Faz mal tomar suco de inhame cru?

Perguntado por: amoura2 . Última atualização: 23 de janeiro de 2023
4.6 / 5 5 votos

É possível que você já tenha ouvido falar que consumir inhame cru faz mal para a saúde. No entanto, essa afirmação não é totalmente verdadeira - apenas o inhame taro (um tipo específico do tubérculo) pode causar sintomas como queimação no estômago ou diarreia caso seja consumido cru e em excesso.

Podendo ser consumido todos os e dias e sem contraindicações, o suco de inhame tem papel importante para a melhora da imunidade e pode ser um aliado para ajudar na covid-19, por sua ação desintoxicante e curativa, melhorando problemas respiratórios.

Alguns dos efeitos colaterais mais comuns que podem ocorrer durante o tratamento com elixir de inhame são náuseas, dor de estômago ou aumento do peso corporal. Quando utilizada em quantidades maiores do que as recomendadas, pode causar náuseas e vômitos.

Ele ajuda a manter bom funcionamento do sistema imunológico, aumenta a sensação de bem-estar e também é bastante indicado em caso de doenças como dengue, por aumentar a quantidade de plaquetas no sangue.

Benefícios do inhame para a saúde

  1. Combater a prisão de ventre. ...
  2. Aumentar a energia e disposição. ...
  3. Favorecer a perda de peso. ...
  4. Ajudar a diminuir os sintomas da menopausa. ...
  5. Controlar a glicose. ...
  6. Manter a saúde da pele. ...
  7. Prevenir doenças cardiovasculares.

É possível que você já tenha ouvido falar que consumir inhame cru faz mal para a saúde. No entanto, essa afirmação não é totalmente verdadeira - apenas o inhame taro (um tipo específico do tubérculo) pode causar sintomas como queimação no estômago ou diarreia caso seja consumido cru e em excesso.

Para limpar o sangue
Consumir inhame algumas vezes na semana pode ajudar pacientes e não pacientes a terem um sangue mais purificado, uma vez que uma de suas principais características é a ação desintoxicante. Isso significa que ele auxilia na eliminação de toxinas do sangue por meio da pele, rins e intestino.

O inhame não é tóxico. Com certeza, não deve ter sido a causa da morte do paciente. A mandioca crua é perigosa, porque possuí uma concentração alta de um veneno conhecido como ácido cianídrico. Ele é letal em pouco tempo.

O ideal é tomar este suco 2-3 vezes por semana para usufruir melhor dos benefícios. Mas não é tudo: existem outras formas de usar o inhame para melhorar a imunidade!

Para potencializar todos os benefícios do suco de inhame para imunidade, o recomendado é tomar pelo menos três vezes durante a semana. Como você pode ver o suco de inhame para imunidade é uma ótima opção, pois ele também irá lhe fornecer muitas vitaminas e substâncias que são essenciais para uma ótima saúde.

Assim, ficou definindo que inhame é a mesma coisa que cará, e se refere ao alimento de origem africana e de nome científico Dioscorea cayanensis Lam. Já o que no sudeste é chamado de inhame, na nomenclatura padronizada ficou definido como taro, cujo nome científico é Colocasia esculenta (L.)

O ideal é consumir o inhame cozido, assado ou no vapor, nunca cru. Mas, é importante lembrar que, apesar de saudável, o tubérculo é uma fonte de carboidratos e pode ser calórico. Assim, a quantidade recomendada é de apenas uma porção ao dia. Por outro lado, grávidas e lactantes devem evitar o consumo.

Ponha no liquidificador um inhame, uma cenoura, alguns ramos de salsa e o suco de duas laranjas (ou água). Só bater e beber logo em seguida.

O consumo de inhame por 30 dias contribui para a elevação dos níveis de estrógenos e redução da sintomatologia apresentada.

É importante saber que assim com a mandioca, por ser uma raiz, o inhame não pode ser ingerido cru, porque assim apresenta substâncias tóxicas. Por isso, mãos à obra: é preciso lavar e cozinhá-lo (por 40 minutinhos ou até ficar macio). Depois de cozido, o inhame vira um ingrediente pra lá de versátil.

Usos na culinária. Todas as variações do inhame e também o taro podem ser usados da mesma forma na culinária. Um dos usos mais recorrentes é para o preparo de caldos e sopas, já que são alimentos que ajudam a engrossar o líquido.

Ótima fonte de carboidrato, o inhame gera energia sem se transformar em gordura. Por isso, pode ser usado para substituir fontes como o arroz branco, por exemplo, e pode ser comparado à batata doce em relação ao seu poder de ajudar no emagrecimento.

É rico em potássio, mineral importante para o controle da pressão arterial e para a prevenção de problemas de hipertensão, que aumentam o risco de infarto.

Para a imunidade, a vantagem é que o inhame tem vitamina C, A e diversas vitaminas do complexo B, contribuindo, assim, para a manutenção das funções biológicas, além de estimular a produção de células de defesa e ajudar na eliminação de toxinas do organismo.

Além de saboroso, o suco ainda é um ótimo suplemento para a saúde humana. Um dos pontos fortes da bebida a base de inhame e limão está no fortalecimento do sistema imunológico. Se você se interessou, aprenda a preparar essa receita super fácil e nutritiva.

O suco de inhame com laranja é uma alternativa deliciosa para deixar a sua saúde de ferro, de tão forte! A laranja é rica em vitamina C, o que melhora a imunidade e o funcionamento do organismo, sem contar que é abundante em antioxidantes. O seu sabor é uma delícia.