Faz mal tirar um cochilo depois do almoço?

Perguntado por: aaraujo . Última atualização: 23 de maio de 2023
4.7 / 5 6 votos

A famosa “sesta” (ou soneca após o almoço), hábito típico da cultura espanhola e também italiana, pode fazer bem a saúde, melhorar o rendimento no trabalho e nos estudos.

Ao fazer uma refeição farta e se deitar para dormir, o corpo, ao invés de relaxar, fica em estado de alerta, trabalhando para digerir o alimento e absorver os nutrientes. Isso gera um sono não reparador, mal-estar, distensão abdominal, queimação, gases, cólica intestinal, dor de estômago e insônia.

Tirar cochilos durante o dia pode ajudar a manter a saúde do cérebro à medida que envelhecemos, de acordo com um novo estudo. No entanto, pesquisas anteriores mostraram que cochilar em excesso também pode ser prejudicial.

30 minutos

"A soneca após o almoço deve durar no máximo 30 minutos para não atrapalhar a noite, pois é nesse horário que o sono é mais restaurador e importante".

Como o estômago e o intestino delgado estão inclinados para a esquerda, deitar-se sobre esse lado depois da refeição pode ajudar a fazer com que os alimentos passem por esses órgãos com mais facilidade. Mas lembre-se de esperar o intervalo de, pelo menos, duas horas até se deitar para evitar prejuízos ao sono.

Um estudo da University of Ioannina Medical School descobriu que as pessoas que esperam mais tempo depois de comer para irem para a cama são menos propensas a ter um acidente vascular cerebral. Importante: A ultima refeição deve ser feita 3h antes de dormir.

Aqui estão 5 coisas que você nunca deve fazer depois de comer:

  1. Dormir. Ir dormir logo após comer, faz seu estômago queimar durante a noite, o que provoca desconforto, inchaço e padrões de sono estranhos. ...
  2. Fumar. Infelizmente para algumas pessoas, fumar ainda é um hábito. ...
  3. Tomar banho. ...
  4. Comer frutas. ...
  5. Beber chá

6 dicas para evitar sentir sono após comer

  1. Tome um bom café da manhã ...
  2. Cuide da hidratação. ...
  3. pratique exercícios “anti-sonolência” após o almoço. ...
  4. Limite o consumo de cafeína. ...
  5. Tire um cochilo estilo “power nap” ...
  6. Aposte em um almoço saboroso.

Um sono de qualidade é fundamental para manter o organismo em pleno funcionamento, afastando males da saúde. Por isso, o hábito de dormir tarde e alguns outros vícios noturnos podem aumentar a mortalidade e acarretar no surgimento de enfermidades, como a ciência já comprovou.

Embora não seja prejudicial beber água logo após comer, a recomendação geral é esperar de 15 a 30 minutos após a refeição para beber grandes quantidades. Esse intervalo pode ajudar na assimilação dos nutrientes pelo corpo. Contudo, beber pequenas quantidades imediatamente após a refeição não é motivo para preocupação.

A boa notícia é que cochilar à tarde faz bem e oferece benefícios à saúde do corpo e da mente. Hábito comum da cultura espanhola e italiana, a famosa “sesta” (ou soneca após o almoço), aumenta a disposição e a produtividade nas tarefas diárias, diminui o cansaço e melhora a concentração e o desempenho cognitivo.

Já pra quem acorda às 9h, o melhor horário para tirar o cochilo da tarde é às 15h. Ainda no livro, Sarah afirma que os cochilos podem ajudar na criatividade e performance. Por isso, tirar um cochilo é sempre uma boa opção se o seu corpo está precisando.

Dormir cedo é muito mais eficaz para um bom funcionamento do corpo e existe uma explicação científica para isso. Acontece que nosso relógio biológico tem como regulador o ritmo ou ciclo circadiano. Esse funciona com base na percepção da luz do dia que estimula a produção de hormônios importantes para o nosso bem-estar.

Pesquisas mostram que uma soneca durante o dia pode ajudar na recuperação de ambos, proporcionando uma segunda onda de produtividade e níveis de energia. Sonecas melhoram a aprendizagem subsequente.

O nome científico para esse processo é Letargia Pós-prandial e tem a ver com o fluxo sanguíneo exigido pela digestão. Após o almoço, é muito comum sentir sono e cansaço antes de dar seguimento às atividades do turno da tarde.

Um estudo realizado por cientistas da Alemanha, Canadá e Tunísia, publicado na revista Physiology & Behavior, aponta que sonecas de 25, 35 e até 45 minutos reduziram significativamente os sinais de estresse e fadiga em homens fisicamente ativos. Também melhorou sua atenção e desempenho físico.

Ajuda na digestão
Ao dormir do lado esquerdo, os resíduos de alimentos são movidos com mais facilidade do intestino grosso para o cólon inferior, facilitando o processo digestivo. Além disso, o organismo também aumenta a produção de enzimas pancreáticas, tornando a digestão ainda melhor.

Mas, na grande maioria das vezes, uma ducha depois do almoço é inofensiva! No entanto, dependendo de alguns fatores, como a quantidade de comida ingerida, a temperatura da água e o esforço realizado durante o banho, a digestão dos alimentos pode, de fato, ser prejudicada.

Dormir de estômago vazio não é bom, já que ficamos por um longo período sem nos alimentar quando estamos dormindo, mas se alimentar excessivamente à noite também não é um hábito saudável. O mais indicado é fazer uma refeição completa e leve no horário do jantar e uma ceia duas horas antes de dormir.