Faz mal não ter amigos?

Perguntado por: amartins . Última atualização: 1 de maio de 2023
4.9 / 5 5 votos

Não ter amigos pode ser tão perigoso para a saúde como fumar ou consumir álcool em excesso, diz um estudo de cientistas americanos publicado no site da revista "PLoS Medicine". Estudos demonstraram que as pessoas solitárias morrem antes daqueles que se relacionam mais com amigos.

Sim, ter amigos é fundamental para viver uma vida mais saudável e até mais longa —e há inúmeros estudos a respeito disso.

Isso se deve a uma diversidade de fatores, como o crescimento das interações digitais, a ansiedade social e as pressões sociais. As amizades verdadeiras afastam esse sentimento, que não pode ser subestimado. Caso contrário, pode acarretar depressão, ansiedade e outras condições de saúde mental.

A amizade é um dom de Deus para nós. Assim já dizia a palavra de Eclesiastes em 6,14 “Um amigo fiel é uma poderosa proteção: quem o achou, descobriu um tesouro.”. Quantas vezes pessoas cruzam nosso caminho e não entendemos tão bem, não é?

Esse universo de 28% é composto por 14% que dizem não ter amigos e outros 14% que relatam ter apenas 1. O número de brasileiros que não têm amigos aumentou no último 1 ano e meio. Em setembro de 2021, no meio da pandemia de coronavírus, a taxa era de 9%.

Os adolescentes têm dificuldade para fazer novos amigos porque não têm certeza de quem é confiável depois de uma traição. Eles sentem que as redes sociais são, ao mesmo tempo, uma benção e uma maldição para que possam se relacionar.

8 maneiras de fazer mais amigos

  1. Esteja disposto a conhecer pessoas novas. A primeira dica é a mais importante! ...
  2. Seja você mesmo. ...
  3. Saiba que tipo de pessoas te fazem bem. ...
  4. Conheça lugares novos. ...
  5. Faça coisas que você ama e desenvolva hobbies. ...
  6. Demonstre que se importa. ...
  7. Ouça a outra pessoa. ...
  8. Mantenha contato.

Seis aplicativos para conhecer pessoas novas online e fazer...

  1. Patook.
  2. Slowly.
  3. MeetUp.
  4. MeetMe.
  5. Yubo.
  6. Ablo.

As amizades vitais — aquelas pessoas com quem pode rir, chorar, contar a sua vida e abraçar — são as que têm um maior impacto tanto na saúde como na felicidade. Segundo Robin Dunbar, um psicólogo evolucionista da Universidade de Oxford, cada pessoa precisa de três a cinco destas amizades para melhorar o seu bem-estar.

Aquela pessoa que sempre tem comentários negativos sobre qualquer coisa. Pode ser que ela também faça fofocas e tenha algo ruim para falar de outros amigos, trazendo mal entendidos para o grupo. Esse comportamento pode ser um disfarce para inveja.

150 pessoas

O limite das relações humanas é determinado pela biologia. O ser humano tem capacidade de manter uma rede de amizade composta por, em média, 150 pessoas. Conhecido como “número de Dunbar”, ele foi estipulado, na década de 90, pelo antropólogo inglês Robin Dunbar.

Embora a sociedade e as outras pessoas possam tentar ditar o contrário, não há nada errado em preferir passar o tempo na própria companhia — ser quieto, introvertido e reservado é perfeitamente normal.

A psicóloga atribui isso à compreensão que a maturidade pode trazer de que o fim de uma amizade é um processo normal das relações humanas. Depois dos 30, pode ficar mais fácil entender que as pessoas mudam e, junto com elas, as amizades mudam também. E aquelas relações que antes faziam sentido podem deixar de fazer.

Amizade verdadeira é aquela que existe entre pessoas, entre pessoas e animais, onde um pode confiar no outro acima de qualquer coisa. Amizade verdadeira é aquela que ambas as partes preocupam-se e zelam pela outra pessoa, independente da situação, do momento.

Isso é o mais importante, tanto que podemos dizer que a verdadeira amizade é aquela que leva a Cristo. Todas essas “dicas” se resumem naquilo que disse e depois fez Jesus: “Ninguém tem maior amor do que o que dá a vida pelo seu amigo”. E continua: “Vós sereis meus amigos se fizerem o que eu mando”.

Um amigo fiel é uma poderosa proteção: quem o achou, descobriu um tesouro. Nada é comparável a um amigo fiel, o ouro e a prata não merecem ser postos em paralelo com a sinceridade de sua fé. Um amigo fiel é um remédio de vida e imortalidade; quem teme ao Senhor, achará esse amigo.

Quando Deus criou os amigos, ele fez um ser em que podessimos confiar sem receio, um ser que nos compreendesse e nos amasse da forma que somos, com todos os nossos defeitos e qualidades, pois quem é amigo nunca vê defeito no outro e se houver algo que não goste encara como uma qualidade que ele apenas não entende...

Seja compassivo consigo mesmo.

  1. Lembre-se de que a sensação de solidão é apenas isso, uma sensação. Ela não compõe a sua identidade.
  2. Pense em como trataria uma pessoa importante para você se ela estivesse sofrendo e trate-se do mesmo modo. ...
  3. Congratule-se sempre que possível.