Faz mal tomar losartana por muito tempo?

Perguntado por: dandrade . Última atualização: 7 de maio de 2023
4.7 / 5 18 votos

Sim. Este medicamento é de uso contínuo, ou seja, deverá ser usado por toda a vida. A depender da gravidade do seu caso, as doses poderão ser aumentadas, combinadas com outros fármacos, e a medicação poderá até ser substituída para melhor controlar a sua pressão ao longo dos anos.

Hipertensão: a dose usual e de manutenção é de 50 mg uma vez por dia, com tratamento por três a seis semanas. Hipertensão com hipertrofia ventricular esquerda: 50 mg uma vez ao dia, podendo aumentar para 100 mg, dependendo da resposta na pressão.

Todos os remédios com este princípio ativo dos demais laboratórios são seguros e não oferecem nenhum risco à saúde. Por isso, todos eles continuam a venda normalmente. Não há motivo para preocupações.

Pressão Alta: a dose usual de losartana potássica para a maioria dos pacientes com pressão alta é de 50 mg uma vez ao dia para controlar a pressão durante um período de 24 horas. A dose usual de losartana potássica para pacientes com pressão alta e hipertrofia do ventrículo esquerdo é de 50 mg uma vez ao dia.

Qual remédio substitui o losartana? A telmisartana, a valsartana e a candesartana são os fármacos mais prescritos para substituir a losartana. Eles pertencem à mesma classe farmacêutica, conhecida como bloqueadores de receptores de angiotensina.

Como o losartana bloqueia a ação do receptor dessa substância, ela é considerada como um medicamento de ação preventiva, pois, ao controlar a pressão, também previne o infarto e o AVC.

Trata-se do perindopril erbumina combinado com indapamida, da farmacêutica EMS. O acesso a mais uma droga contra a hipertensão promete ajudar os pacientes, principalmente considerando os custos.

Nesses dois estudos clínicos controlados em pacientes com insuficiência cardíaca, losartana potássica em geral foi bem tolerado e seu perfil de tolerabilidade foi superior ao do captopril, conforme avaliado pela incidência significativamente mais baixa de descontinuações por efeitos adversos e incidência ...

O tratamento com losartana potássica, em comparação ao atenolol, reduziu o risco de acidente vascular cerebral em 25% (p = 0,001). As taxas de morte cardiovascular e de infarto do miocárdio não foram significativamente diferentes entre os grupos de tratamento.

Os vasodilatadores diretos, representados pelas drogas hidralazina e minoxidil, são medicamentos que devem ser utilizados apenas no tratamento das hipertensões de difícil controle. A hidralazina é mais usada que o minoxidil por apresentar um perfil de efeitos colaterais mais leve.

A dose usual de losartana potássica para a maioria dos pacientes é de 50 mg uma vez ao dia. Essa dose pode ser aumentada para 100 mg uma vez ao dia. Siga a orientação de seu médico, respeitando sempre os horários, as doses e a duração do tratamento. Não interrompa o tratamento sem o conhecimento do seu médico.

Losartana Potássica é contraindicado para pacientes com hipersensibilidade à substância ativa ou a qualquer um dos componentes do produto. O uso concomitante de Losartana Potássica com produtos contendo alisquireno é contraindicado em pacientes com diabetes mellitus e insuficiência renal (TGF < 60 mL/min/1,73m2).

Losartana Potássica age dilatando os vasos sanguíneos para ajudar o coração a bombear o sangue para todo o corpo com mais facilidade. Essa ação ajuda a reduzir a pressão alta. Em muitos pacientes com insuficiência cardíaca, Losartana Potássica irá auxiliar no melhor funcionamento do coração.

Em geral, a losartana é tomada pela manhã, mas pode ser utilizada em qualquer horário do dia – isso porque a ação do medicamento se prolonga por 24 horas.

Essa ação pode variar de 6 a 24 horas.

Encontramos evidência de baixa qualidade que parar os anti-hipertensivos aumenta um pouco a pressão arterial. Encontramos evidência de qualidade baixa ou muito baixa que a interrupção dos anti-hipertensivos não aumentava o risco de ter um infarto do miocárdio, derrame, internação ou morte.

Juntos, a losartana e a hidroclorotiazida reduzem a pressão alta.

CONCLUSÃO: Enalapril tem efeitos semelhantes aos losartan sobre a pressão arterial sistêmica, função renal e UA soro em pacientes com DRC, mas carrega um risco maior de tosse seca. Estudos maiores são necessários para avaliar os efeitos desses medicamentos sobre os resultados clínicos.

Vale ressaltar que mesmo entre as marcas alvo de recolhimento ou interdição - Ache, Biolab, Brainfarma, Cimed, Eurofarma, Geolab, Teuto, Prati - apenas alguns lotes foram afetados. O número dos lotes recolhidos estão especificados no site da Anvisa. Assim como o número dos lotes que foram interditados cautelarmente.

O equilíbrio nestes casos é fundamental, já que nestas pessoas manter-se com pressões elevadas acima de 140 x 90mmHg aumentam o risco de mortalidade ou novos infartos. Assim, recomenda-se manter uma pressão arterial > ou igual 120 X 70 e < ou igual 130 X 80 mmHg.

Losartana é indicada para pacientes com hipertensão, também conhecida como pressão alta, ou que enfrentam algum caso de insuficiência cardíaca.