Faz mal ingerir gorgulho?

Perguntado por: iteles3 . Última atualização: 17 de janeiro de 2023
4.7 / 5 8 votos

Por incrível que pareça, a ingestão de carunchos não faz mal à saúde. Eles são considerados pragas porque danificam alimentos, mas não causam doenças nem intoxicação a seres humanos. Portanto, se você os encontrar em alguma comida, não precisa jogar tudo fora.

O gorgulho pode ser prejudicial em diferentes culturas e ataca na forma de larva, assim como na fase adulta. Ele faz parte de uma grande família de insetos com características bastante particulares, como o rosto afinado.

Portanto, se você identificar uma infestação de carunchos no alimento, o melhor a fazer é descartar esse produto. Ele pode, sim, fazer mal à saúde.

Os gorgulhos podem ser atraídos para sua casa se pedaços de comida, como farinha, cereal derramado ou grãos de arroz, estiverem espalhados pela despensa. Mantenha as prateleiras limpas para que não haja nada que possa atrair os insetos.

- Não jogue fora na mesma hora o produto infestado. Congele-o por 24 horas antes de dispensá-lo para matar os bichinhos e quebrar o ciclo de vida deles, evitando a sua dispersão.

Como evitar bicho no arroz cru?

  1. Armazene o arroz cru em um pote de vidro hermético. A primeira coisa que você precisa fazer é armazenar o arroz cru em um pote de vidro hermético. ...
  2. Limpe os potes e a despensa com vinagre branco, água quente e detergente. ...
  3. Espalhe cravos-da-índia pela despensa.

Caruncho, carcoma, ou gorgulho, em Portugal; é a designação comum a diversos insetos coleópteros pentâmeros que pertencem à família Bruchidae. Por serem fitófagos, alimentam-se, por exemplo, de cereais e feijão armazenados, reduzindo-os a pó, razão por que são considerados insetos daninhos.

Com exceção da farinha, alimentos como macarrão, arroz e feijão podem ser lavados e enxaguados em uma mistura de água com uma colher de água sanitária. Espere secar e guarde de volta, em recipientes herméticos.

As fêmeas põem entre 36 e 254 ovos. Normalmente, um ovo é depositado dentro de cada grão. Todas as fases de larva e pupa ocorrem dentro do grão. As larvas alimentam-se do interior do grão até à pupação, após a qual abrem um buraco e emergem.

Segundo especialista, bichinhos não afetam a saúde; principal causa da sua aparição nos alimentos é o armazenamento em longo prazo. Seja no arroz, na farinha ou no feijão, é comum abrir um pacote e se deparar com eles.

O caruncho do milho destaca-se entre os principais insetos-pragas de grãos e sementes armazenadas e o principal método de controle é o expurgo com produtos químicos fumigantes.

Para prevenir uma infestação, mate o gorgulho mesmo antes deste nascer. Para tal, coloque a embalagem no congelador por pelo menos três dias logo após a compra.

Fora isso, não existem riscos à saúde e nem possibilidades de intoxicações ou qualquer outro problema digestivo. Portanto, não faz mal comer feijão com caruncho. Desde que, é claro, você elimine as pragas e os grãos comprometidos e cozinhe apenas os grãos que estão bons. O caruncho pode atacar uma série de alimentos.

COMO EVITAR:Depois de abertos, guarde os alimentos hermeticamente fechados, coloque uma folha de louro dentro do pote para afastar caruncho/gorgulho/brocas. Mantenha os armários da despensa sempre limpos, sem alimentos derramados nas prateleiras.

Considerada uma das pragas mais incidentes na cultura de arroz irrigado, o Gorgulho aquático ou bicheira do arroz (Oryzophagus oryzae) ataca as raízes do arroz.

Guarde sempre na geladeira para que não tenha problemas quando for aquecido novamente, pois, no arroz, as bactérias se proliferam rapidamente, podendo causar intoxicação. Uma bactéria muito comum em arroz é a Bacillus cereus, que é morta em contato com o calor quando requentada.

Em virtude do calor, umidade e condições de armazenamento as infestações ocorrem no processo de distribuição. As larvas/gorgulhos presentes no ambiente de armazenagem perfuram as embalagens migrando de um produto para outro, ocasionando assim as infestações cruzadas.

A geladeira pode ser utilizada para armazenar feijão, sem risco de que o alimento estrague ou mofe, por exemplo. Para isso, coloque os grãos em um saco plástico bem fechado e guarde na gaveta localizada na parte inferior da geladeira.

Descrição: São insetos que podem ser encontrados nas principais regiões do Brasil. A maior preocupação deve ser com as larvas, uma vez que os adultos não causam prejuízos. Sintomas: As larvas atacam as vagens que se encontram no campo, bem como os grãos armazenados, podendo causar a destruição completa dos mesmos.

Arroz cru Para manter o alimento longe de vermes indesejados, ele deve ser mantido mesmo cru dentro da geladeira.

Continuar lendo Como aparece o gorgulho?