Faz mal ficar lembrando do passado?

Perguntado por: ncortes . Última atualização: 3 de abril de 2023
4.6 / 5 11 votos

Lembrar o passado é saudável e, como concluiu a pesquisa, faz um enorme bem ao nosso emocional e psicológico, pois nos conecta aos outros e a nós mesmos. O problema é quando levamos muito à risca a famosa frase “Recordar é viver” e passamos a nos referir ao passado como única fonte de felicidade possível.

QUANDO A NOSTALGIA FAZ MAL? Tardivo afirma que a nostalgia é saudável quando traz lembranças de um passado bem vivido e ajuda a entender o presente. Mas se for muito intensa, pode até paralisar a vida. "O que prejudica é uma memória que faz a pessoa ficar amarrada no passado", frisa.

Uma dica é olhar para o passado e tirar lições de tais experiências. Ao perceber situações semelhantes no presente, tente uma nova abordagem, um novo caminho. Retorno e enfrentamento: não há maneira melhor para superar um trauma do passado do que retornar ao local / situação e enfrentar o problema.

O que é Nostalgia:
Etimologicamente, a palavra nostalgia é formada pelos termos gregos nostós (que significa regresso a casa) e álgos (que significa dor).

O apego ao passado prejudica a vida presente. A pessoa apegada espera os eventos ruins que vivenciou se repetirem, por isso, vive armada e na defensiva. Ela tem necessidade de se proteger constantemente, deixando passar oportunidades para crescer e se livrar de seus medos. É difícil ter essa percepção sozinho.

Então, é normal sentir saudades da infância e não querer crescer. Seja qual for o motivo, não se pode perder tempo lamentando um passado que não existe mais e que não vai reaparecer. Isso impede que você experimente a alegria no momento presente.

A depressão remete muito ao passado, por frustrações, medos e incertezas relativas a uma fase da vida que já passou. A ansiedade tem muito a ver com o futuro, porque normalmente é uma tentativa de controle do amanhã.

“Lembrar dos eventos positivos do passado é uma maneira adaptativa de regular a emoção no presente e aumentar o otimismo em relação ao futuro”, disse o dr, Schacter.

Irritação, dificuldade para dormir, aumento de cortisol (hormônio do estresse) e um mal-estar generalizado, claro que em menor intensidade. A saudade abarca um conjunto de sensações e emoções que remetem desde o passado até as sensações do presente.

“A tristeza profunda, em associação com outros males como o tabagismo, sedentarismo, obesidade e diabetes, podem favorecer o aparecimento de doenças como o infarto e insuficiência do músculo cardíaco”, afirma Dr. Diogo.

Saudade pode provocar sintomas parecidos aos da crise de abstinência, indica estudo. Ficar longe da pessoa amada pode provocar sensações semelhantes às da abstinência de drogas.

Há casos em que as pessoas dão voltas mas acabam por voltar à mesma relação porque o sentimento é forte. Gostar de alguém implica muitas vezes perdoar, dar oportunidades e tentar novamente. Sempre que reatamos uma relação é importante compreender o que correu menos bem, para que os mesmos erros não sejam repetidos.

verbo transitivo direto, bitransitivo e pronominal Fazer voltar à memória; lembrar, reviver: recordar o passado; recordar um assunto ao chefe; recordou-se do prazo de entrega do relatório.

Relembrar, recordar: reviver momentos significativos do passado.

O passado na memória comunica quando a linha dos fatos não está na cronologia ou na idiossincrasia. Há uma différence no passado quando este está para a memória. A relação entre história, memória e passado é mantida por princípios metateóricos da teoria da memória.

A prática do desapego libera espaço no ambiente físico e emocional. Nos liberta para uma vida mais leve! Permite que a energia flua e que possamos enxergar novas possibilidades em nossas vidas. Desapegar é experimentar a liberdade de escolha, é libertar-se!!!