Faz mal não peidar?

Perguntado por: lveloso . Última atualização: 20 de janeiro de 2023
4.5 / 5 20 votos

O acúmulo de flatulências pode provocar dores agudas e distensões na região abdominal. Por isso, é importante, sempre que possível, não segurar pum. Em situações delicadas, onde a flatulência pode gerar constrangimentos, o ideal é ir até o banheiro mais próximo e atender às necessidades do organismo.

Alguns cuidados com a alimentação são importantes para evitar o acúmulo de gases e seus sintomas. “Existem alimentos que causam mais intolerância alimentar e flatulência que podem ser evitados, como grãos, couve, ovo, repolho e brócolis. Até o leite e o trigo podem causar flatulência”, afirma Mônica.

Os gases também podem ser eliminados mais facilmente com massagem abdominal, que consiste em movimentos circulares, de cima para baixo, como se estivesse tentando eliminá-los para fora do corpo. Ingerir bastante água também ajuda, assim como tomar chá de erva-cidreira com funcho ou remédios com efeito laxante.

De acordo com a Sociedade Brasileira de Motilidade Digestiva e Neurogastroenterologia (SBMDN), o ato de soltar gases pelo corpo é algo natural e necessário para todo ser humano. O acúmulo de flatulências pode provocar dores agudas e distensões na região abdominal.

O pum faz parte da digestão humana e continuará fazendo, quanto a isso, não há o que fazer.

Na grande maioria dos casos, o excesso de gases intestinais não indica nenhuma doença, não importando se há ou não odor forte. Os sinais de gravidade estão na presença de outros sintomas associados, como perda de peso, diarreia crônica, anorexia, anemia, sangramentos e dor abdominal.

Quais são os sintomas de gases?

  • Distensão abdominal, barriga inchada ou estufada;
  • Mal estar geral;
  • Dor abdominal em forma de pontadas;
  • Flatulência;

Um exercício simples para eliminar gases intestinais é se deitar de barriga para cima e puxar as pernas contra a barriga com os joelhos completamente flexionados, abraçando e puxando as pernas contra o abdômen. Pode fazer um movimento de balanço, com as pernas abraçadas, para ajudar ainda mais na eliminação dos gases.

Pode ocorrer ainda quando se ingere ar pela boca, excesso de fibra, carboidratos não digerido pelo estômago, carne e alimentos muito ricos em proteínas. Outros fatores como genética e má alimentação podem também levar à flatulência.

Deite com a barriga para cima sobre um colchonete, com as pernas esticadas. Em seguida, dobre uma de suas pernas em direção ao abdome, abraçando-a. Conte até 15 e repita o movimento com a outra perna. Esse exercício também pode ser realizado pelas mães em bebês que estejam com gases.

Assim, torna-se ilegal peidar em público. Sendo assim, emitir gases em público deixa de ser uma situação deselegante e passará a ser considerado crime. Quem desobedecer, terá um registo criminal por flatulência.

Cheirar pum faz bem para saúde e aumenta expectativa de vida, diz estudo. Uma pesquisa realizada na Universidade de Exeter, na Inglaterra, descobriu que os puns – sim, aqueles gases com cheirinho desagradável – ajudam a combater doenças e prolongar a vida de uma pessoa.

Ou seja, em meio a bactérias totalmente “personalizadas”. São elas, inclusive, que tornam nossos próprios cheiros diferentes do demais e reconhecíveis ao nosso olfato. Ou seja, por se tratar de você mesmo, esses gases, por mais podres que sejam, parecem mais suportáveis.

Os gases são formados a partir da digestão dos alimentos ingeridos. Eles são fermentados quando absorvidos pelas bactérias da flora intestinal para serem posteriormente liberados. A quantidade de gases que um indivíduo possui no intestino varia entre 100 e 200ml e o número de eliminações diárias é de cerca de 20 vezes.

Contudo, a quantidade real de gás que você expele varia e é difícil para os médicos darem um número exato. É normal soltar gases de 10 a 20 vezes por dia. E isso não muda de acordo com o gênero, homens e mulheres na faixa do normal soltam gases na mesma proporção.

A distensão de alças intestinais ou gástrica pode levar dor e consequente liberação de adrenalina por exemplo que é capaz de provocar a palpitação !

Continuar lendo Como peidar mais fácil?