Faz mal ficar muito tempo sentado na privada?

Perguntado por: aaraujo . Última atualização: 22 de fevereiro de 2023
4.2 / 5 20 votos

"O hábito de ficar sentado no vaso sanitário por períodos prolongados pode aumentar a pressão nos coxins hemorroidários e, com o tempo, acabar fazendo com que suas veias e artérias aumentem de tamanho, tornando-os sintomáticos, e é aí que está o problema, informa o médico coloproctologista Lucas Banterli Vinhas.

Pessoas que ficam sentadas ao menos quatro horas diariamente são mais suscetíveis a desenvolver doenças crônicas não transmissíveis, como pressão alta, doenças no coração (que podem causar infarto) e câncer. E mais: os que passam ao menos seis horas sentados estão mais propensos a desenvolver diabetes.

O ideal é sentar no vaso sanitário com os joelhos elevados, como se estivesse sentado de cócoras. Desta forma será possível o relaxamento do músculo puborretal, o que facilita a saída das fezes.

Concluiu-se que colocar um apoio abaixo dos pés facilita o trabalho do intestino, tornando o ângulo ideal de 35º. Isso se deve ao fato de com as pernas mais elevadas o cólon não fica comprimido e facilita a passagem das fezes, evitado aquela dificuldade e necessidade de fazer força durante a evacuação.

Além do perigo do aparelho ter contato direto com a água, o vapor pode oxidar as terminações internas e prejudicar o funcionamento. Tomar banho com a playlist preferida como trilha sonora ou usar o celular enquanto utiliza o vaso sanitário. Embora sejam hábitos populares, nenhum deles são indicados por especialistas.

Carregar o smartphone no quarto pode levar a obesidade e diabetes, diz estudo. Um recente relatório indica que carregar os smartphones no quarto poderá afetar a secreção de melatonina e, consequentemente, causar obesidade e/ou diabetes.

Levar o celular no momento do banho, por exemplo, pode comprometer o tempo útil do dispositivo. O vapor produzido pela água quente pode penetrar no aparelho pelas bordas e autofalantes. Há também o risco do vapor condensar e a água ficar em contato direto com os componentes do celular.

Esse hábito pode ter impactos seríssimos na sua saúde e até reduzir sua expectativa de vida. Alguns problemas tais como: dores na coluna, aumento de peso, sedentarismo, obesidade, problemas circulatórios, diabetes, artrite e tendinite fazem parte do repertório dessa má postura.

Ao sentar-se, a maior parte do ar engolido sobe pelo esôfago e sai pela boca, o que pode causar arrotos. Ao deitar, o ar engolido tende a passar para o intestino delgado, o que pode causar a liberação de gases.

Você não é o único: além do desconforto, muita gente acredita que sentar na privada do banheiro público faz mal. De fato, estudos mostram que milhares de germes podem ser encontrados nesses ambientes. Os mais frequentes são os coliformes fecais, como a Escherichia coli e a Klebsiella.

Então é melhor não se sentar no vaso sanitário de um banheiro público ou colocar papel em cima? “É melhor sempre evitar sentar no vaso”, diz a Dra. Pérez-García, “há aqueles que dentro de suas recomendações falam no uso de plásticos sobre a superfície da tampa ou em secá-la com papel seco.

De acordo com um novo estudo, ouvir música antes de dormir pode aumentar as chances de ter distúrbios do sono. O estudo, publicado na Psychological Science, demonstrou que a música não desestimula o cérebro, pelo contrário.

Para evitar dano por líquido, evite: Nadar ou tomar banho com o iPhone. Expor o iPhone a água pressurizada ou em alta velocidade, como no chuveiro ou ao praticar esportes aquáticos. Usar o iPhone em sauna, seca ou a vapor.

Benefícios da música antes de dormir
As ondas sonoras podem contribuir para uma melhor qualidade de sono. Dessa forma, ouvir música antes de dormir pode trazer benefícios, e até mesmo ajuda a dormir mais rápido.

Superaquecimento. Um dos maiores problemas de dormir com o celular embaixo do travesseiro, do cobertor ou até mesmo na mesa de cabeceira é o superaquecimento do aparelho. Os dispositivos não suportam temperaturas extremas, como calor ou frio intensos.

Ter o celular por perto acaba desregulando seu relógio natural e fazendo com que não descanse o suficiente. Acontece que a tela do celular emite uma luz azul, desregulando a geração de melatonina, responsável por te fazer dormir! Isso faz com que você demore mais para dormir e tem menos horas de sono.

O que acontece é que muitas pessoas acreditam no mito de que se o celular não completar uma carga completa, a bateria pode acabar “viciando”, o que não passa de um mito. Isso porque a bateria dos smartphones de hoje em dia é fabricada com íons lítio, e tem sua vida útil separada em ciclos.

Tanto que pode se tornar uma fonte de distração e estresse, devido à dependência. Navegar pelas redes sociais, verificar e-mails ou mandar mensagens logo ao acordar também pode causar alterações cerebrais. Uma reportagem da Forbes relaciona uma mudança das ondas cerebrais por conta do uso do celular.

Pesquisadores turcos descobriram que esse hábito de mexer no celular enquanto se está no banheiro pode levar a um aumento da pressão na região anal e do esforço, o que consequentemente aumenta o risco da doença.

Não leve o celular ao banheiro
Muita gente tem o hábito de colocar o celular para carregar na tomada do banheiro enquanto toma banho (e se arruma para sair). “É um erro. O vapor do chuveiro pode oxidar a placa e outras peças do smartphone”, alerta Mangulin.