Faz mal tomar ayahuasca?

Perguntado por: ralves . Última atualização: 23 de fevereiro de 2023
4.3 / 5 2 votos

O uso da ayahuasca pode causar alguns efeitos colaterais, como vômitos, náuseas e diarreia. Além disso, a ayahuasca não é recomendada em algumas situações, como esquizofrenia e bipolaridade e, por isso, deve ser usada somente de forma controlada, em ambientes médicos ou religiosos regulamentados.

“A ayahuasca parece agir como um antidepressivo duplo, reduzindo a degradação de serotonina e estimulando seus receptores”, explica o farmacólogo Rafael Guimarães dos Santos, da equipe da USP-RP. “Esses receptores controlam as emoções e a neuroplasticidade.”

A medicina não deve ser utilizada por quem faz tratamentos com antidepressivos e remédios tarja preta, pessoas com tendência a esquizofrenia e outras doenças psicológicas. Antes de cada ritual, é preciso seguir uma dieta de pelo menos 48 horas sem álcool, carne vermelha e comidas pesadas e gordurosas.

São diversos os efeitos colaterais possíveis, que afetam boa parte dos usuários: vômito, mal-estar, diarreia e alterações emocionais significativas. Há ainda o estado contemplativo, de transe, que rendeu à ayahuasca a classificação de enteógeno.

Estudos sobre a ayahuasca mostraram que a bebida pode melhorar a atenção plena, o humor e a regulação emocional. Outras pesquisas relataram melhoras significativas na gravidade da depressão quando os participantes utilizaram ayahuasca.

"A Ayahuasca é espiritual, é sagrada no sentido mais pleno e genuíno, e essa sacralidade é tão forte que se torna praticamente impossível um uso meramente recreativo, quem fizer uso dessa forma não irá querer repetir, pois a própria força da Ayahuasca irá colocar os indivíduos a pensar e refletir sobre o que se fez.

De acordo com o pesquisador, os efeitos da Ayahuasca duram cerca de quatro horas e o chá indígena não causa dependência.

O bocejo também é um tipo de limpeza. Nesse caso, uma limpeza energética. Somos bombardeados o tempo todo por energias nocivas, energias de baixa frequência, energias malignas, espíritos não evoluídos e afins. O bocejo vem para limpar essa energia.

Evitar o consumo de álcool e demais drogas é recomendável também, de acordo com Tófoli, levando em conta alguns relatos de pessoas que tiveram experiências complicadas com ayahuasca após uso de álcool e cocaína.

Desde o dia anterior ao trabalho espiritual com ayahuasca, não comer carnes de nenhum tipo (frango, porco, vaca, boi, embutidos de salame, peru ou presunto, peixes) e evitar também o consumo de proteína animal ou vegetal. Evitar relações sexuais desde o dia anterior à participação no trabalho com ayahuasca.

Nas duas últimas décadas, avaliações de saúde mental de os consumidores de ayahuasca mostraram função cognitiva preservada, aumento do bem-estar, redução da ansiedade e sintomas depressivos quando comparados aos consumidores de não-ayahuasca.

Ayahuasca não tem contraindicações indicadas pelo conselho de medicina. Entretanto, é necessário que se tenha alguns cuidados observando o cenário das suas condições físicas – especialmente no momento de tomar o chá. Naturalmente, pessoas que fizeram ingestão de álcool ou drogas químicas não podem consumir o chá.

A média de preço de uma sessão de terapia pode variar entre 30 a 150 reais (em uma visão conservadora) em sessões de 60 a 90 minutos. Imaginamos que uma pessoa vá a cada 15 dias e fique 2 anos em tratamento. Ela terá gasto entre 1680 a 7.200 reais ao final do tratamento.

A miração só ocorre num estado de uma sensibilidade especial. Se usarmos a Ayahuasca e nos parecer que nada nos aconteceu, consideremos: – Que a dose podia estar inadequada, – Que pode ser nossa insensibilidade, influência das pessoas ou até mesmo a reunião.

Ayahuasca: O chá ritualístico
É tomado até 3 doses do chá em um único ritual, que pode demorar horas. O chá é feito com folhas chacrona e cipó jagube. Para o ritual, as mulheres preparam as folhas de chacrona e os homens cuidam do cipó de jagube.