Faz mal estalar o pulso?

Perguntado por: dreis . Última atualização: 3 de fevereiro de 2023
4.2 / 5 5 votos

O hábito de estalar os pulsos não faz mal e nem causa problemas nas articulações, como artrite — desde que haja moderação. Por outro lado, marque uma consulta com o ortopedista se você sentir dores ou apresentar uma vermelhidão e um inchaço descomunais.

Se estalar pode trazer malefícios. Esse hábito estressa os tendões, cartilagens e ligamentos, além de aumentar a produção de líquidos internos, que são prejudiciais ao movimento articular. Na coluna, por exemplo, esse simples hábito pode predispor ao aparecimento de hérnias e protrusões discais.

O ato de estalar não faz mal, quando ocorre ocasionalmente ou espontaneamente, mas quando repetido com freqüência e com força na articulação estressam consideravelmente os tendões, cápsulas, cartilagens e ligamentos.

Portanto estalar desde que não tenha dor não é prejudicial, mas se isso for de alguma forma um vício ou válvula de escape para alguma tensão ou preocupação, devemos nos atentar sim a outras causa e procurar um especialista assim como se a sua articulação doer e inchar juntamente com os barulhos.

Faça um dedo de cada vez.
Feche a mão em um punho e concentre-se em apenas um dedo. Você deve ouvir um "pop" alto quando se dedicar a um dedo só. Com o polegar da mão oposta a do dedo que você vai estalar, segure a mão que você está estalando com a outra.

Estalar o pescoço pode ser prejudicial se não for executado corretamente ou se ocorrer com muita frequência. Além disso, se for feito com muita força pode lesar os nervos no local, o que pode ser extremamente doloroso e dificultar ou impossibilitar o movimento do pescoço.

Tem como estalar a orelha? Como a orelha é uma cartilagem e não um osso na verdade não é possível estalar a orelha assim como se estala os dedos por exemplo.

O cotovelo estalar também é normal, porém, fique atento se essa situação se repete muitas vezes e vem acompanhada de edema ou dor. Em termos de articulação, os estalos, por mais altos ou frequentes que sejam, não tendem a ser ou desenvolver sinal de danos graves.

Estalar os dedos eventualmente não faz mal, nem prejudica a articulação, no entanto, se o fizer voluntariamente de forma repetitiva, pode causar problemas como perda da flexibilidade e diminuição da força nos dedos por lesão da estrutura que recobre articulação.

Esse movimento não traumatiza a articulação, logo, não engrossa os dedos, nem causa danos aos ligamentos, cartilagens e tendões.

De maneira geral não há problema em estalar as costas, mas ainda existem alguns mitos que cercam a ideia de que o ato pode ser prejudicial à coluna. Um deles é que estalar as articulações pode ocasionar artrite, mas isso não é comprovado cientificamente.

O estiramento do pescoço pode produzir a dissecção das artérias, causando problemas no fluxo de sangue cerebral e, consequentemente, o derrame.

Muitas pessoas estalam as articulações propositalmente. Se os estalos não são acompanhados de outros sintomas, como dor, inchaço ou travamento, provavelmente isso não será prejudicial. Não existe nenhuma evidência que estalar cause desgaste. Mesmo assim, não recomendamos estalar as articulações voluntariamente.

Esse movimento geralmente não traumatiza a articulação e, portanto, não 'engrossa' os dedos nem causa nenhum dano aos ligamentos, cartilagens e tendões.” No entanto, se o ato de estalar os dedos for feito de modo compulsivo, há risco de causar frouxidão ligamentar e até uma doença articular degenerativa.

“Pulso aberto” é uma expressão bastante popular usada para definir uma série de lesões ou tendinite. Em geral, a dor aparece quando pegamos um objetivo pesado ou realizamos um grande esforço e/ou trauma com a mão. A dor costuma diminuir consideravelmente ou até desaparecer após um período de descanso.

Normalmente as dores no punho podem não ser graves e as entorces e distensões podem reagir bem a gelo, repouso e medicamentos. Estes ajudam a reduzir a inflamação e aliviam a dor.

1 Método 1 de 4: Estalando a sua própria coluna

  1. Para começar, coloque as mãos nas costas, uma sobre a outra, no centro da coluna.
  2. Pressione as mãos contra a coluna e incline-se para trás.
  3. Continue até ouvir um leve estalo. Nunca incline-se além do ponto de conforto: ao sentir qualquer dor, pare.

A dor no pulso (ou punho) pode surgir devido a uma inflamação dos tendões ou da bursa na região do pulso, como no caso da tendinite ou bursite, mas também pode surgir devido a compressão dos nervos local, ou até mesmo devido a outras condições de saúde, como reumatóide ou gota, por exemplo.

A dor no punho pode ser decorrente de algumas situações, entre elas: lesão traumática, decorrente de queda; estresse repetitivo, pois aqueles que realizam atividades repetitivas podem sofrer fraturas de estresse ou inflamações; síndrome do túnel cárpico; cisto sinovial (tumor benigno conectado na articulação sinovial ...

A dor no pulso acontece principalmente devido a movimentos repetitivos, o que leva à inflamação dos tendões da região ou compressão dos nervos local e resulta na dor, como é o caso da tendinite, da síndrome de Quervain e da síndrome do túnel do carpo, por exemplo, sendo tratada apenas com repouso e uso de anti- ...