Faz mal ficar com a glande exposta?

Perguntado por: oviana . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.5 / 5 9 votos

A natureza nos fez com a glande recoberta pelo prepúcio, porém não há problema em mantê-la exposta, o que facilita a higiene local, algo muito importante. Não há como mantê-la permanentemente exposta sem cirurgia (postectomia).

O que é o prepúcio
É a pele retrátil que encobre a cabeça do pênis (glande). Sua função é produzir a lubrificação natural do pênis e proteger a glande, que é extremamente sensível. Durante a ereção, o prepúcio se retrai e expõe a cabeça. Quando o pênis fica flácido, volta a ficar encoberto pelo prepúcio.

Normalmente, sem fimose, expor a glande é muito simples: basta retrair o prepúcio, ou seja, puxar a pele do pênis.

Enxugar o pênis após urinar é recomendação para evitar o aparecimento de doenças, que podem causar desde leves inflamações até câncer. Ensinadas desde cedo a limpar a região íntima, as meninas crescem sabendo quais cuidados ter ao terminar de urinar, após uma relação sexual e também ao tomar banho.

Após o nascimento e com o passar do tempo, o prepúcio começa lentamente a separar-se da glande. Por volta dos dez anos o prepúcio está totalmente separado.

Durante os momentos de banho, realizar exercícios apropriados na região do prepúcio da criança pode assegurar um tratamento eficaz para 'tirar' a fimose, garantindo que essa condição fisiológica possa desaparecer naturalmente ainda durante os primeiros anos de vida, com o passar do tempo.

Se o desconforto na glande for grande, procure um urologista para avaliar a região. Muitas vezes a cirurgia de fimose (retirada de parte de prepúcio que encobre a glande) pode ser feita para promover um “espessamento” da glande e deixá-la mais resistente ao toque.

A glande pode ter alterações de tonalidade por motivos definidos: "A coloração deve ser rosada como a mucosa da boca ou cor da pele em indivíduos operados por fimose. A cor da pele nesses casos varia com a cor da pele do indivíduo", explica o especialista.

Os pais devem ou não retrair o prepúcio e até onde? Durante ou logo após o banho, quando a pele está mais humedecida e flexível, os pais devem fazer uma retração leve do prepúcio (puxar a pelezinha). Devem fazê-lo até onde conseguirem sem nunca forçar!

Pode romper durante a relação sexual ou masturbação, causando um sangramento significativo porque dentro dessa pele passam alguns pequenos vasos sanguíneos (artérias e veias). Também pode causar dor na relação ou na ereção, principalmente quando é curto e fica esticado demais.

O freio do pênis curto ocorre quando a pele que liga o prepúcio à glande é mais curta que o normal, o que gera muita tensão durante uma ereção. Quando não tem o tamanho adequado, pode causar curvatura excessiva, que se acentua durante a relação sexual, principalmente durante a penetração.

Hipersensibilidade na região da glande pode ser um dos motivos para que o homem apresente quadros de ejaculação precoce. Isso porque, o contato, mesmo que mínimo, com algum estímulo nesta região pode ocasionar disparos de prazer no homem.

Glande: É a parte arredondada e mais sensível do pênis. Ela é coberta por uma camada de pele chamada de prepúcio (que pode ser removida por circuncisão). A glande é rica em terminações nervosas e é altamente sensível ao toque, o que pode proporcionar prazer sexual durante a atividade sexual.

Fimose na fase adulta
Nesses casos, não existe a possibilidade da fimose se curar sozinha, então só é possível tratar através de intervenção cirúrgica.

Esse quadro médico é considerado grave e deve ter atendimento imediato, pois o atraso no tratamento pode levar a quadros severos de infecção, morte progressiva dos tecidos e danos irreversíveis ao órgão.

O exercício deve ser realizado da seguinte forma: segurar o pênis com uma mão, aplicar a pomada com a outra e puxar a pele para trás lentamente, mantendo certa pressão durante um minuto.

Não. Se tal situação está lhe incomodando, convém encorajar-se para realizar uma Plástica Do Freio.

No grau 1, a retração é completa; No grau 2, a pele tem estreitamento na parte atrás da glande; já no grau 3, a exposição é gradual; no grau 4 a retração é muito reduzida, sem a possibilidade de expor a glande. No grau 5, considerada a forma mais grave, não é possível fazer a retração prepucial.

Existe sim, e é o que chamamos de fimose secundária. A fimose secundária pode surgir tanto na adolescência quanto na vida adulta e, além do câncer de pênis, quando não tratada pode causar problemas também no desempenho sexual.

“A cirurgia de fimose costuma ser realizada em crianças acima dos 5 / 6 anos de idade, que já estão crescidinhas, já aplicaram pomada e, , continuam com a fimose. As cirurgias em crianças mais novas, e até mesmo em bebês, são raras.