Faz mal tomar AAS todos os dias?

Perguntado por: emenezes . Última atualização: 7 de maio de 2023
4.6 / 5 8 votos

Depende. Basicamente, tudo se resume a apresentar alto risco de desenvolver problema cardiovascular e como é seu histórico médico anterior. O que você definitivamente não deve fazer é simplesmente parar, ou começar, a tomar AAS sem consultar seu médico.

O medicamento começa a fazer efeito já a partir de 20 minutos, e pode durar por até 6 horas. De modo geral, ele não deve ser utilizado, sem orientação médica, por mais de 3 ou 5 dias seguidos.

O AAS Infantil está indicado para:
O alívio sintomático da dor e da febre nos resfriados ou gripes.

Esse efeito é popularmente conhecido como afinar o sangue e dura de três a cinco dias. E foi justamente estudando esse prazo de validade do ácido acetilsalicílico no organismo que pesquisadores da Unicamp concluíram que tomar uma quantidade menor pode ser tão eficiente quanto tomar um ou mais comprimidos diariamente.

“É importante deixar bem claro que esse tipo de remédio serve para diminuir a agregação de plaquetas e inibir a formação de coágulos no interior das artérias, e é indicado somente para pacientes que já tiveram um evento cardiovascular, pois quem já teve um evento cardíaco tem grande risco de sofrer outro.

De acordo com o Clinical Knowledge Summaries a única contraindicação (relativa) para uso de AAS a pacientes com indicação de seu uso devido a alto risco cardiovascular, tanto para prevenção primária como para prevenção secundária, relacionada à sexo ou faixa etária, diz respeito à pacientes com idade inferior a 16 anos ...

“Outras descobertas incluem o fato de que ácido acetilsalicílico (AAS) é mais efetivo se tomado à noite, para fazer efeito de manhã, quando a ocorrência de infartos é maior.

Pessoas em tratamento com Metotrexato em doses superiores a 15 mg por semana devem evitar o uso de AAS. Quem faz uso de anticoagulantes deve discutir o uso de AAS com o médico. O melhor horário para tomar o AAS é logo após o almoço e sempre com um copo de água cheio.

AAS infantil - Crianças até 1 ano de idade, a critério médico; de 1 ano a 2 anos, 1/2 a 1 comprimido; de 3 a 5 anos, 1 a 2 comprimidos, de 6 a 9 anos, 2 a 3 comprimidos; de 10 a 12 anos, 4 a 5 comprimidos. Estas doses podem ser repetidas até 3 vezes ao dia, podendo variar segundo orientação médica.

De acordo com revisão do Clinical Knowledge Summaries, a dose ideal de AAS tanto para prevenção primária como secundária de eventos cardiovasculares é de 75 mg/dia1-3.

Para potencializar seu efeito, é recomendável atentar para a forma mais eficiente de ingeri-los. Deve-se mastigar os comprimidos antes de tomar água, para que a medicação chegue mais depressa à corrente sanguínea e seu efeito seja mais rápido.

Ela é, comumente, utilizada para tratar inflamações, aliviar dores e diminuir a febre. Além disso, a aspirina é anticoagulante, dessa forma, também pode ser administrada para impedir a agregação plaquetária e afinar o sangue.

A toma de ácido acetilsalicílico para controlar a tensão arterial é mais eficaz se for tomado antes de dormir, de acordo com um estudo espanhol apresentado na conferência da American Society of Hypertension.

Os resultados de um estudo de 10 anos indica que os indivíduos com 75 anos ou mais que tomam aspirina (AAS) diariamente enfrentam um risco elevado de sangramento grave ou fatal.