Faz mal ficar muito tempo sentada na gravidez?

Perguntado por: ymaia . Última atualização: 28 de maio de 2023
4.7 / 5 2 votos

Por outra parte, estar sentada na frente de um monitor por mais de quatro horas, pode produzir dores nas costas, dor de cabeça e até tonturas, que se intensificam no caso das grávidas.

Segundo este estudo, as posições menos indicadas para as grávidas dormirem são sobre o lado direito ou com a barriga para cima. Isso acontece porque nessas posições aumentam-se as chances de o bebê comprimir a veia cava inferior da mãe.

O repouso absoluto é indicado quando há doenças ou condições fisiológicas que impedem a movimentação. Problemas associados à posição do feto ou a doenças crônicas exigem que a gestante fique somente sentada ou deitada. Há casos em que a mulher poderá se locomover apenas para o banho ou as necessidades fisiológicas.

– Sentar: A cadeira ou sofá deve ter sempre um encosto, para que a coluna fique totalmente apoiada.

Além de comprometer o tamanho da cabeça do bebê, que pode ficar até 3% menor que o normal, isso pode causar o nascimento prematuro e a lentidão na taxa de crescimento durante a infância.

As causas podem ser uma resposta do organismo da gestante e fatores externos como acidentes e até exercícios de alto impacto não adequados. Mas a maioria dos casos de descolamento da placenta, especialmente os relacionados ao organismo da gestante, acontecem no fim do terceiro trimestre de gravidez.

Quais doenças na gravidez podem afetar o bebê? Entre as doenças preexistentes, destacam-se o diabetes e a hipertensão arterial. Já entre aquelas que surgem na gravidez (não, necessariamente, em função dela), pode-se citar a anemia e diversas infecções.

Dormindo de barriga para cima
O estudo que apontamos no tópico anterior mostra que grávidas, quando dormem de barriga pra cima, aumentam o risco de morte do bebê.

O bebê dentro da barriga dorme muito, de 8 até 16 horas de sono por dia e durante essas longas sonecas ele tem sonhos você sabia dessa? Sim, o bebê tem sonhos com suas vivencias dentro do útero inclusive todas as sensações que recebe de sua mãe.

Geralmente, a fase da gravidez que dá mais sono é entre o primeiro e o terceiro trimestres. Durante o primeiro trimestre, o corpo da mulher passa por alterações físicas e hormonais, especialmente o aumento da progesterona, logo no início da gravidez, para que o feto se desenvolva com saúde.

Entretanto o profissional de saúde deve orientar a gestante em relação aos riscos relacionados ao: esforço físico excessivo, atividade sexual, viagens, carga horária extensa de trabalho, rotatividade de horário, exposição a agentes físicos, químicos e biológicos, estresse, hábitos alimentares inadequados.

Evitar carregar peso. Ter cuidado para pegar outros filhos no colo. Limitar as tarefas de limpeza da casa, como levantar colchão, arrastar móveis ou agachar muito.

É normal a placenta estar no baixo útero no início da gestação, onde completa seu crescimento por volta da 12ª semana e pode continuar crescendo. Porém no terceiro trimestre a placenta deve estar no topo do útero, de forma que o colo do útero esteja livre para o parto.

Sexo e gravidez são um grande tabu para o casal. Muitos deixam de ter as relações sexuais por medo de machucar o bebê, acelerar o parto, prejudicar a gestação e por aí vai. Mas, a verdade é que se a gravidez não for de risco, o sexo está liberado do primeiro ao último trimestre.

Dormir do lado esquerdo é muitas vezes referido como o cenário “ideal” durante a gravidez. Posicionar-se no lado esquerdo do seu corpo permite um fluxo sanguíneo ideal da veia cava inferior (VCI). Essa grande veia corre paralela à coluna do lado direito e leva sangue para o coração e, por sua vez, para o bebê.

Os travesseiros também podem ser um bom aliado para evitar dores nas costas. A dica é colocar um no meio das pernas ao deitar de lado, o que deixa a coluna mais reta. Também vale colocar um no meio da barriga, outro para abraçar.

Os banhos quentes de imersão, saunas a vapor e jacuzzis continuam sendo prejudiciais e devem ser evitados. A Engravida é uma clínica de reprodução humana que une o tratamento personalizado a uma infraestrutura completa, com equipamentos e técnicas modernas.

De modo geral, pode ficar tranquila mamãe, seu bebê não vai ficar doente ao pegar chuva. Mas, reforçamos a importância de cuidar bem da higiene das crianças durante essa época. Aproveite e confira 10 produtos indispensáveis para a higiene do seu bebê!