Faz mal esquentar plástico no microondas?

Perguntado por: lfogaca8 . Última atualização: 27 de abril de 2023
4.5 / 5 17 votos

Quando aquecemos o alimento em um recipiente plástico, dependendo da qualidade dessa embalagem, é possível que pequenas partículas de Bisfenol-A sejam liberadas para o alimento ou água e, dessa forma, sejam ingeridas. Por precaução, o melhor é utilizar, sempre que possível, recipientes de vidro”, destaca Bruna.

Calor em recipientes de plástico
Muitas vezes colocamos alimentos no micro-ondas em recipientes e embalagens de plástico, mas alguns cientistas alertam para o risco de ingerir ftalatos. Quando expostos ao calor, esses aditivos plásticos podem quebrar e penetrar nos alimentos.

Os pratos e porcelanas também podem ir no aparelho, desde que não tenham detalhes metálicos. Outra opção são os potes feitos com plástico polipropileno, que é o material mais comum utilizado em marmitas de plástico.

O aquecimento de recipientes plásticos contendo alimentos pode liberar substâncias nocivas com potencial de causar câncer, como a dioxina, o bisfenol A (BPA) e os ftalatos.

Qualquer produto feito de plástico duro e transparente provavelmente é feito do policarbonato, a menos que o fabricante declare especificamente que o produto é livre de BPA.

O PET é um termoplástico, isso quer dizer que ele suporta ser aquecido, derretido e ainda assim mantém suas características.

4 materiais que não podem ir ao micro-ondas (e você pode estar usando!)

  • Alguns tipos de plástico. Alguns tipos de plástico, quando aquecidos, liberam substâncias como, a dioxina, o bisfenol A (BPA) e os ftalatos. ...
  • Papel-filme. ...
  • Isopor. ...
  • Alumínio.

garrafa térmica, papel alumínio, papel e papelão comuns, metais, isopor, panelas, saco de padaria e talheres nunca podem ser aquecidos no micro-ondas, viu?

Especialistas e fabricantes garantem que os micro-ondas são seguros e não afetam a qualidade dos alimentos; é preciso ter atenção com utensílios e recipientes. Que o forno micro-ondas é super prático na cozinha, não há como negar. Mas tem muita gente que prefere não consumir alimentos preparados e aquecidos no aparelho ...

Felizmente para quem precisa de praticidade no dia a dia, essa informação não passa de um mito. De acordo com a própria OMS (Organização Mundial da Saúde), se o aparelho for utilizado de acordo com as instruções do fabricante, não há qualquer perigo ou malefício ao utilizá-lo para esquentar sua comida .

policarbonatos

A substância conhecida popularmente por bisfenol A (BPA) é utilizada principalmente na fabricação de plásticos policarbonatos e vernizes epóxi.

Em BANHO-MARIA (no fogão)
Coloque água numa panela até a metade da marmita. Com a marmita tampada, leve ao fogo por cerca de 15 minutos. Dependendo da intensidade da chama e do tamanho da panela, pode levar mais ou menos tempo. Aqui vale fazer alguns testes para chegar ao tempo ideal.

Nada parece mais inofensivo que uma sacola de papel. Porem quando levadas ao microondas, elas liberam uma grande quantidade de toxina. Além disso, sob muito calor, podem pegar fogo. Qualquer metal irá desintegrar o seu microondas.

BPA, ftalatos e dioxinas são algumas das principais substâncias presentes em produtos plásticos com potencial cancerígeno (Foto: Bigstock) | Foto: 0.