Faz mal não comer de manhã?

Perguntado por: afrutuoso . Última atualização: 31 de janeiro de 2023
4.3 / 5 15 votos

Pesquisas mostram que não ingerir a refeição matinal diminui a função cognitiva e a capacidade de concentração”, afirma Adriane. Fora o baixo rendimento, não tomar o café da manhã pode causar ganho de peso.

Diversos estudos já mostraram os benefícios do desjejum tanto para a saúde mental quanto para absorver os nutrientes necessários ao corpo. Além disso, pular o café da manhã foi, por muito tempo, associado a uma estratégia de emagrecimento, mas tal prática também já foi desmistificada pelos especialistas.

Com a harmonia entre nutrientes essenciais e energia, ele oferece o que nosso corpo precisa para trabalhar bem, garante o bom humor pela manhã e a disposição para os exercícios. E ainda, como melhora a atenção e a concentração, favorece seu trabalho e seus estudos.

Caso você fique 24 horas sem comer, por exemplo, o organismo ficará em cetose durante muito tempo - portanto, atenção! Obs.: Caso o processo de cetose ocorra por muito tempo, o sangue pode ficar ácido demais (por conta dos corpos cetônicos), acarretando problemas mais graves.

Já pensou conseguir perder peso em apenas três dias? É a promessa das dietas de 72 horas, que levar as pessoas a perderem até dois quilos nesse período de tempo. Nesses dias, a pessoa pode seguir uma dieta de menos de mil calorias diárias e é essa restrição que trará perda de peso.

O café da manhã ganhou o título de refeição mais importante do dia na década de 1960, depois que a nutricionista americana Adelle Davis sugeriu que, para manter a forma e evitar a obesidade, deve-se “tomar café da manhã como um rei, almoçar como um príncipe e jantar como um mendigo. ”

Pelo contrário, pode causar sérios danos à saúde humana. Diante disso, parar de tomar café, substituindo-o por opções mais saudáveis, é a melhor alternativa para preservar o bom funcionamento do seu organismo. Ter dificuldades para dormir é apenas uma das consequência causadas pela cafeína.

Se na primeira refeição, você come açúcar, refinados ou coisas cheias de corantes e conservantes, seu corpo vai começar o dia absorvendo substâncias não adequadas. Esta é a importância de escolher bem os alimentos da primeira refeição do dia – explica a nutricionista.

Bolos, geleias, chocolates e outros alimentos ricos em açúcar são altamente prejudiciais para o organismo em especial quando consumidos no café da manhã. Assim como o suco, também aumentam muito a carga glicêmica, favorecendo que o organismo absorva e retenha a gordura em vez de usá-la como fonte de energia.

O que pode engordar é a qualidade do jantar. Muitas pessoas não têm o hábito de realizar jantares leves, de fácil digestão. Consomem alimentos gordurosos, ricos em carboidratos refinados e gorduras ruins, como pizza, lanches”, explica.

O café da manhã é a principal refeição do dia. Após o jejum da madrugada, quando estamos dormindo, a reposição de energia é fundamental para termos forças e disposição para aguentarmos bem o restante do dia.

O recomendado é realizar o café da manhã até 2 horas depois de despertar. Não precisa ser uma grande refeição, o importante é ter uma porção de nutrientes que estimule o metabolismo e alimente as diversas funções específicas do organismo.

Na fase extrema da fome o metabolismo já não trabalha como antes, passando a trabalhar de forma bastante lenta, comprometendo o funcionamento de todos os órgãos e impedindo a produção de substâncias importantes como os hormônios e as enzimas. Não havendo mais recursos para satisfazer a fome, o indivíduo chega à morte.

"Comer de 3 em 3 horas acelera o metabolismo, pois cada vez que ingerimos algum alimento, o corpo gasta energia para digeri-lo - o que também leva a um gasto calórico - e faz com que a atividade dos intestinos seja intensa e regular", explica Caroline.

Você não precisa passar fome para emagrecer
Passar fome, literalmente não vai te ajudar a emagrecer da forma que você deseja, por alguns motivos bem simples: Quando estamos com fome, tendemos a comer alimentos menos saudáveis; E o nosso corpo começa a absorver o que não deveria.

Algumas dicas de como perder a gordura abdominal envolvem a ingestão de chá verde, a prática regular de exercícios físicos, uma alimentação balanceada e saudável, inclusive com alimentos ricos em fibra e termogênicos, além da realização de massagens na barriga com cremes redutores.

Após 7 dias, o corpo começa a se acostumar com as mudanças, entrando numa rotina e reduzindo o desejo por lanches e beliscos. Neste momento, fica mais fácil seguir com escolhas saudáveis.

Para Adriana Ávila, a resposta para essa pergunta está no equilíbrio de todas as refeições. "Todas as refeições são importantes e necessárias para fornecermos os alimentos e consequentemente os nutrientes necessários.

A maioria das dietas recomenda seis refeições por dia: o desjejum, a colação, o almoço, o lanche, o jantar e a ceia. Em um dia com oito horas de sono, isso implica em comer a cada três horas.