertrofia, ou como opção de refeição prática no meio do dia ou até mesmo em receitas, quando deseja-se aumentar o conteúdo protéico da mesma e/ou dar sabor.