Faz mal tomar água com limão em jejum?

Perguntado por: ipaz . Última atualização: 2 de junho de 2023
4.1 / 5 12 votos

O consumo de água com limão pelas manhãs, em jejum, é uma prática recomendada pela medicina indiana (Ayurveda) e começou a ser adotada por muita gente que não, necessariamente, segue os preceitos orientais. A mistura destes dois ingredientes simples ajuda a aumentar a imunidade e ativar o metabolismo.

A principal função do fígado é detoxificar o organismo, aliado a um estilo de vida saudável, com comidas nutritivas e naturais, o próprio corpo é capaz de se recuperar. O consumo da água com limão em jejum pode ajudar o organismo mais pela questão da hidratação também.

É comum que a água com limão seja consumida durante a manhã ainda em jejum, mas algumas pessoas devem evitar este modelo. — Tomar água com limão em jejum pode causar lesões na parede do estômago de pessoas que já têm casos de azia, gastrite ou úlceras. Por isso, é preciso avaliar a condição de saúde de cada um.

Uma das maneiras de usar a água de limão para ajudar a emagrecer é espremer 10 gotas de limão em um copo de água morna e beber logo em seguida, sem adicionar açúcar. Deve-se fazer isso após acordar em jejum, cerca de 30 minutos antes de tomar o café da manhã.

Água com limão regulariza o pH do sangue
Embora contenha ácidos, o limão é um fruto alcalino. Por isso, ingerir água com limão ajuda a normalizar a alcalinidade sanguínea, facilitando, assim, a eliminação de toxinas e combate a processos inflamatórios.

Já a nutricionista Erin Palinski, autora do livro Belly Fat Diet for Dummies, o limão deve ser consumido com água gelada pela manhã ou antes das refeições. Graças à quantidade de vitamina C que a água morna com limão contém, é uma bebida ideal para combater os resfriados, por exemplo.

Segundo o professor José Carlos Farah, o limão tem muitas propriedades nutricionais, como a de ser uma rica fonte de vitamina C; porém, não há nenhuma evidência científica que comprove sua eficácia para o emagrecimento.

A água com limão não promove o emagrecimento. Mas, ela hidrata e aumenta a saciedade, que são circunstâncias importantes em um processo de perda de peso”, afirma Isabela. Outras vantagens da água com limão são o aporte de vitamina C, que tem ação antioxidante e fortalece o sistema imunológico.

O melhor horário para tomar a água com limão é pela manhã ou após o almoço, como se fosse um suco. O ideal é não adoçar, assim a bebida não é alterada pelo açúcar, que pode prejudicar a saúde e a perda de peso.

O limão tem propriedades antibacterianas e antifúngicas graças ao limoneno, tornando-o eficiente no combate a doenças como candidíase, gripe, resfriados e algumas outras infecções bacterianas como Staphylococcus aureus, Streptococcus pneumoniae e Moraxella catarrhalis.

Mas a pergunta é: beber água com limão em jejum emagrece mesmo? A resposta é que o limão ajuda no metabolismo. Essa mistura acelera a limpeza do intestino e as gorduras que se acumulam nesse órgão.

Ao tomar em jejum, espere 20 minutos para se alimentar.

Fazer a dieta do limão emagrece.
Não significa que você vá comer apenas limões em todas as refeições – e isso não é nem aconselhado. Mas incluir o limão, em forma diluída em água, no máximo três vezes por dia, pode colaborar no emagrecimento, porque a fruta tem propriedades que diminuem a absorção de gordura.

Estímulo ao sistema imunológico:
O limão é uma excelente fonte de vitamina C, que é conhecida por seu papel na promoção da saúde do sistema imunológico. Consumir água com limão à noite pode ajudar a fortalecer suas defesas naturais e proteger contra infecções.

Se você deseja beber água para emagrecer, será preciso contar com ela pura ou sem adição de qualquer substância calórica. Caso prefira, pode tomar água aromatizada ou chá sem açúcar. É recomendado ingerir água em até 30 minutos antes das refeições e a partir de 40 minutos após as mesmas.

Suco de limão
Por isso, pode também ser um suco para eliminar a gordura do fígado, mas mais importante, impedir que ela se acumule. O baixo teor de açúcar do limão também pode ajudar a prevenir doenças como a diabetes e a pressão alta, diminuindo o nível de glicose no organismo.

Limão. O limão também pode auxiliar a baixar a pressão. Isso porque, entre os benefícios da fruta, está a vasodilatação dos vasos sanguíneos, que facilita a circulação do sangue, auxiliando na diminuição da pressão arterial, de acordo com o cardiologista.

- Apesar de não causar problemas digestivos, o consumo de limão e frutas cítricas deve ser evitado para quem tem gastrite, refluxo, azia ou intestino irritável e sente desconforto ao consumir a fruta.

Além disso, as bebidas gaseificadas e industrializadas estimulam o aumento de peso. Destaque para esse outros alimentos que prendem o intestino: limão, cenoura cozida, creme de arroz, chá preto e mate.