Faz mal Tomar leite todos os dias?

Perguntado por: mteixeira . Última atualização: 23 de fevereiro de 2023
4.3 / 5 8 votos

Cada copo de leite tem 250 miligramas, assim como um iogurte ou uma fatia de queijo. Por fim, entendemos que não faz mal tomar leite todo dia, muito pelo contrário, é um dos alimentos mais ricos e acessíveis, sendo contra indicados apenas em caso de alergias.

O leite de vaca em excesso dificulta a capacidade do corpo de absorver ferro, levando à exaustão, pele pálida, irritabilidade e agitação, batimentos cardíacos acelerados, falta de apetite, dificuldade para respirar e tontura.

A recomendação é que mulheres bebam, no máximo, um copo e meio de leite integral por dia. Já os homens, por terem mais músculos e queimarem gordura mais facilmente, podem consumir até o dobro disso. Apesar de a bebida ser uma importante fonte de cálcio, não é a única.

O consumo de leite estava entre eles. De acordo com os pesquisadores, os participantes do estudo que ingeriram um litro de leite por dia não apresentaram nenhuma alteração de peso, saúde ou quantidade de gordura.

O leite fornece uma série de nutrientes importantes, tais como proteínas, carboidratos, lipídios e sais minerais, como cálcio. O leite atua na melhoria da densidade óssea. Ele e seus derivados são os principais responsáveis pelo cálcio fornecido ao organismo.

O leite e seus derivados são importantes para a nutrição humana. É um alimento rico em cálcio, indispensável para os ossos, além de proteínas, aminoácidos, gorduras essenciais e vitaminas. Contém ainda diversos outros compostos com papel importante para as funções que ocorrem no organismo.

Não temos evidências de que o leite seja inflamatório. Pelo contrário, estudos apontam que alguns componentes do leite teriam potencial anti-inflamatório. Entretanto, em algumas situações, ele pode exacerbar a produção de muco, como, por exemplo, em alguns tipos de acne.

1) O excesso de leite, especialmente o integral, pode levar ao aumento dos níveis de colesterol e a outros problemas, como esteatose hepática (acúmulo de gordura no fígado) e obesidade visceral (acúmulo de gordura no abdômen);

Leite desnatado

- Leite desnatado: O leite desnatado é o mais indicado para uma alimentação saudável. É ideal para pessoas que não podem ter uma dieta com grande ingestão de gorduras. Apesar de perder substância, ainda continua sendo uma boa fonte de proteínas, principalmente de cálcio.

Não existe uma grande diferença entre o leite líquido e o leite em pó, já que a composição de ambos é muito semelhante, com exceção da presença de água. Além de que no processamento do leite em pó, podem perder-se ou alterar-se algumas substâncias.

Os guias alimentares recomendam o consumo de três xícaras de leite semi ou desnatado ou de produtos derivados a cada dia como parte de uma dieta saudável. Os guias também estabelecem que adultos e crianças não devem evitar leite e derivados por receio de esses produtos conduzirem a ganho de peso.

Apesar de ser muito saboroso e rico em nutrientes, o leite deve ser consumido de preferência em refeições mais leves, como café da manhã ou lanche da tarde. "Essa bebida pode prejudicar absorção de alguns nutrientes presentes em grandes refeições, como o ferro dos vegetais folhosos", explica a nutricionista Ariane.

Quem tem intolerância a lactose deve evitar leite e derivados. Existe no mercado o leite zero lactose e enzimas a base de lactase que você poderá estar utilizando antes de ingerir alimentos lácteos.

O leite é fonte de um aminoácido chamado triptofano, envolvido na produção de substâncias como a serotonina e a melatonina, que têm papel fundamental na regulação do sono.

Nutricionalmente não há problema algum.

Estudos têm demonstrado que o consumo do leite e de seus derivados está associado a um menor risco de desenvolvimento de síndrome metabólica (associação de fatores de risco para doenças do coração), pressão alta, doenças cardiovasculares e certos tipos de câncer devido ao seu valor nutritivo.

Outra razão que faz com que o leite e seus derivados não sejam indicados para os pacientes com diarreia é o fato de que a presença da lactose no intestino grosso aumenta a retenção de água pelo órgão, contribuindo para a piora dos sintomas e para um aumento significativo das cólicas intestinais.

Neila Richards – O leite de vaca não faz mal porque é um dos alimentos mais completos e nobres que existem e contém todas as proteínas e aminoácidos essenciais para uma boa nutrição.