Faz mal fritar com azeite?

Perguntado por: evargas . Última atualização: 5 de abril de 2023
4.3 / 5 11 votos

É sempre bom lembrar que o consumo excessivo de alimentos fritos pode fazer mal à saúde. Mas, quando for fritar algum alimento não tenha dúvida em usar azeite. Com o embasamento em várias pesquisas científicas, diz-se: “Sim, podemos fritar com azeite de oliva”.

azeite

Segundo o estudo, o melhor óleo para fritar e cozinhar é o azeite, primeiro porque os compostos tóxicos são gerados em baixa quantidade e segundo porque os compostos que são formados são menos maléficos para o corpo humano.

Ingrediente é utilizado frequentemente como substituto mais saudável da manteiga no preparo das refeições. Você já deve ter lido em algum lugar que o azeite não é recomendado para refogar alimentos, porque as altas temperaturas em contato com o produto fazem com que ele perca suas propriedades benéficas.

Azeite Virgem
A acidez – variando de 0,8% a 1,5%, o torna ideal para tempero de pratos quentes e refogar alguns alimentos, pois também não tem alteração considerativa a altas temperaturas. Esse é um dos melhores tipos de azeite para cozinhar.

Agora que você já sabe quais são os benefícios, as variações e como escolher um azeite, confira os cinco melhores óleos de oliva para cozinhar:

  1. Azeite Extravirgem Herdade do Esporão. ...
  2. Azeite de Oliva Extravirgem Colavita. ...
  3. Azeite Carn Grande Escolha Orgânico. ...
  4. Azeite Extravirgem Deleyda Premium. ...
  5. Azeite Mondegão Extravirgem.

Deixe de lado o mito que ele não pode ir ao fogo. Apenas dê preferência ao azeite virgem para cozimentos e ao extra-virgem para alimentos que não vão serão aquecidos. As propriedades do azeite virgem se acentuam melhor com o fogo.

Usado corretamente (em média até 180ºC), o azeite de oliva pode fazer a diferença para manter uma alimentação de qualidade. De acordo com a nutricionista, “é um mito acreditar que vira 'gordura ruim', pois estudos demonstraram que o aquecimento não altera o perfil de ácidos graxos do azeite.

Azeite ou banha? A banha de porco é mais vantajosa quando há um preparo de alimentos quentes, devido a alta resistência ao calor, porém seu uso não é recomendado diariamente, devido a grande quantidade de gordura encontrada.

Isso é mito!
“O tipo extravirgem, que é o azeite com maior qualidade, aguenta até 190º sem perder suas propriedades, já o azeite tipo virgem aguenta até 210º também sem perder suas propriedades. Então, sim, você pode - e deve - utilizar o azeite para cozinhar e fritar alimentos”, explica a azeitóloga Ana Beloto.

Azeite Tipo Único Gallo 500ml: O azeite tipo único é ideal para refogar e cozinhar alimentos, pois mantém suas propriedades mesmo quanto exposto à altas temperaturas. Possui sabor extra suave, adequando-se a diversos tipos de pratos.

5 opções para substituir o óleo de cozinha

  • Óleo de coco. O óleo de coco é considerado uma dos melhores óleos. ...
  • Manteiga ghee. Utilizar manteiga ghee, também conhecida como clarificada, para cozinhar é uma decisão positiva e saudável. ...
  • Azeite de oliva. ...
  • Óleo de abacate. ...
  • Óleo de amendoim.

Não use azeite de oliva para fazer frituras
O motivo - falso - é que as moléculas de gordura desse tipo de azeite seriam queimadas a uma temperatura inferior à dos demais e, por isso, ele produziria aldeídos e outros compostos químicos que poderiam ser tóxicos e dariam um sabor ácido para os alimentos.

A banha de porco pode ser usada com muita moderação dentro de uma alimentação variada, mas ela não traz nenhum benefício à saúde — pontua o endocrinologista.

“O azeite extravirgem ajuda a evitar que os fitoquímicos sejam oxidados. Isso deixa os alimentos cozidos mais saudáveis, uma vez que preserva componentes importantes, que poderiam desaparecer”.

Azeite de Oliva
Isso acontece porque o alimento traz uma base de lipídios que sugam as toxinas, impedindo que o fígado fique sobrecarregado. Mas atenção: o consumo deve ser feito com moderação.

O azeite mais bem colocado no ranking de 2022 foi o Prosperato Premium Blend, que em sete concursos levou oito prêmios. O azeite figura no Top100, no 91º lugar, entre 522 azeites de todo o mundo. Outros três azeites das variedades koroneiki, picual e coratina estão no ranking com premiações.

Agora que você já sabe como escolher, vamos ao ranking das marcas mais recomendadas pelos consumidores e especialistas:

  1. Parus. O azeite português Parus não é muito conhecido nas casas de todo o Brasil, mas ele é um dos preferidos dos chefes de cozinha. ...
  2. O-live. ...
  3. Gallo. ...
  4. Andorinha. ...
  5. Borges.