Faz mal requentar comida?

Perguntado por: azaganelli . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.1 / 5 19 votos

O alimento não deve ficar sem refrigeração por mais de 2 horas, para evitar a proliferação de bactérias; Evite requentar o mesmo alimento várias vezes.

Os dados foram coletados em 2021 e revelam que só 41% das pessoas cozinhavam diariamente. Porém, os médicos alertam para os perigos que o consumo excessivo de itens requentados pode trazer para a saúde. “Qualquer alimento que não for refrigerado e requentado adequadamente pode representar um risco à saúde.

Como evitar intoxicação alimentar por alimentos requentados
Evite requentar o mesmo alimento várias vezes e descarte imediatamente qualquer alimento que tenha um odor estranho ou pareça estar estragado.

Arroz. Se estiver guardado em temperatura ambiente ou se ficou mais de duas horas exposto e for requentado, o arroz pode fazer mal à saúde. Guarde sempre na geladeira para que não tenha problemas quando for aquecido novamente, pois, no arroz, as bactérias se proliferam rapidamente, podendo causar intoxicação.

Felizmente para quem precisa de praticidade no dia a dia, essa informação não passa de um mito. De acordo com a própria OMS (Organização Mundial da Saúde), se o aparelho for utilizado de acordo com as instruções do fabricante, não há qualquer perigo ou malefício ao utilizá-lo para esquentar sua comida .

As sobras podem ser mantidas na geladeira por três ou quatro dias. Após esse período, o risco de intoxicação alimentar aumenta. Se não for possível comer as sobras de comida dentro de quatro dias, congele-as imediatamente.

Coloque uma panela com cerca de 2cm de água e deixe ferver, e coloque os alimentos em uma tigela ou panela menor e acomode em cima da panela com água, misture o alimento de tempos em tempos para que o calor se distribua e que tudo fique bem aquecido.

Isso é o que dizem os especialistas. O arroz cozido pode ser contaminado rapidamente. Portanto, os especialistas recomendam mantê-lo na geladeira por apenas 1 a 3 dias.

Os especialistas destacam ainda que o arroz não deve ficar mais do que um dia no frigorífico, deve ser aquecido apenas uma vez e deve aquecê-lo até fumegar, de forma a se certificar de que está bem quente e de que a maioria das bactérias morre.

Passou mal comendo o arroz e o feijão do almoço requentado? Na verdade, o que é perigoso não é o ato de requentar o arroz, mas como ele é cozido e guardado até então.

Quantas vezes posso requentar a mesma comida? A agência britânica recomenda que se requente uma refeição apenas uma vez.

Despeje o arroz em um escorredor de macarrão ou peneira de inox, se o buracos forrem muitos grandes, forre o recipiente com um pano de prato limpo. Coloque em cima de uma panela que tenha de 4 a 5 dedos de água. Deixe no fogo até a água ferver, desta forma o arroz ficará aquecido, úmido e soltinho.

Assim como a carne vermelha e a carne de porco, o frango também tem a maneira certa de requentar para não ficar ressecado. Cada tipo de preparo com frango tem um jeito ideal de ser esquentado, desde o frango cozido ao frango frito.

Confira a seguir os 5 alimentos que devem ser evitados e como substituí-los na dieta:

  • Frituras em óleos vegetais. ...
  • Carnes processadas e embutidos. ...
  • Comida pronta congelada. ...
  • Tempero em cubos e molhos de soja. ...
  • Refrigerantes.

Na categoria de alimentos não saudáveis, estavam os refrigerantes, sucos de caixinha, embutidos, pão de forma, macarrão instantâneo, pizzas, hambúrguer, margarina, batata frita congelada, maioneses, molhos prontos para saladas, salgadinhos de pacote, biscoitos doces, sorvete, cereal matinal açucarado, entre outros.

Não deixe que o arroz fique fora da geladeira por mais de uma hora após ficar pronto ou depois de ser requentado. Se permanecer mais de 2 horas, deve ser descartado.