Faz mal fazer jejum de 24 horas todos os dias?

Perguntado por: ialmeida . Última atualização: 18 de maio de 2023
4 / 5 12 votos

"O jejum intermitente não faz mal, pode ser de 12 até 36 horas. Tem gente que se adapta muito bem. Porém muitos não se adequam, e podem ter tontura, mal-estar, muitos fazem hipoglicemias. O paciente com histórico de crises convulsivas, por exemplo, se ficar muito tempo sem comer, pode ter novas crises.

Jejum de 24h: é feito com um dia inteiro de jejum, e pode ser feito 2 ou 3 vezes por semana.

A bibliografia científica sugere que o jejum intermitente está associado a uma perda de peso substancial em curtos períodos de tempo, em torno de 8 a 12 semanas, com redução de 0.1 a 0.6 kg por semana (ou 3 a 8% de perda de peso desde o início).

Regula a produção de hormônios
Diminuição do risco de doenças cardiovasculares; Mais regulação do açúcar no sangue; Aumento da produção do hormônio responsável por proteger os músculos; Aumento no equilíbrio metabólico.

Depois do jejum, é importante priorizar alimentos ricos em fibra como frutas e vegetais frescos, cereais integrais, e de proteínas magras, como peixe branco e frango, que promovem o controle da fome e mantêm a massa muscular.

Ou seja, é possível fazer jejum intermitente todos os dias. Contudo, é preciso levar em conta alguns poréns primeiro. Embora o corpo humano aguente ficar dias sem comida, não há motivo para fazermos esse tipo de restrição radical.

Por isso, quando o objetivo é emagrecer, ao menos 12 horas a 13 horas de jejum são necessárias para estimular a queima de gorduras.

Por isso, a maioria dos especialistas não recomendam o jejum diário, pois isso pode trazer dificuldades desnecessárias para a pessoa, além de aumentar o risco de deficiências nutricionais.

Lista do que pode comer no jejum intermitente

  • proteínas em geral: carne bovina, peixes, aves e ovos;
  • fontes de gordura boa: azeites, óleo de coco, manteiga ghee e banha;
  • oleaginosas: como castanhas, amêndoas ou nozes;
  • legumes e verduras variados e à vontade;
  • frutas.

Além disso, a maioria das pessoas faz apenas uma vez por semana o jejum de 24 horas, embora algumas, com maior experiência no jejum, podem fazê-lo em dois dias da semana (separados).

Para que ele auxilie na queima de gordura, o paciente deverá ficar em jejum durante grandes intervalos de tempo, como 12, 16 ou mais horas por dia. “Depois desse período de tempo sem ingerir alimentos, o organismo fica sem oferta de fonte de energia e será forçado a queimar a gordura acumulada para gerar energia.

Se você realmente quer virar uma máquina de queimar gordura corporal, o jejum intermitente é a estratégia perfeita. Pesquisas comprovam quem o jejum intermitente - ciclo com período de ingestão e restrição de calorias - possui inúmeros benefícios para o seu corpo e cérebro.

Segundo ela, sem os devidos cuidados, o jejum pode causar desnutrição, bem como desidratação, hipoglicemia, fraqueza muscular e dificuldades de concentração. Além disso, pode "aumentar a tendência a transtornos alimentares como compulsão alimentar periódica, bulimia e anorexia".

Em alguns casos, o jejum pode levar a uma perda de peso mais rápida se os participantes cortarem até 500 calorias por dia. Isso significa que a perda de peso relatada pode estar ligada à restrição calórica em vez do jejum intermitente", afirma.

Beba pelo menos 2 L de água no dia antes do jejum.
Em vez disso, o consumo de água deve ser aumentado 72 horas antes. Sucos, chás, leite, Gatorade e outras bebidas hidrantes também são úteis na preparação para o jejum. Se possível, coma também alimentos ricos em água, como frutas e legumes.