Faz mal tomar simeticona todos os dias?

Perguntado por: igouveia . Última atualização: 5 de fevereiro de 2023
4.8 / 5 18 votos

A simeticona comprimidos deve ser usada somente por adultos sendo que a dose normalmente recomendada é de 1 comprimido de 40 mg, por via oral até 3 vezes por dia, após as refeições, conforme orientação médica. A dose máxima não deve ultrapassar 500 mg por dia.

QUAIS OS MALES QUE ESTE MEDICAMENTO PODE ME CAUSAR? A simeticona não é absorvida pelo organismo. Ela atua somente dentro do aparelho digestivo, e é totalmente eliminado nas fezes, sem alterações. Pode causar efeitos adversos como: diarreia, náusea, regurgitação e vômito.

Utilize pelo menor tempo possível. Se os sintomas persistirem por mais de 14 dias, ou piorarem, procure orientação médica. Informe ao seu médico ou cirurgião-dentista se você está fazendo uso de algum outro medicamento. Não existem recomendações especiais sobre o uso de simeticona.

Os remédios de farmácia normalmente indicados pelo médico para gases são:

  1. Simeticona. ...
  2. Carvão vegetal ativado. ...
  3. Alfa-D-galactosidase. ...
  4. Comprimidos de lactase. ...
  5. Rifaximina. ...
  6. Probióticos.

O Luftal é um remédio que contém simeticona na sua composição, indicado para o alívio do excesso de gases no estômago ou no intestino, pois age rompendo as bolhas que retêm os gases facilitando a sua eliminação e ajudando a aliviar o desconforto, a dor e a pressão na barriga causada pelo excesso de gases.

Simeticona elimina as bolhas dos gases, causadoras de dor abdominal e flatulência. Sua ação resulta no alívio dos sintomas associados com a retenção dos gases, como cólicas, inchaço e desconforto.

Você não deve utilizar SIMETICONA se tiver alergia ou sensibilidade a qualquer um dos componentes da fórmula. Não use SIMETICONA se você apresentar algum dos seguintes sintomas: Distensão abdominal grave (grande aumento do volume abdominal); Cólica grave (dor na barriga de forte intensidade);

Por ser mais forte, o Luftal Comprimidos não pode ser ingerido mais de duas vezes por dia, evitando uma quantidade maior que 500 mg ao dia. É ideal para adultos por conta da força que o remédio pode ter, podendo causar problemas no intestino das crianças.

A formulação dos dois produtos é a mesma: o mesmo princípio ativo (Simeticona) e também na mesma dosagem (75mg/mL), podendo ser usado tanto por adultos quanto por bebês e crianças. 9.

Frutas secas, como passas ou ameixas. Fruta, como pera, maçã ou pêssego. Legumes, como cebola, cenoura, brócolos, beringela, couve e couve-de-bruxelas. Laticínios, como leite, sobretudo no caso de intolerância à lactose (um açúcar natural presente no leite e derivados).

Os gases também podem ser eliminados mais facilmente com massagem abdominal, que consiste em movimentos circulares, de cima para baixo, como se estivesse tentando eliminá-los para fora do corpo. Ingerir bastante água também ajuda, assim como tomar chá de erva-cidreira com funcho ou remédios com efeito laxante.

O gases intestinais são produzidos principalmente após metabolização de carboidratos, gorduras e proteínas ingeridas nos alimentos. No caso dos gases no estômago, a origem principal é o ar engolido durante as refeições. Nós não reparamos, mas durante as refeições engolimos volumes enormes de ar.

Quais são os sintomas de gases?

  • Distensão abdominal, barriga inchada ou estufada;
  • Mal estar geral;
  • Dor abdominal em forma de pontadas;
  • Flatulência;

Para diminuir o estômago alto naturalmente é indicado consumir mais fibras, frutas e verduras, além de mastigar bem e comer devagar, evitando a deglutição de ar que possa causar gases. Além disso, fazer atividades físicas regularmente e evitar o consumo de bebidas alcoólicas pode diminuir a barriga inchada.

5 DICAS PARA COMBATER O INCHAÇO ABDOMINAL

  1. 1 – Coma mais frutas e verdura. ...
  2. 2 – Beba mais água. ...
  3. 3 – Evite alimentos de difícil digestão, que possam causar gases. ...
  4. 4 – Coma mais fibra. ...
  5. 5 – Faça exercícios físicos diariamente.

Como é a dor causada por gases? A dor causada por gases normalmente acontece quando os gases estão presos no sistema digestivo, provocando a dilatação do intestino. Essa dor geralmente surge de repente, provocando uma sensação de nó, pontada ou agulhada na barriga, que varia de leve a intensa.