Faz mal ter as unhas sempre pintadas?

Perguntado por: iaguiar . Última atualização: 21 de maio de 2023
4.1 / 5 16 votos

Pode fazer. O uso ininterrupto de esmalte causa ressecamento e enfraquecimento das unhas. O esmalte também é uma das principais causas de alergias ao redor das unhas. Por isso, a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) orienta deixar as unhas sem esmalte ao menos uma semana por mês.

Não à toa, ele é um dos produtos que mais causam irritações na pele, principalmente pela presença de solventes como dibutilftalato (DBP), formaldeído e tolueno (esses dois últimos com potencial cancerígeno). “Raramente, a alergia aparece na unha ou no dedo.

A resposta é não, pois unhas são células mortas, portanto não respiram. Pequenas pausas entre alongamentos, pode até ser, dependendo do leito de cada cliente, às vezes é preciso um 'descanso' entre um serviço e outro, mas não tem relação alguma com respirar.

Por possuírem agentes plastificantes e resina fixadora natural que sela a unha, os esmaltes com efeito gel prometem maior durabilidade da cor e mais brilho que os esmaltes convencionais e têm a vantagem de ser menos nocivos que os esmaltes em gel.

4) Esmalte escuro ajuda a unha a crescer? Isso é mito.

Tempo de permanência dos esmaltes não deve ser longo
A dermatologista Tatiana Villa Boas Gabbi recomenda, por exemplo, que não se deixe o esmalte por mais de sete dias nas unhas, além de fazer uma hidratação quando retirar. "Um bom momento para a remoção é quando ele começa a descascar", orienta.

Uma das marcas de esmaltes com menos ingredientes tóxicos, os esmaltes da AILA, marca baseada em Nashville, Tennesse, são livres de 17 dos químicos mais nocivos à saúde, como parabenos, sulfatos, cânfora, xileno e tosilamida.

Doenças mais comuns são unha encravada, a onicomicose e unhas frágeis. Além delas, existem doenças inflamatórias ungueais como a paroníquia, inflamação e infecção ao redor das unhas, líquen ungueal, entre outras. .

Pintar as unhas em casa é um sinal claro e importante do autocuidado e para sempre elevar sua autoestima no dia a dia. E não tem muito mistério, basta você seguir o passo a passo que separamos para você começar a pintar as suas unhas em casa, mesmo!

Se a sua unha anda fraca, aposte em produtos fortalecedoras, que tenham ativos como pantetonato de cálcio e vitamina E. Procure esses ingredientes no rótulo – eles podem ser encontrados tanto em um branco claríssimo quanto em um preto punk rock.

"É um mito. A cor não faz com que o esmalte tenha alguma propriedade especial que fortaleça as unhas", explica a médica. De acordo com ela, o que normalmente acontece é um efeito de caráter psicológico, que dá a impressão de que o esmalte escuro deixa as unhas mais fortes.

Mas segundo a dermatologista, “abafar” o dedo não é a melhor solução. “O curativo acaba ficando úmido após a primeira lavagem, o que facilita a proliferação microbiana. A colonização dos fungos ou bactérias leva à piora da inflamação, e a umidade facilita a proliferação”, explicou Flávia Addor.

Ainda segundo a especialista, a hidratação das unhas pode ser feita com hidratantes para as mãos, mas também com hidratantes específicos para unhas e óleos vegetais. É recomendado massagear bem esses ativos nas unhas, de uma a duas vezes por dia.

Não só fungos e bactérias, mas várias doenças, e até o consumo exagerado de alguns alimentos, assim como de alguns medicamentos, e a alteração hormonal durante o ciclo menstrual podem modificar os aspectos das unhas e indicar problemas que precisam ser investigados.

Pode fazer. O uso ininterrupto de esmalte causa ressecamento e enfraquecimento das unhas. O esmalte também é uma das principais causas de alergias ao redor das unhas. Por isso, a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) orienta deixar as unhas sem esmalte ao menos uma semana por mês.