Faz mal tomar muita morfina?

Perguntado por: apadilha . Última atualização: 28 de abril de 2023
4.3 / 5 7 votos

Em casos mais graves, a morfina pode causar: depressão respiratória; depressão circulatória; confusão mental; parada respiratória; choque e parada cardíaca. Importante: o uso em excesso deste medicamento pode causar dificuldade respiratória e sonolência. Esses efeitos colaterais devem ser tratados medicamente.

O fenômeno de tolerância ao medicamento se refere à perda gradual de efeito que pode ser observado quando usamos um fármaco repetidamente. No caso do opioides, a tolerância ocorre muito rapidamente se o fármaco não for bem manejado. Nesses casos, mesmo doses enormes de morfina não farão mais o efeito desejado.

O antagonista narcótico Naloxona é o antídoto específico. Administrar 0,4 mg intravenosamente, simultaneamente com a respiração assistida. A duração do efeito da Naloxona é consideravelmente menor que a da Morfina epidural ou intratecal e a administração deve ser repetida, se necessária.

A morfina, cujos efeitos duram cerca de 4 a 6 horas, pode provocar alívio da dor e da ansiedade, diminuição do sentimento de desconfiança, euforia, flash, sensação de bem-estar, tranquilidade, letargia, sonolência, depressão, impotência, incapacidade de concentração ou embotamento mental.

Trata-se de um estudo do tipo bibliográfico, exploratório, descritivo com análise não sistemática. Os resultados mostram que pode ocorrer depressão respiratória e retenção urinária em pacientes idosos devido ao uso de morfina.

O fentanil é considerado o opióide mais forte disponível para uso médico em seres humanos, com cerca de 100 vezes a potência da morfina. É altamente valorizado pelos seus efeitos analgésicos e sedativos e amplamente utilizado no tratamento de dor e anestesia severas.

A morfina é uma das substâncias naturalmente encontradas e extraídas do ópio - Papaver somniferum - sem que tenha sofrido nenhuma modificação.

Os analgésicos opioides, em geral, são os medicamentos mais fortes para aliviar a dor.

É importante destacar que uma dose elevada deste medicamento pode causar dificuldade respiratória e sonolência.

A Morfina pode ser detectada na urina em um prazo de 2 a 3 dias. No sangue, a morfina permanece por 6 a 8 horas. Vale destacar que, no exame toxicológico de larga janela de detecção, feita com a coleta de cabelos ou pelos do corpo, é possível identificar e detectar as drogas consumidas em um período de 90 à 180 dias.

Uma injeção de 0,2-1mg pode proporcionar alívio satisfatório da dor por até 24 horas. Não injetar mais que 1mL da ampola de morfina e usar sempre a área lombar. Procedimentos Obstétricos e Ginecológicos: Considerando a analgesia multimodal, injeção de 0,03-0,1mg da dose pode proporcionar analgesia pós-operatória.

A dependência física está presente devido ao risco de abstinência quando abruptamente suspensa. Também observado no uso de outros medicamentos como corticoides necessitando de desmame quando pretende suspendê-la. A toxicodependência é rara, menos de 1:10.000.

Recomendações: Os profissionais de saúde não devem suspender abruptamente os opioides em um paciente que é fisicamente dependente do medicamento. Não existe uma programação padrão adequada de redução de opiáceos para todos os pacientes.

Você pode tomar vários medicamentos ao mesmo tempo sem nenhum problema. Exemplo: codeína, dipirona, metadona, morfina, paraceta- mol, fentanil transdérmico e tramadol.

A morfina liga-se aos receptores do tipo Mu opióides no sistema nervoso central (SNC), causando inibição das vias ascendentes da dor, alterando a percepção e a resposta à dor; produz depressão generalizada do SNC.

Opioides para dores na coluna
Agora, em dores nas costas muito intensas, o ortopedista especialista em coluna pode optar por remédios como a Morfina e a Oxicodona.

Cientistas americanos dizem que opiáceos como a morfina promovem o crescimento de novos vasos sanguíneos que levam oxigênio e nutrientes aos tumores.

A morfina é um alcaloide (amina cíclica com anel heterocíclico contendo nitrogênio) extraído da flor da papoula e usado como medicamento para aliviar dores intensas. A fórmula estrutural da morfina, que está representada logo abaixo, nos mostra que ela é um composto orgânico do grupo dos alcaloides.