Faz mal mastigar gelo?

Perguntado por: esales . Última atualização: 2 de fevereiro de 2023
4.5 / 5 5 votos

Mastigar gelo inadvertidamente é um hábito bastante comum, especialmente durante os meses quentes de verão. Infelizmente, como muitos outros alimentos duros, o gelo pode prejudicar os dentes, o esmalte dentário e a gengiva. A Associação Americana de Odontologia sugere que o hábito de mastigar gelo deve ser evitado.

Uma boa opção para quem quer parar de mastigar gelo é substituir o hábito por morder uma maçã ou cenoura, por exemplo. Isso ajudará ao paciente a saciar o prazer da crocância.

Estudos mostram que ao mastigar gelo as pessoas sentem alívio imediato, mesmo sem ter consciência da carência de ferro no sangue. É importante notar que a vontade de comer gelo isolada não indica anemia.

Se você tiver certeza de que o gelo foi feito com água potável, tudo bem. Aproveite. Se não tiver certeza, melhor não arriscar. Algumas bactérias podem ficar “escondidas” na água que virou gelo.

Comer gelo faz mal?

  • Tente saber a procedência da água. Se você tiver certeza de que o gelo foi feito com água potável, tudo bem comer gelo. Aproveite. ...
  • O gelo é duro. Muito duro. ...
  • Gelo refresca. Mas algumas pessoas tem uma sensibilidade maior na região da garganta e ficam mais suscetíveis à inflamação.

Pode parecer estranho, mas usar o gelo ajuda também a reduzir a gordura abdominal. Isso porque sua temperatura baixa em contato com o corpo — que tem temperatura mais alta — faz a gordura queimar mais rapidamente.

Comer neve para evitar a desidratação é um mito de sobrevivência que não pode ser levado a sério, e que pode inclusive provocar a morte. Algumas fontes afirmam que comer a neve ajuda a saciar a fome, mas na verdade ela pode baixar a sua temperatura corporal. Podendo até mesmo levar a hipotermia.

As mulheres podem comer mais do que cubos de gelo durante o trabalho de parto sem correr riscos de complicações, de acordo com uma nova revisão feita a partir de estudos anteriores.

Qual é o tratamento da Pagofagia? Antes de mais nada, devemos conceituar o termo “pagofagia”. Pagofagia é a necessidade obsessiva de comer gelo e é um sintoma que pode estar presente na Anemia Ferropriva. Daí o tratamento ser “ferro”.

A deficiência de ferro geralmente resulta da perda de sangue em adultos (incluindo sangramento da menstruação) mas, em crianças e gestantes, pode resultar de uma dieta inadequada. A anemia se desenvolve, fazendo com que as pessoas fiquem pálidas e sintam-se fracas e cansadas.

As anemias podem ser causadas por deficiência de vários nutrientes como ferro, zinco, vitamina B12 e proteínas. Porém, a anemia causada por deficiência de ferro, denominada anemia ferropriva, é muito mais comum que as demais (estima-se que 90% das anemias sejam causadas por carência de ferro).

Para remover os gelos que ficam grudados (e são mais difíceis de tirar), a melhor dica é usar uma espátula de plástico, que é bem prática e não danifica o interior do seu freezer. Um erro grave que muita gente comete é usar faca de cozinha para raspar o gelo.

Boa parte dos cristais de gelo que se formam no congelador vem da umidade nos sacos de alimentos congelados. Sendo assim, você pode remover o ar na hora de guardar para reter essa umidade nos produtos em si — impedindo que ela escape e cristalize em volta.

Ao atingir a temperatura de 0 grau Celsius, a água em estado líquido passa para o estado sólido. Ou seja, ela vira gelo! É o que acontece quando colocamos água em temperatura ambiente no congelador. Outros exemplos de água em estado sólido são a neve e as geleiras, que se formam naturalmente.

Mas o perigo é que o gelo nem sempre é só água congelada. O congelamento não é suficiente para eliminar todos os possíveis micro-organismos que podem ser prejudiciais à saúde. Por isso o gelo para consumo tem que ser feito com água tratada e filtrada e conservado em sacos fechados.