Faz mal tomar diurético todos os dias?

Perguntado por: egoulart . Última atualização: 19 de janeiro de 2023
4 / 5 10 votos

Quando consumidos em excesso causam desidratação, reduzem a pressão arterial, podem causar arritmias cardíacas, entre outras complicações. O consumo abusivo de diuréticos, assim como acontece com qualquer outro grupo de medicamentos, traz sérios problemas para a saúde.

Os diuréticos são recomendados para tratar a pressão alta e o acúmulo de líquido no corpo que ocorre em algumas doenças, como insuficiência cardíaca congestiva, doença hepática e doença renal. São medicamentos que auxiliam na liberação do excesso de sódio (sal) e de água.

Portanto, por se tratar de diurético, quanto mais água e sal você consumir, mais vai reter líquidos, e a tendência é que precise cada vez mais de doses mais elevadas. Se você não tiver nenhuma dessas condições citadas acima, considerar passar em avaliação médica para possível troca da medicação.

Nos pacientes com função renal normal ou quase normal, a dose diária da furosemida costuma ficar entre 20 mg e 80 mg, que podem ser divididos entre 1 ou 2 tomas ao dia. Nos pacientes com insuficiência renal crônica, a dose recomendada pode ir até 200 mg por dia.

A furosemida é o diurético mais potente no mercado. Para se ter uma ideia, em pessoas normais apenas 0,4% do sódio filtrado nos rins sai na urina, os 99,6% restantes retornam para o sangue. Com o início da furosemida, a quantidade de sódio excretada salta para 20%, um aumento de mais de 50 vezes.

Alguns alimentos podem servir como diurético natural, confira uma lista com os oito melhores diuréticos naturais.

  1. Café Imagem editada e redimensionada de Nathan Dumlao, está disponível no Unsplash. ...
  2. Extrato de dente-de-leão. ...
  3. Cavalinha. ...
  4. Salsa. ...
  5. Hibisco. ...
  6. Cominho. ...
  7. Chá verde e preto. ...
  8. Nigella Sativa.

Alguns dos principais remédios diuréticos usados são:

  1. Furosemida. ...
  2. Hidroclorotiazida. ...
  3. Espironolactona. ...
  4. Amilorida. ...
  5. Hidroclorotiazida e Espironolactona.

Efeitos colaterais dos medicamentos diuréticos
Usados sem acompanhamento médico, os medicamentos diuréticos podem levar a uma série de reações como impotência, erupções cutâneas, náuseas, tonturas, letargia, e efeitos colaterais subjetivos.

Quando os diuréticos não são indicados
Alguns diuréticos não são indicados para mulheres grávidas e em fase de amamentação, além de também não serem indicados para pessoas que possuem alergia a qualquer um dos componentes da fórmula.

Contraindicações: não devem ser usados em casos de insuficiência renal em que o paciente não elimine mais nada de urina (anúria), estado pré-comatoso associado a cirrose hepática, ou em casos de “alergia” (hipersensibilidade) à furosemida ou à medicamentos da classe das Sulfonamidas.

No tratamento para retenção de líquidos o uso de medicamentos diuréticos, como Furosemida, Hidroclorotiazida ou Aldactone, também podem ser recomendados pelo médico.

Não faça uso de diuréticos sem orientação médica, se você sente que precisa do medicamento para melhorar o funcionamento dos rins, para perder peso ou medidas porém nunca teve a recomendação de um profissional, procure um médico especializado para não colocar sua saúde em risco.

Os alimentos diuréticos reduzem a quantidade total de líquido do organismo e, em função disso, auxiliam na perda de peso, uma vez que a retenção hídrica é responsável por aquele aspecto de “inchaço”.

Ótimos para combater o inchaço e a retenção de líquido, alguns chás têm poderes anti-inflamatórios e antioxidantes

  • Chá de hibisco. Com ação diurética, o chá de hibisco colabora na diminuição da retenção de líquido, diminuindo o inchaço. ...
  • Chá verde. ...
  • Chá de gengibre. ...
  • Chá de cavalinha. ...
  • Chá de casca de abacaxi.

Comum: hiponatremia, hipocloremia, hipopotassemia, aumento nos níveis séricos de colesterol e ácido úrico, crises de gota e aumento no volume urinário. Incomum: tolerância à glicose diminuída; o diabetes mellitus latente pode se manifestar.

Por sua ação diurética, a Hidroclorotiazida é utilizada no tratamento da hipertensão e distúrbios relacionados a inchaços e retenção de líquidos.

Alimentos diuréticos
Algumas frutas, como melão, limão, abacaxi, melancia, pêra e a laranja são excelentes opções. Ainda é possível citar o pepino, brócolis, tomate, hibisco, café e a cavalinha, também muito conhecidos por ajudar o organismo a eliminar a retenção de líquidos.