Faz mal ler muito?

Perguntado por: eevangelista . Última atualização: 28 de fevereiro de 2023
4.7 / 5 4 votos

Segundo um estudo feito pela American Academy of Ophthalmology, as pesquisas realizadas revelam que a leitura prolongada pode não apenas acarretar, mais também intensificar os sintomas da “síndrome do olho seco”.

Ler estimula o raciocínio, ativa o cérebro, aumenta a imaginação, melhora o vocabulário, desenvolve o pensamento crítico, combate o estresse, dá um gás motivacional, amplia criatividade, estimula a capacidade de concentração e o leitor transforma a sua escrita.

Ler diariamente também contribui para desenvolver a escrita e melhorar o raciocínio, ao mesmo tempo em que aumenta a capacidade de concentração. Procure otimizar o seu tempo e aproveitá-lo para colocar a leitura em dia.

Amplia o repertório de vocabulário
Além de todos os benefícios para o cérebro, a leitura ajuda a desenvolver as capacidades ligadas ao aprendizado, pois amplia nosso vocabulário, nos faz relembrar regras de ortografia e gramaticais, favorece a melhora da escrita e auxilia no desenvolvimento do nosso senso crítico.

Popularmente, denominamos de "bibliófilo" aquele que costumar ler com muita frequência.

A leitura silenciosa é muito mais efetiva do que ler o texto em voz baixa. Isso se deve ao fato de que, quando você está lendo em voz alta, faz com que o seu cérebro gaste um tempo maior para assimilar a informação.

Considerando a velocidade média com a qual alguém diz 300 palavras por minuto, um leitor leva cerca de um minuto para terminar uma página. Portanto, para ler um livro de 300 páginas por dia, o leitor médio deveria reservar 35 horas semanais.

Quantas páginas dá para ler em uma hora? Enquanto um leitor mais lento lê apenas 30 páginas por hora, uma pessoa média consegue ler cerca de 40 páginas por hora. As estatísticas mostram que os leitores mais rápidos conseguem ler 50 ou 60 páginas em uma hora.

Amplia o vocabulário e melhora a escrita. Contribui para a redução da ansiedade e do estresse. Exercita a memória e ativa regiões do cérebro responsáveis por funções cognitivas, ajudando a prevenir doenças neurodegenerativas. Promove o relaxamento e melhora a qualidade do sono.

Pesquisas científicas provam que pessoas que leem mais possuem um vocabulário maior e mais rico, além de terem melhores habilidades verbais, como fala e escrita. O fato de você ler mais faz com que você tenha um maior vocabulário e saiba como utilizar melhor as palavras.

Antes de dormir, a leitura prepara o organismo para dormir, por meio da diminuição dos batimentos cardíacos e dos níveis de atividade cerebral. O resultado dessa combinação é uma sensação de bem-estar e relaxamento.

O termo faz alusão à ressaca que sentimos após uma bebedeira alcóolica, e caracteriza o período de tempo que um leitor, por mais apaixonado que seja, não consegue ler livros.

O hábito da leitura passa a ter ares de vício quando a pessoa transfere a sua vida para a leitura apenas. Não sai mais com amigos, não conversa com a família, não vê diversão senão através da alegria vivida pelas personagens.

A Índia encabeça a lista, com uma média de 10,7 horas semanais de leitura por habitante. Em seguida temos a Tailândia (9,4 horas semanais), China (8h), Filipinas (7,6h) e Egito (7,5h). O Brasil aparece em 27º, com uma média semanal de 5,2 horas de leitura por habitante.

“A leitura favorece a melhora da escrita, expande o vocabulário, trabalha a criatividade e auxilia na formação do senso crítico (capacidade de reflexão sobre algo)”, afirma. Segundo ela, não há um tempo diário específico a ser dedicado à leitura para que as habilidades sejam desenvolvidas.

“Quem lê mais, aprende mais!”. Este é o nome de um projeto que está sendo desenvolvido pela Prefeitura de Araçatuba, por meio da Secretaria Municipal de Educação, cujo objetivo é incentivar a leitura entre os estudantes da rede municipal de ensino.

Tem uma estante cheia de livros que nunca leu, mas sente sempre alguma dificuldade em escolher o livro que vai ler a seguir. Os seus amigos recusam-se a ir consigo ver um filme que foi adaptado de um livro. Visita a livraria com uma lista de livros que quer comprar; sai de lá com uma lista ainda maior.

Logo, embora possa parecer mais trabalhoso ou até mesmo perda de tempo, estudar fazendo anotações à mão no papel é um dos melhores hábitos, comprovado por estudos, para memorizar, compreender e melhorar a linguagem.