Faz mal jogar antes de dormir?

Perguntado por: asoares . Última atualização: 20 de fevereiro de 2023
4.8 / 5 10 votos

Pesquisadores concluíram que jogar games estimulantes antes de dormir leva a um menor autorrelato de sonolência antes de ir para a cama e diminui o sono REM. Essa alteração do sono pode gerar fadiga, estresse e o surgimento de dores crônicas.

Além do surgimento de problemas físicos: postura inadequada, problemas de audição (já que muitos jogam com fones de ouvido no volume muito alto), irritação dos olhos (por conta da luminosidade). Quando o jogo se torna um vício, ele pode causar vários problemas em seus usuários (Figura 4).

Um dos principais malefícios do videogame está relacionado ao tempo gasto na frente de uma tela. É comum que os seus praticantes desenvolvam o hábito de dedicar horas aos jogos, prejudicando as suas outras atividades diárias. Uma das consequências mais frequentes é a obesidade — fator muito comum entre os gamers.

Hardcore gamer:Uma pessoa que passa a maior parte do seu tempo de lazer jogando, e como consequência do grande tempo passado jogando, muitas vezes no nível difícil ou mais difícil, esses tipos de gamers ficam muito proficiente em jogar os jogos.

Segundo o estudo, quando jogamos nosso cérebro é bombardeado com uma onda de dopamina, o problema é que isso faz com que o órgão produza menos neurotransmissores e “desligue” o córtex pré-frontal, área relacionada aos julgamentos, tomadas de decisões e autocontrole.

A Igreja não é contra os videogames, mas pede aos jovens que sejam sensatos em sua escolha de jogos e no total de tempo que gastam com eles.

Depende de vários fatores, mas em média, jogar de 2 a 3 horas por dia é saudável, segundo especialistas. Saber o tempo ideal para videogame depende de várias questões.

O horário com jogadores mais saudáveis tende a ser o periodo da manhã. Já o pico dos jogadores tóxicos/infantis, é no final da tarde. Portanto, lembre-se, ter jogadores ruins no seu time não é um problema.

Os videogames podem viciar pela liberação excessiva de dopamina, neurotransmissor associado ao prazer.

Ser uma criança que joga videogame pode resultar em benefícios para o cérebro. Essa é a conclusão de um estudo publicado no Journal of the American Medical Association (JAMA), que identificou "desempenho cognitivo aprimorado" entre os que são adeptos dos games.

No entanto, o game The Hidden and the Unknown, que fez sua estreia no dia 23 de janeiro, quebra qualquer limite ao custar nada menos que R$ 5.390,99 — o que faz dele o novo jogo mais caro de toda a loja.

Duas horas de videogame por semana pode ser benéfico, mas jogar nove horas semanais já pode ser associado a problemas de conduta e menos habilidades sociais, segundo um estudo feito por pesquisadores do Hospital do Mar e do Instituto de Saúde Global (ISGlobal) de Barcelona.

O primeiro passo no tratamento para vício em jogos online é o diagnóstico adequadamente efetuado mediante avaliação profissional de um psiquiatra, que indica a melhor prática a ser seguida. Normalmente, os principais tratamentos estão voltados à psicoterapia, e podem ser feitos em clínicas especializadas.

A questão é jogar com moderação. Não exagere no tempo em frente às telas e mantenha sua saúde física e mental. Além disso, o videogame não pode ser motivo para você dormir mal, deixar de fazer exercícios e comer besteiras.

Games do tipo geram descarga de adrenalina no organismo. Hoje, os jogos emulam uma situação de realidade, com passagens que podem fazer o 'coração disparar'. O stress causado pelos jogos, em alguns casos, pode ser comparado ao de situações mais extremas do cotidiano, como sofrer um assalto ou um acidente”.