Faz mal parar de comer carne?

Perguntado por: rpereira2 . Última atualização: 1 de maio de 2023
4.5 / 5 3 votos

A exclusão da carne na dieta não traz prejuízos desde que seja bem orientada e equilibrada na distribuição dos nutrientes. A suplementação de algumas vitaminas como a B12, ômega 3 e vitamina D devem ser introduzidas quando há riscos de deficiências ou até mesmo para fazer prevenção.

proteína de soja texturizada (PTS) seitan (contém glúten) cogumelos. hambúrgueres vegetais à base de shimeji, soja, quinoa, tempeh, okara, grão-de-bico, aveia entre outros.

Risco de morte reduzido
De acordo com o estudo, publicado na revista JAMA Internal Medicine, entre um grupo de 70.000 participantes, os pesquisadores encontraram que indivíduos vegetarianos tinham um risco de morte 12% menor em comparação com os não vegetarianos.

abacate

Se o objetivo é uma pele do rosto linda e hidratada de maneira fácil e rápida, o abacate é o alimento certo. Rico em antioxidantes, vitaminas A, C, E, K e do complexo B, o abacate pode ser usado para repor as vitaminas da pele, tornando-a mais jovem e bonita.

Dieta sem carne pode ser a solução para a prevenção de doenças crônicas e para melhora do bem estar

  • Prevenção do câncer.
  • Perda de peso.
  • Saúde cardiovascular.
  • Prevenção da diabete.
  • Menos inflamação.
  • Melhora para o meio ambiente.

Nutricionista explica que nutrientes dos ovos e dos peixes são opções que podem substituir a carne vermelha.

Para saber se sua alimentação apresenta déficit de proteínas, você pode ficar atento a alguns sintomas como: fragilidade e perda de cabelo, linhas nas unhas (mãos e pés), pigmentação reduzida no couro cabeludo, pele escamosa, dores musculares, má cicatrização de feridas e edema (acúmulo anormal de líquido).

Cereais. Os cereais como aveia, quinoa, milho, amaranto, arroz, centeio e trigo são alimentos que substituem a carne de forma eficiente. São boas fontes de proteína e de vitaminas do complexo B, além de ferro e fibras.

“Quando diminuímos o consumo da carne e substituímos por alimentos de origem vegetal, a densidade de alimentos aumenta enquanto a de calorias diminui, resultando em um consumo calórico menor. Isso pode auxiliar no processo de emagrecimento”, explica. Não é necessário abolir a carne vermelha da sua dieta.

A carne é rica em proteínas
Ingerir uma quantidade boa de proteínas ajuda de diferentes maneiras, como reparar e fazer ossos, pele e cartilagem. Além disso, uma quantidade de proteína suficiente ajuda a construir e manter a massa muscular magra – que está associada à longevidade.

Carnívoros e até mesmo vegetarianos correm risco de vida maior em relação aos que seguem uma dieta vegana – a qual exclui todo produto de origem animal.

“Ela (carne) é o único alimento que tem os aminoácidos essenciais à nossa alimentação. Isso sem falar que é rica em vitaminas do complexo B, principalmente a B12, (presente nas carnes vermelhas), a D, além de nutrientes como ferro e zinco. Logo, ao substitui-las será necessário um aporte maior de vegetais”, explica.

Alimentos como arroz, feijão, e carnes levam, em média, três horas para serem digeridos pelo nosso organismo. E, ao contrário do que costumávamos a ouvir, a carne suína tem o mesmo período de digestão que a carne bovina e o frango. A exceção fica por conta da carne de peixe, que é digerida em uma hora.

  1. Mantenha a hidratação em dia. Não é segredo que, para a sua pele ficar bonita e brilhante, é muito importante mantê-la hidratada. ...
  2. Use sabonetes adequados para o seu tipo de pele. ...
  3. Faça uma esfoliação uma vez por semana. ...
  4. Use protetor solar diariamente. ...
  5. Evite espremer os cravos e espinhas. ...
  6. Beba bastante água todos os dias.

O frango é menos prejudicial que a carne vermelha e o peixe também pode contribuir para uma dieta saudável. Ninguém tem que abrir mão completamente da carne e dos produtos animais para permanecer saudável.

A carne vermelha não é essencial para nossa alimentação
Isso mostra também que existem sim dietas vegetarianas ou veganas que não têm problemas com falta de nutrientes. Por ser uma rica fonte de proteína e ferro, é claro que a carne faz falta para o organismo, mas esse déficit pode ser suprido de outras formas.

Frango, ovos e vegetais são opções para substituir a carne bovina.

Ovos são produtos de origem animal, mas se diferem da carne por conta da sua origem biológica. O que conhecemos como “carne” é o que corresponde às estruturas do corpo de um animal, como a pele, os tecidos, a gordura, os órgãos e outros. Os ovos, apesar de virem do animal, não fazem parte desse grupo.

A Organização Mundial de Saúde recomenda o consumo de 100 g de carne por dia. Para trocar a carne por feijão e retirá-la da alimentação são necessários o consumo de 7 colheres de sopa de leguminosas (feijão, grão-de-bico, ervilha, lentilhas, entre outras) ao dia.

De acordo com o levantamento obtido pelo G1, depois do frango (57%), as fontes de proteína mais consumidas pelas pessoas que responderam à pesquisa são: ovo (19%), peixes, exceto salmão (15%), cortes menos nobres de boi (14%) e porco (6%).