Faz mal escovar os dentes com bicarbonato?

Perguntado por: acavalcanti . Última atualização: 22 de fevereiro de 2023
4.9 / 5 7 votos

O problema acontece quando uma pessoa passa a escovar os dentes, frequentemente, com o produto. Por ser abrasivo, ele desgasta o esmalte dentário, provoca sensibilidade e aumenta a suscetibilidade a infecções da região bucal.

Os benefícios do uso do bicarbonato de sódio na saúde bucal
Então, quando entra em contato com o dente, ele é capaz de reduzir a alcalinidade e de diminuir a acidez. Com isso, ele limpa resíduos indesejados dos dentes, ajudando o hálito e também alguns tratamentos, como o de tártaro.

O bicarbonato de sódio não serve para clarear os dentes, como é conhecido popularmente. Na verdade, trata-se de um produto abrasivo, responsável por desgastar uma região por meio da raspagem. Ou seja, a função é similar a um esfoliante, que muitas pessoas usam na pele.

O bicarbonato de sódio é extremamente abrasivo e, se for usado sem controle de proporção e tempo, pode facilmente causar danos ao esmalte dentário. Por isso, ele não é recomendado durante a sua higiene bucal diária e seu uso deve ser sempre acompanhado por um dentista.

Quais os tipos de tratamento mais indicados?

  1. Clareamento. É uma das técnicas mais utilizadas e que gera resultados efetivos e duradouros. ...
  2. Lente de contato dental. ...
  3. Lâminas de porcelana. ...
  4. Uso de resinas. ...
  5. Abrasão superficial (peeling dental)

O campeão de indicações na internet para clarear os dentes é o bicarbonato de sódio. São diferentes combinações: bicarbonato com limão, bicarbonato com água oxigenada, bicarbonato com gengibre e por aí vai… O bicarbonato realmente deixa o dente com aspecto mais claro.

O tecido em sua boca - incluindo sua gengiva - é delicado e pode ser propenso a abrasões. O sal pode ser capaz de remover algumas partículas de alimentos nos dentes, mas também pode causar cortes doloridos na gengiva e nos tecidos moles no interior da boca, além de poder causar danos nas superfícies dos dentes.

Meio copo de água e uma pitadinha de bicarbonato, faça um bochecho e pronto! A mistura neutralizará a acidez da boca, reduzindo assim o surgimento das aftas e das cáries.

Usar uma pasta misturada com creme dental e bicarbonato e mais o limão pode trazer um risco com um desgaste acentuado do esmalte ou da dentina", diz.

"É só colocar uma pequena quantidade de bicarbonato de sódio na escova de dentes molhada e aplicar por alguns segundos na língua. Reduz até o mau hálito", diz. No mercado, ainda podem ser encontrados produtos que contêm cloreto de zinco. São sprays que dão frescor imediato à língua e reduzem o mau hálito.

Há quem diga saber como remover tártaro dos dentes em 3 minutos. Isso até é plausível, mas somente se o procedimento for feito por um dentista. Não há como remover o tártaro do dente em casa. É possível, sim, prevenir o surgimento do tártaro por meio de uma higiene bucal adequada.

Hábitos alimentares
Alimentos e bebidas com corantes, como os industrializados, favorecem o amarelamento. Quanto maior a ingestão, mais amarelos ficam os dentes. Por isso, alimentos como o café, chá mate, refrigerante, vinho, suco de laranja e açaí devem ser consumidos com moderação.

A maneira mais simples e eficaz de manter os dentes brancos é praticar uma boa higiene bucal. No mínimo, isso significa escovar os dentes pelo menos três vezes ao dia e sempre após a ingestão de alimentos ou bebidas açucaradas.

A água oxigenada, também conhecida como peróxido de hidrogênio, é um branqueador natural que pode ajudar a recuperar o tom branco dos seus dentes. Ela pode ser usada como enxague bocal para aproveitar 100% dos seus benefícios. Enxague a boca durante 30 segundos e continue com o escovado normal.