Faz mal Estralar o cotovelo?

Perguntado por: aevangelista . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.4 / 5 2 votos

Em termos de articulação, os estalos, por mais altos ou frequentes que sejam, não tendem a ser ou desenvolver sinal de danos graves. Sabemos, no entanto, que todo excesso, por mais que não seja doloroso, pode eventualmente causar algum dano ao tecido mole da articulação devido à repetição do movimento pela articulação.

Se estalar pode trazer malefícios. Esse hábito estressa os tendões, cartilagens e ligamentos, além de aumentar a produção de líquidos internos, que são prejudiciais ao movimento articular. Na coluna, por exemplo, esse simples hábito pode predispor ao aparecimento de hérnias e protrusões discais.

Em geral, os estalos não fazem mal, a não ser que provoquem dor. “A atitude de estalar acompanhada de dor pode significar que há alguma coisa errada.

1 – Rosca direta: de pé, com a coluna reta, inicie o movimento segurando os pesos em suas mãos ao lado do corpo (palmas voltadas para frente), com os braços apontandos para baixo. Mantendo a linha do corpo no lugar, eleve lentamente os pesos à sua frente, flexionando os cotovelos, até a altura do peito.

De forma geral, quem eventualmente sofre com dor no cotovelo, pode apresentar algum tipo de tendinite, bursite ou artrite. Até mesmo uma fratura do braço ou compressão de nervo podem resultar em desconforto na região do cotovelo.

O papel da sobrecarga ou do microtrauma repetitivo como fator de risco para osteoartrite pós-traumática do cotovelo também não é tão óbvio, mas muito frequente. Vemos isso em atletas praticantes de esportes como golfe e tênis, e trabalhadores braçais de equipamentos vibratórios.

É normal que existam pigmentos mais escuros em torno das zonas do cotovelo. São causados por um acumulado de células mortas da pele, que podem fazer a área parecer irregular ou mesmo escamosa. Esfolie regularmente essa zona para remover as células mortas da pele, para uma pele brilhante e com aspeto mais jovem.

No momento em que a pressão passa, a musculatura em volta da articulação relaxa, e isso confere a sensação de alívio na região. Por conta disso, várias pessoas acreditam que o estalo é uma forma de tratamento para dores na coluna.

Estalar com freqüência a articulação aumenta a produção de líquidos internos, que pode levar ao engrossamento, lesão, dor e diminuição do movimento articular. O estresse contínuo nos músculos e articulações pode acelerar as manifestações degenerativas normais e naturais que ocorrem nessa região.

As duas palavras existem na língua portuguesa. Estalar e estralar são verbos sinônimos e ambos estão corretos. O verbo estalar é o mais utilizado pelos falantes. Podemos utilizar os verbos estalar ou estralar sempre que quisermos referir o ato de dar estalo, rachar com ruído e acontecer subitamente.

Estalar o pescoço pode ser prejudicial se não for executado corretamente, assim como se feito com frequência. Além disso, se for feito com muita força pode acabar lesionando os nervos do local, o que pode ser extremamente doloroso e dificultar ou impossibilitar o movimento da região ou quase que do corpo todo.

Em resumo, estralar as próprias costas não causará nenhum problema de saúde se você fizer isso com segurança. Evite apenas estralar essa articulação com recorrência. Caso esteja tendo sintomas mais graves e de longa duração, marque uma consulta com um especialista em coluna.

Mas, os estalos que ocorrem de maneira sutil e com uma frequência normal não são sinais de alerta. Vale ainda destacar que é preciso observar com mais atenção quem já tem idade mais avançada. Isso porque, o passar do tempo também tem impacto em nosso corpo e as articulações se desgastam.

Tratamento

  1. Descansar. Descanso permite que a articulação do cotovelo cicatrize. ...
  2. Gelo. Aplicar uma compressa de gelo na articulação imediatamente após a lesão do cotovelo alivia a dor e o inchaço. ...
  3. Compressão. ...
  4. Elevação. ...
  5. Medicamentos para alívio da dor. ...
  6. Cinta de cotovelo. ...
  7. Cirurgia. ...
  8. Leia Mais.

Exemplos de exercícios de amplitude de movimento de cotovelo incluem flexão e extensão do cotovelo, pronação e supinação, flexão e extensão assistida ativa, deslizamento na parede, e alongamento com toalha.

Uma lesão no cotovelo pode causar sintomas como dor, fraqueza, dormência, formigamento e limitação da amplitude de movimento.