Faz mal o bebê dormir com ventilador?

Perguntado por: aibrahim . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.8 / 5 9 votos

Não tem problema deixar seu pequeno dormindo com o ventilador ligado, mas deve-se ficar atento ao tempo de exposição. O segredo é seguir as regras citadas acima e deixar o vento ainda mais fraco que o normal, evitando o ressecamento da pele e dos olhos.

Sim, com certeza! O ventilador pode ser usado em bebês e crianças, apenas direcione o vento de forma que ventile o ambiente e evite o vento direto no bebê.

A exposição ao vento também pode enfraquecer o sistema imunológico, deixando a pessoa vulnerável à entrada de vírus e bactérias. Quem sofre de problemas respiratórios, como asma e bronquite, precisa ter ainda mais cuidado, já que o ventilador pode ser um verdadeiro “pulverizador” de ácaros e poeira.

O bebê recém-nascido pode pegar vento contanto que esteja bem agasalho e protegido.

A moleira do bebê é uma parte sensível, e esses acessórios não podem apertar essa região.

Os pais podem deixar ele dormir só de fralda mesmo durante à noite. Para fazer com que as dormidas sejam mais tranquilas, os pais podem colocar no quarto do bebê um ventilador voltado para a parede para refrescar o ambiente. O uso de ar-condicionado também é permitido desde que tenha uma boa manutenção de filtro.

Qual a temperatura normal de um bebê dormindo? Os pais também se preocupam muito com a temperatura do bebê durante o sono. Essa temperatura ideal é a mesma quando o bebê está acordado ou dormindo. Segundo a OMS (Organização Mundial da Saúde), a temperatura normal de uma criança está entre 36°C e 37.7°C.

O truque é posicionar o ventilador de mesa para o lado da janela, como explicamos no tópico anterior, para que ele jogue o ar quente para fora. Ao mesmo tempo, coloque o ventilador de teto na função exaustor, para que ele puxe o ar quente para cima, em vez de deixá-lo circulando dentro do quarto.

Além de comprometer e debilitar o funcionamento das vias aéreas, o ventilador ainda faz com que sua pele fique seca. O vento causa ressecamento devido ao ar seco, podendo se agravar até para alguns problemas dermatológicos, tais como: psoríase, dermatite seborreica e a dermatite atópica.

Os sintomas mais comuns de alergia respiratória devido ao ar condicionado ou ventilador são dificuldade para respirar, sensação de garganta arranhada, tosse constante e nariz ressecado.

Para que você tenha uma de noite agradável de sono, o ideal é deixar o aparelho em um local que não fique muito próximo da cama e mais elevado, de preferência, perto do teto. Pois assim ele irá refrescar o quarto todo. E se você se incomoda com o barulho, pode optar por aparelhos que são mais silenciosos.

Isso acontece devido às partículas disseminadas pelas pás do ventilador no ambiente. Não significa que a casa esteja suja, mas algumas partículas estão no ar e são impulsionadas pelo vento. Esse é o caso da poeira, pólen, ácaros e outros.

Diferença nenhuma faz entre ventilador ou ar para interferir no sono. Porém, se estiver muito calor e o ventilador não estiver aguentando. Possivelmente pode mexer com o seu sono. Por outro lado Ar condicionado traz um ambiente mais tranquilo, tudo indica que irá dormir melhor.

Isso explica porque algumas pessoas conseguem pegar no sono mais rápido se houver barulho do ventilador, do ar condiciona e até mesmo da tv ligada. Portanto, aproveite esse som para dormir mais profundo e sem interferências dos ruídos da vizinhança.

Para saber se o bebê está com frio, os papais devem sentir a temperatura do bebê tateando a pele pelas seguintes partes: Barriga, Peito e Costas, dessa forma poderá aferir se a pele está fria. Se engana quem acredita que verificar a temperatura dos bebês por meio das mãos e nos pés é o recomendado.

28 dias

O bebê é considerado recém-nascido durante o período neonatal, que vai do nascimento até completar 28 dias.