Faz mal tomar água antes de fazer exame de sangue?

Perguntado por: amoura . Última atualização: 28 de abril de 2023
4.1 / 5 9 votos

Pode beber água? Quando você vai fazer exames que exigem jejum, a ingestão de água não é um problema — desde que seja água pura. Então, não precisa ficar com sede — beber água não altera os resultados dos exames de sangue.

No dia da coleta, e assim que despertar, não se deve escovar os dentes, nem se alimentar. Lave a boca fazendo bochechos somente com água.

As vitaminas e suplementos alimentares podem alterar os exames de sangue. A vitamina C, por exemplo, influencia nas informações sobre a creatinina. O ideal é interromper o uso dessas substâncias, pelo menos um dia antes dos exames.

Pode beber água? Quando você vai fazer exames que exigem jejum, a ingestão de água não é um problema — desde que seja água pura. Então, não precisa ficar com sede — beber água não altera os resultados dos exames de sangue.

Os nutrientes e ingredientes presentes nos alimentos e bebidas em geral são absorvidos e chegam ao nosso sangue, podendo interferir com os resultados de alguns poucos exames laboratoriais (dosagem de glicose, por exemplo). O jejum melhora a exatidão e torna o exame laboratorial mais preciso.

Sim, uma vez que beber água durante o jejum para um exame de sangue não interfere nos resultados. No entanto, lembre-se que apenas a ingestão de água é permitida. Outras bebidas como sucos, café ou chá, devem ser evitadas.

Beber água interfere no jejum? Não, pois a água não contém substâncias que interferem nos processos metabólicos. Mas, se for fazer exame de urina, é importante beber água com moderação para evitar a diluição da urina.

Para realizar o hemograma completo não são necessários muitos preparos específicos. Caso o paciente siga uma leve dieta um dia antes do exame, não é necessário fazer jejum. Porém, caso contrário, recomenda-se um jejum de 3 horas.

Sim, você pode escovar os dentes durante o jejum. No entanto, evite engolir a pasta de dentes, pois isso pode interferir nos resultados dos exames.

Mas convém tomá-la com moderação. O excesso pode interferir nos exames de urina, por exemplo. Da mesma forma, escovar os dentes não influencia no jejum.

Orientações: é recomendada uma dieta leve por 5 dias; não se deve ingerir bebida alcoólica até 72 horas antes; e não é aconselhável a prática de exercícios físicos intensos até 24h antes do exame. O jejum pode variar entre 0 e 14 horas, para todas as faixas etárias, dependendo do pedido médico e do laboratório.

Deve manter a dieta habitual nos cinco dias que antecedem a realização deste exame, mas sem ingerir bebidas alcoólicas nas últimas 72 horas. - Caso solicitado em jejum, recomendamos que o jejum não seja superior a 14 horas.

- Manter dieta habitual, sem restrição de carboidrato (massas, açúcar e doces) nas 72 horas que antecedem o exame. - Não fazer uso de laxante na véspera do exame.

A dosagem da glicemia de jejum pode sofrer interferência se houver consumo de alimentos ou bebidas açucaradas antes da realização do exame, jejum prolongado, medicamentos, atividade física, estresse e medo da coleta.

O tempo de jejum ideal
O período que, segundo os estudos mais recentes, uma pessoa leva para metabolizar os alimentos ingeridos é de três horas. Consequentemente, esse virou o tempo de jejum pedido para a maioria dos exames.

Quando um médico solicita para que seu paciente esteja em jejum absoluto durante um exame, ele está querendo dizer que é preciso evitar alimentos com alto teor de carboidratos ou gordura. Portanto, o ideal é que, na sua última refeição, a comida ingerida deverá ser mais leve.

Você sabia que alguns comportamentos podem causar alteração no resultado do exame de sangue?

  1. Postura. ...
  2. Jejum. ...
  3. Hábitos alimentares. ...
  4. Álcool e tabaco. ...
  5. Prática de atividade física. ...
  6. Uso de medicamentos.

O teste do hemograma informa algumas medidas como:
Quantidade de hemácias, plaquetas e leucócitos você tem no seu sangue. Quanto espaço as células vermelhas do sangue ocupam no sangue, chamado de “hematócrito”; Quanta “hemoglobina” está presente (hemoglobina é a proteína que transporta oxigênio no sangue);

O estado de normalidade da glicemia em jejum é de 70 mg/dl a 100 mg/ld. Uma pessoa é classificada como pré-diabética ao medir a sua glicemia em jejum e atingir entre 100 e 125 mg/dl. Já aqueles que atingem a partir de 126 mg/dl são considerados diabéticos.

Entretanto, o “método” mais popular é 16:8. Ou seja, 8 horas do dia estão reservadas para comer e nas outras 16 horas é feito o jejum.

Sim, pois a água não interfere no resultado dos exames.