Faz mal ficar estalando o maxilar?

Perguntado por: tmoreira . Última atualização: 29 de janeiro de 2023
4.5 / 5 16 votos

Sentir o maxilar estalando é algo comum entre as pessoas, provavelmente, você já sentiu o seu estalar pelo menos uma vez na vida. Por mais que seja comum, não é normal, e por ser sintoma de sérios problemas deve ser observado com cuidado. Pois, esse sintoma pode estar atrelado a alguma disfunção na ATM.

Mandíbula estalando ao abrir e fechar a boca pode ser sinal de disfunção na ATM (Disfunção Temporomandibular) Ouvir a mandíbula estalando ao bocejar, mastigar ou falar é indício de que algo não vai bem.

Colocando uma mandíbula deslocada de volta ao seu lugar
Colocam os outros dedos ao redor da parte inferior do maxilar inferior. Pressionam para baixo sobre os dentes de trás e empurram o queixo para cima, até que as articulações da mandíbula retornem para sua posição normal.

Sintomas do Deslocamento

  1. Dor na mandíbula;
  2. Sensibilidade;
  3. Dificuldade em engolir e ao falar;
  4. Endurecimento e inchaço no maxilar;
  5. Dormência na face e incapacidade de fechar a boca;
  6. O paciente pode ainda ter a sensação de que os dentes não estão alinhados de forma adequada;

Mas o que causa os estalos na articulação temporomandibular? As causas dos estalos é ocasionada por uma sobrecarga na musculatura, que pode levar a esse deslocamento, provocada por uma função, compressão ou ranger dos dentes.

Toda inflamação causa desconforto. Se uma inflamação na ATM não for tratada, causará perda da qualidade de vida do indivíduo, ou seja poderá ter dor ou diminuição na capacidade de alimentar-se, de falar, de bocejar etc. Além de poder agravar o problema. Procure um cirurgião dentista especialista.

O dentista é o principal especialista indicado para avaliar e diagnosticar estalos na mandíbula ou maxilar, que muitas vezes são sinal de disfunção temporomandibular (DTM). Existem ainda dentistas especializados em DTM e dor orofacial, que podem realizar um tratamento mais individualizado.

Há quem fale de um custo variável entre R$ 13.000,00 a R$ 30.000,00, dependendo do tipo de cirurgia, dos profissionais envolvidos e do hospital realizado. Por isso, é necessário checar e escolher um profissional de confiança para o procedimento.

ATM: exercícios para ajudar a aliviar os incômodos dessa...

  1. Abrir e fechar a boca. Esse movimento pode ser um pouco complicado caso esteja com essa disfunção, entretanto, é importante fazer devagar para relaxar e alongar a mandíbula. ...
  2. Massagem. ...
  3. Movimentar as bochechas. ...
  4. Falar bem devagar.

Os principais sintomas de uma inflamação no maxilar são as dores moderadas a intensas, o edema local, vermelhidão e geralmente a perda de mobilidade da articulação temporomandibular.

Olá, o retorno a função mastigatória depende do procedimento cirúrgico que foi realizado no seu maxilar e da sua evolução, geralmente nos caso onde há necessidade de consolidação óssea pode levar em media 5 semanas para retorno da função de mastigação.

O travamento da mandíbula com a boca fechada ou apenas uma abertura reduzida é uma situação relativamente comum, algumas vezes provocando muita dor quando a pessoa tenta abrir de maneira forçada, mas em muitos casos pode não provocar dor.

O bruxismo de vigília é definido como o hábito de apertar os dentes durante o dia. Esses movimentos podem surgir em situações de tensão, estresse, ou até mesmo de concentração. Trazendo assim, prejuízos à dentição, além da dor de cabeça constante por conta dessa pressão em cima dos músculos faciais.

Quando uma pessoa sofre osteomielite na mandíbula, a articulação temporomandibular (ATM) é impactada causando dor na mandíbula, febre e inchaço facial. Felizmente esse quadro geralmente é passível de tratamento, com séries de antibióticos ou procedimento cirúrgico para remover as áreas de ossos afetadas pela infecção.

Ou seja, dormir bem, realmente descansar; - Se necessário, ajustar a alimentação com alimentos menos duros, bem cortados, evitando abrir a boca em excesso.

Estalo na mandíbula, zumbido no ouvido e dor de cabeça são sintomas de doença que afeta mais mulheres. Dores de cabeça, zumbidos no ouvido e mandíbula estalando: esses sintomas, muitas vezes confundidos com outras doenças, podem ser um sinal da disfunção temporomandibular, conhecida também como DTM.